sábado, 22 de dezembro de 2012

Os Adventos


   Estive pensando muito numa música nessa semana, Anunciação (http://youtu.be/Ud8w9PFTl9c) de Alceu Valença. Sempre ouvi, desde que nasci, mas certamente somente me ative a letra no domingo passado, quando ouvi num programa de televisão.

    Além do que, nessa semana escatológica anunciou-se mais um final do mundo que não chegou a essa era. Se ver bem, que as profecias mayas anunciavam tão somente uma mudança de calendário, como se fosse o fim do calendário de um ano, para início de outro. E além dessa mudança de calendário, mudariam algumas situações no nosso planeta e também na humanidade como um todo.

    Não quero dizer que os Mayas estivessem corretos, mas se pensarmos bem, a cada ano que se passa, vemos os dias mudando, os seres humanos mudando e tudo o que está ao nosso redor cada vez fica diferente.

    Oportuno falar dessas coisas em tempo de natal, conhecido também como "advento". Interessante pensar no natal como uma anunciação duma bela história, ou melhor, a melhor e mais bela história.

    Muitos falam que o natal é uma data herdada dos pagãos, pois trata-se da mesma data festejada para um deus sol e essa data era chamada de natalis invicti ( natividade do sol invencível). Bom, mas o que penso a respeito? Penso que não sabemos  ao certo em que dia do ano que nasceu nosso Senhor. Também não há importância, pois o que realmente importa é que sigamos a Ele em tudo, quanto a data, todos os dias Ele deve nascer novamente em nossos corações. Nesse caso, todo o dia é natal.

    Tá, mas o que tem a ver “Anunciação” com o fim do mundo e o natal?

    Pois é, o que liga uma coisa com a outra é o fato de que Jesus nasceu, mas Ele virá novamente. “Anunciação” também é o termo conhecido no catolicismo como a visita de Gabriel a Maria, para avisar que ela seria mãe de Jesus. Alceu Valença já disse que sua intenção era demonstrar seu desejo pela volta da democracia no Brasil, já que essa música foi composta em 1983 e nessa época (1983-1984) estava acontecendo o movimento conhecido como “Diretas já”.

    Alceu realmente não tinha o desejo de compor uma música escatológica, porém ouvindo essa semana comecei a imaginar, pois tenho todo o direito de me apropriar da percepção (não  interpretação) que eu mesmo tive enquanto me ative a essa canção  (veja no negrito ao lado, os meus pensamentos):


Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro (Sl 42.1)
Tu vens chegando
Prá brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento (Apocalipse 1.14 e 19.11-13)
E o sol quarando
Nossas roupas no varal (Apocalipse 3.8; 7.9, 13 e 14)
Tu vens, tu vens (Apocalipse 2.17)
Eu já escuto os teus sinais (Mateus 16. 3 e 24.24)
Tu vens, tu vens (Apocalipse 1.7)
Eu já escuto os teus sinais
A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido ( 1 Tessalonicenses 4.16 e Apocalipse 22. 8-10)
Eu não duvido (Apocalipse 22.20)
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais ( 1Corintios 11.26, Romanos 10.15)

Textos Bíblicos:
Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 
Salmos 42:1
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; 
Apocalipse 1:14
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. 

Apocalipse 19:11-13
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 
Apocalipse 3:8
Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. 
Apocalipse 7:9
Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? "
Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
Apocalipse 7:13-14
e de manhã: ‘Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado’. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos! 
Mateus 16:3
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. 
Mateus 24:24
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. 
Apocalipse 2:17

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. 
Apocalipse 1:7
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 
1 Tessalonicenses 4:16
Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo.
Mas ele me disse: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como os que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus! "
Então me disse: "Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo. 
Apocalipse 22:8-10

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus! 
Apocalipse 22:20

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 
1 Coríntios 11:26

E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! " 
Romanos 10:15




segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resolvi fazer um Blog de reflexões. Vamos ver se tomo gosto pela coisa.

Aliás, de escrever, falar, tagarelar eu até que gosto, agora, vamos ver se gosto de escrituras cibernéticas.

Meu desejo em fazer esse blog é o de contribuir para o crescimento e conhecimento das pessoas, tanto com questões espirituais, como algumas questões do dia a dia. Todos somos capazes de desenvolver raciocínio, todos somos capazes de desenvolver debates importantes, nesse caso, vamos lá, debatamos, conversemos e mais do que tudo, cresçamos!!!

Sejam todos bem vindos!