domingo, 29 de março de 2015

JUNTOS SOMOS MELHORES dia 40 fim da campanha, início da prática

JUNTOS SOMOS MELHORES

Nossa Adoração Contínua, a ENTREGA TOTAL



João 4:23

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."

INTRODUÇÃO

Existe algo que tem me chamado atenção e me afligido nos últimos meses, então parei para refletir.
As duas perguntas que mais me incomodam desde a última semana de 2014 é: Qual a minha motivação? E Quanto é o meu tudo?
Ambas as perguntas se referem à intenção que me leva a servir a Deus, a me entregar completamente a Deus.
Partindo desse “incômodo” divinal, fui levado a pregar em 28/12/2014 a mensagem intitulada “Quanto Vale o tudo?” MARCOS  12:41-44:

“41Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali. Muitos ricos davam muito dinheiro. 42Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor. 43Aí Jesus chamou os discípulos e disse:— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. 44Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.”

Uma música que aprendi em minha infância, nas primeiras aulas de Escola Bíblica Dominical e cultos infantis era mais ou menos assim:
Toc Toc Toc, Alguém que bate à porta
Toc Toc Toc, Alguém querendo entrar
É o mal, querendo um espacinho
Não, Não, Não!

Toc Toc Toc, Alguém que bate à porta
Toc Toc Toc, Alguém querendo entrar
É o Jesus, querendo a casa toda
Sim, Sim, Sim!

Neste dia não quero repetir a mensagem de dezembro de 2014, mas trazer à nossa realidade a meditação a respeito de nossa intenção em nos reunirmos em culto.
Vamos pensar em nossa adoração conjunta?

MINHA ADORAÇÃO PESSOAL
Certamente você já viu os pastores televisivos falando a respeito de dar o seu tudo, mas eles se esquecem que o tudo não é aparente. No texto bíblico acima vemos o caso da sondagem dos corações por Jesus, e o que fica muito evidente é que Cristo olha a intenção, e reprova aqueles que deram muito, mas enaltece aquela que dá o tudo.
Quanto, ou o que de nós temos entregue ao Senhor?
Embora Deus nos queira em toda nossa essência, Ele não deseja nossos pertences, nossas colocações e status apenas, Ele nos deseja sim, mas como um todo.
Ao olhar as pessoas, Jesus faz uma construção interessante, Ele repara nos corações e intenções das pessoas. Algumas pessoas até davam boas quantias em dinheiro, porém não era o suficiente, pois era o que sobrava, algo que não faria falta, algo que muito provavelmente não teria mais valor ou até mesmo que seria dispensável. Meu foco aqui, deve ser o sentimento que nós temos ao dedicarmos algo ao Senhor. Algumas pessoas se entregam por inteiro a religiões, outros a devoção cega ao que outras pessoas dizem: “mas existem pessoas que se entregam a Deus de verdade”.
Deus não quer somente um pedaço nosso, Ele não se sujeita a nos dividir com alguém. Precisamos aprender com a Palavra através de textos com o de Mateus 19.16-29. O moço rico da passagem diz obedecer todos os preceitos da Lei de Moisés, mas ao Jesus lhe perguntar onde estava o seu Tesouro, aí o homem se revelou alguém que somente seguia tradições, mas seu coração estava em outro lugar.
Quantas pessoas em nosso meio se dizem cristãs, mas ao primeiro sinal de dificuldade pulam fora do barco? Quantas pessoas entre nós dão mais valor ao mundo e suas ilusões do que ao próprio Deus? Quantos dão desculpas do tipo: “O que quero é somente evangelizar...” Mas na verdade o desejo é se contaminar e ao final não falam nada do amor de Deus às outras pessoas, ou pior, não ganham ninguém para Cristo, mas vivem de falácias.
O que Cristo requer de nós é que deixemos para traz tudo o que nos deixa na nossa zona de conforto, tudo o que nos traz a simpatia do povo, tudo o que nos traz a paz desse mundo.
Há pessoas que se dedicam tanto ao seu trabalho, mas ao chamarmos para trabalhar no Reino de Deus dizem: Não posso, estou tão cansado. Outros dizem: Já estou fazendo tanto na Igreja... Mas se olharmos para trás, na verdade não foi feito nada, somente vaidade e tempo gasto. Pessoas assim, na verdade estão dando uma grande quantia em oferta (entregam na presença dos outros, mas não dão a Deus).
Muitas pessoas dão o tempo que sobra. Já ouvi pessoas dizendo que vão se dedicar somente após a aposentadoria, somente após os filhos se formarem, somente após conquistarem a casa própria.
Quero lhe dizer que se pensa como algumas dessas pessoas, você está entregando somente uma parte, e o mais triste que Deus não vai aceitar, pois Ele somente aceita o seu tudo, assim como foi com Caim, Deus rejeitará não apenas sua oferta, mas você (Gn 4: 3-7). .
Não precisamos deixar o nosso trabalho para servir a Deus, mas devemos dosar a quantidade que estamos entregando ao trabalho e se não está sendo em detrimento de nossa família e do Reino de Deus. Há outros que pensam que há a divisão entre o santo e secular, ou seja, enquanto estou na igreja eu sou crente, mas no trabalho sou somente trabalhador. Daí, enquanto está no trabalho mente, rouba, fala palavrões e faz tudo  que não faria na igreja, como se o fato de estar na igreja ou na presença de outros crentes o faça mais santo.
Na verdade não estou dizendo que devemos largar tudo, mas viver como servos de Deus em todos os lugares. Nem estou falando para se transformar num radical religioso que somente fala de assuntos de igreja em todo o lugar, mas isso não impede que vivamos como Jesus em todos os lugares, isso é ofertar a vida toda.
O desafio é viver no trabalho, escola e qualquer outro lugar como na igreja de Cristo, assim como saber doar o tempo que se investe no trabalho, com a família e até na Igreja.

 NOSSA ADORAÇÃO CONJUNTA
Ao longo dos últimos 40 dias temos pregado, mandado mensagens em todos os meios de comunicação, estudado em nossa Escola Bíblica e enfatizado através de campanha um estilo de vida a ser vivido, a Igreja.
Caso não tenha percebido, a visão que recebemos de Deus contempla a vida de Igreja como ela deveria ser vivida, seja em nossa comunidade, no nosso culto, na nossa vivência e no dia a dia em geral. A realidade vivida pela Igreja do primeiro século é o ideal de comunidade e o que realmente Deus planejou para seu Reino estabelecido nesta Terra, por isso entramos nesta campanha.
É bem certo que talvez você não tenha entrado de cabeça na campanha dos 40 dias de comunidade, mas nunca é tarde para decidir-se em seguir à Palavra de Deus como um todo.
Tenho visto um movimento muito crescente na Igreja de Cristo sobre a face da Terra, o movimento de retorno a Igreja neotestamentária, ou seja, as práxis da Igreja primitiva no que tange a comunidade e comunhão. Embora seja a intenção de muitos grupos, o retorno à igreja de Atos deve contemplar todos os parâmetros daquela realidade, neste caso, devemos voltar viver O “ABC” da seguinte forma:

A)    AMAR A IGREJA (1 Jo 4:11)
“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.”
Se amamos a Jesus devemos também amar seu Corpo, pois não há como amar somente a cabeça de alguém e ignorar seu corpo, sua aparência, seu estilo de vida ou seu temperamento, caso contrário não é amor, somente paixão. Nosso papel não é se apaixonar pela Igreja ou Jesus, pois a paixão é passageira, agora, o Amor, esse independente do que o ser amado faça, não será apagado.

B)    VIVER O EVANGELISMO VERDADEIRO (Atos 1:8)
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”
            A missão de Evangelismo não foi dada a uma comissão especial montada pela equipe do irmão Pedro e seus cooperadores, mas a toda a Igreja, pois fomos designados a alcançar multidões, não ficar aguardando que elas venham até nós, mas é claro, precisamos ter um foco, uma visão de como fazer, neste caso, nossa Igreja está convocada a assumir a visão: “Cada crente um ministro, Cada casa uma Igreja”. Esse é o lema da Igreja em células, por isso, participe alistando-se já!

C)    PRATICAR A COMUNHÃO (Atos 4:32)
“Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.”
Aparentemente o texto de Atos 4 fala sobre repartir como no comunismo, mas na verdade quando pensamos em mente única e coração, quer dizer que tinham a mesma forma de pensar e agir, a mesma forma de amar. Caso falte para o irmão o pão, claro que podemos suprir, mas e se lhe faltar o carinho, o respeito, um abraço, e se surgir as lutas? Não faltar coisa alguma, na verdade representa justamente que nada falta, neste caso podemos até lembrar do Salmo 23: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Sabe como o Senhor proverá o que está faltando para o seu rebanho? Através da Igreja, que é o seu CORPO!

D)    DISCIPULANDO E SENDO DISCIPULADO (Mateus 28: 19,20)
“Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.”

Ao contrário do que muitos pensam, nosso chamado não é somente para evangelizar, como alguém que vai até uma cidade e anuncia o Evangelho, como um missionário que entrega um panfleto, mas fazendo discípulos de Jesus. Tenho dito que não podemos viver somente partes do Evangelho de Cristo, mas nos entregar como um todo a Ele. “Quem prega o Evangelho e deixa o evangelizado sozinho, é como uma mãe que pariu a criança e o abandonou ao relento”. Nossa responsabilidade é cuidar uns dos outros, fazendo o com que o Reino de Deus verdadeiramente cresça em todos os sentidos, não somente numericamente.

E)     SERVINDO À IGREJA (Gálatas 5:13)
“Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.”
            Sempre estamos dispostos no nosso ambiente de trabalho, caso contrário perderemos nossa condição de trabalhador, mas e no Reino de Deus? Ah, no Reino é outra coisa, pois Deus é misericordioso e não vai me mandar embora. Enganamos-nos se pensamos que o simples fato de ter entregue nossa vida a Cristo é o suficiente, pois devemos demonstrar através de atitudes que somos salvos. Não uero anular a Graça de Jesus, mas vários momentos vemos nas Escrituras que se somos salvos praticamos as Obras do Senhor.
Embora não creia que somos salvos mediante a apresentação de obras, creio com a mesma intensidade que se somos salvos praticamos (Tg 1:21-25; 2:14-26).
Servir não é somente entender a mão, mas tornando-se escravo dos irmãos, tornamo-nos servos de Deus, como Deus realmente nos chamou (Marcos 10:43-45).

CONCLUSÃO
A+B+C+D+E = ADORAÇÃO
Quer adorar em Espírito e em verdade? Siga a orientação de Deus e o seu ABC:
O+B+D+C = ADORAÇÃO
Tudo o que fazemos poderá ser adoração, basta entendermos que se vivemos, vivemos para Ele e se morremos, bom, aí viveremos eternamente com Ele (Rm 14:7-9)

QUANTO É O TEU TUDO?

Pense nisso e seja incomodado você também!

Pr. Marlon Thiago,
Um pastor inconformado com a mediocridade eclesiástica


sábado, 28 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 39

Penúltimo dia de leitura "40 dias de comunidade" na Primeira Igreja Batista No Bairro Novo

Somos Criados para Adorar Juntos
Ofertando Juntos

Tudo o que temos, na verdade  não é nosso, mas administramos para o dono de todas as coisas. Precisamos entender que devolver os dízimos e ofertas ao Senhor não é somente um ato de obediência, mas de gratidão e ajuntamento de forças para manutenção do Reino, no sentido de sustento. Que Deus possa sempre nos usar para administração das coisas que temos, da nossa Igreja e ainda, a sustentar os trabalhos do seu Reino, seja através do sustento de obreiros, construção de templos, aquisição de materiais necessários para evangelizar, assim como a manutenção geral do prédio em que nos reunimos juntos.  Que você possa entender hoje a grandeza do privilégio de ser usado por Deus neste sentido. 2 Co 9:11

sexta-feira, 27 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 38

Somos criados para Adorar Juntos
Orando Juntos.

Interessante ter caído hoje esta leitura para nossa igreja, Primeira Igreja Batista No Bairro Novo, pois teremos nossa vigília de oração mensal. Mas de nada adianta a oração mecânica ou interessada somente nas bênçãos de Deus. Oração verdadeira é diálogo entre nós e o nosso Deus, além disso, oração representa a parte central de nosso culto a Deus. O grande trunfo da Igreja de Atos era justamente a vida de oração conjunta, seja na eleição de um novo apóstolo, para o derramar do Espírito Santo ou até mesmo nos momentos de aflição e lutas, aliás, sobre isso o autor lembra muito bem que  igreja orou nos momentos de perseguição, não se lamentou ou protestou, mas simplesmente orou. Vamos orar em comunidade? Hoje, 27/03/2015 das 21:30 hrs. à 1:30 h. é uma boa oportunidade. ATOS 1:14
Te aguardamos no Templo da PIBBN. Rua Aristides Marquezini, 1129 - Sítio Cercado - Curitiba Pr.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 37

Somos chamados para adorar juntos
Nos preparando para adorar.

De qual maneira nos apresentamos a Deus no nosso culto público? Alguns entendem que devem colocar a melhor roupa, se utilizar dos melhores adereços e passar um bom perfume, embora podemos também cultuar nosso Deus nos preparando assim, a sua Palavra diz que Ele se importa mais com o coração.  Havia um costume entre os judeus  o de chamar a sexta feira de dia da preparação, pois era o dia em que se fazia de tudo para não prejudicar o descanso e o culto, neste caso, cuidavam desde a alimentação, quanto o que iriam comer no Shabat, mas havia também a preocupação com o coração, o que vou apresentar ao meu Deus no culto? Para nos apresentarmos a Deus, precisamos estar com tudo preparado, seja externamente, como na nossa alma, livres para adorar, livre da culpa, problemas e das divisões. Vamos nos limpar para nossa adoração conjunta? Sl 24: 3-6.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 36

Última Seção do Livro:

SOMOS CRIADOS PARA ADORAR JUNTOS ADORANDO SEMANALMENTE

Tão importante quanto o trabalho, é o dia do descanso. A palavra Sábado vem do hebraico "SHABAT" e significa literalmente descanso. Não descansamos uma vez por semana unicamente se não confiamos no cuidado, provisão e sustento de Deus, neste caso, trabalhamos até no dia em que deveríamos dedicar ao Senhor. O Shabat (dia de descanso) comum à maioria dos brasileiros é o Domingo, é um dia de adoração a Deus, bem como de interação com a família e o descanso propriamente dito. Não podemos generalizar, pois existem sim profissionais que trabalham por escala ou porque eventualmente precisam fazer horas extraordinária, mas quando trata-se de opção, até pela ganância consumismo e etc. na verdade não passa de pecado, pois o descanso e a prestação de culto em comunidade pelo menos uma vez por semana é um mandamento, não algo que pode ser deixado de lado. No mais, fiquemos com a determinação bíblica: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Hebreus 10.25.

terça-feira, 24 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 35

Somos chamados para servir juntos
Cooperando uns com os outros

Como Igreja de Cristo, precisamos aprender a respeito de interdependência,  não somente aprender, mas vivê-la. Interdependência é um estilo de vida que ajuda a encaixar as necessidades, talentos e dons como se fossem partes de um quebra cabeça.  Aquilo que eu tenho para oferecer, falta no meu irmão, mas o que ele tem para me oferecer, falta em mim, e assim sucessivamente.  Se sozinhos somos limitados, juntos formamos um grupo que ninguém pode parar, assim, vamos mais longe, somos mais fortes e ganharemos muito mais.
Rm 12.5

segunda-feira, 23 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 34

Somos chamados para servir juntos sacrificando-se uns pelos outros

Num país livre como o nosso, o sacrifício torna-se improvável, se compararmos com lugares onde o Evangelho é proibido ou com os cristãos do primeiro século. Mas de fato podemos nos sacrificar pelos irmãos doando nosso tempo para eles em serviço, seja o sacrifício de minutos com o celular para simplesmente ouvir nosso irmão, ou na frente da televisão para ajudar uma irmã com as tarefas de casa, ou de repente ajudando um jovem ou criança com os estudos.  Sacrificar nosso tempo de descanso e até mesmo aquele que perdemos, pode sim, ser sacrifício de louvor ao nosso Deus. Vamos nos sacrificar pelos irmãos? 1 Jo 3:16

Juntos Somos Melhores dia 33

Somos chamados pafa servir juntos Usando nossos Talentos pafa abençoar uns aos outros.

Como seres humanos naturais, podemos manisfestar habilidades e talentos. Habilidades são aquelas que todos os seres humanos podem desenvolver, como a escrita, a fala, o andar ou praticar atividades físicas. Os talentos são aquelas habilidades que desenvolvemos a poto de sermos admirados pelos outros e temos tamanha satisfação quando nos aperfeiçoamos ainda mais. Agora, como seres humanos espirituais podemos RECEBER dons espirituais. Dons são manifestações do próprio Deus através do discípulo de Cristo. São muitos os dons que o Espírito Santo pode derramar na vida da igreja, e nos dias atuais estamos muito carentes dessas manifestações. Busquemos então, os melhores dons, sabendo que é Deus quem nos dá e segundo a sua vontade. Como podemos abençoar a Igreja local com nossos dons esta semana? 1 Pe 4:10.

sábado, 21 de março de 2015

Meditação instantânea o que é Igreja hoje.

O que é Igreja? "Chamados para fora", diria o linguista grego. "Aqueles indivíduos que creram em Jesus como o messias" diriam os frequentadores de Escola Bíblica Dominical. "O povo escolhido de Deus, os enxertados na Oliveira", diriam os crentes sionistas. Mas e o que diz Jesus sobre a Igreja, digo, o que Cristo falaria da Igreja hoje, não aquela que Ele ordenou que vivêssemos?

Pergunta que tem martelado minha mente há algum tempo. Estamos tão preocupados com nossa teologia, nossa doutrina, nosso "modus operandi", nosso jeito, nossa tradição, nosso EU, o nosso, sem Jesus.

Estamos cada vez mais individualistas, mais cheios de verdades e buscando que Deus diga o que queremos ouvir.  Cheios de auto pudor, sem pudor. Estamos cheios de egocentrismo.  Estamos cheios de vangloria e partidarismo. Cheios da mesma essência da Igreja de Corinto.

E a correção? E a exortação? E o ouvir o profeta? E a admoestação?

Não, isso era coisa dos apóstolos, pois hoje os pastores não podem corrigir, e ao menor dos conselhos ou orientações o indivíduo diz: Quem é você na ordem do dia para me repreender? E se o pastor pregar o arrependimento? Ora, por que o sennhor pregou para mim? Mensagem encomendada?

Não se pode mais expor o pecado, não se pode mais pregar a verdade, mas a amordaça imposta pelo pós modernismo eclesiástico ja é a nova ordem mundial imperando na dita Igreja.

Ai se o Cristo fosse o seu pastor oh Igreja!

Ai se um dos apóstolos fosse o seu pastor oh Igreja!

Ai se um dos antigos profetas fosse o seu pastor oh Igreja!

Ai dos vossos pastores oh igreja, caso não obedeçam a Deus e obedeçam somente você oh Igreja!

A voz do que clama no deserto não pode se calar, pois é pelos caminhos retos provocados por esta voz que o Rei da Glória entrará pelos portões da cidade. E quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, o Dono das ovelhas é o Rei da Glória.

Igreja, você é o rebanho de Deus!

Os pastores, bem, cada um responderá por si e pela parte do rebanho que está sob sua vara e cajado. Por isso, oh Igreja, siga para o pasto e  curral, para as águas e aprisco, seguindo sempre a direção.

E que o sumo Pastor nos acompanhe e dirija, com correção, se necessário, com cuidado a todo o tempo e Alimento farto!

pastor Marlon Thiago, o servo do Dono das ovelhas.

Juntos Somos Melhores dia 32

Somos chamados para servir juntos sendo humildes uns com os outros.

"Tirou a sua capa e colocou uma toalha na cintura" (Jo 13:4). Essa frase quer dizer muito mais do que uma simples atitude, na verdade quando o Senhor tira sua capa, tira aquilo que representa o que ele era, um mestre, já que o Rabino judeu se utilizava dessas capas para se identificar. Quando Jesus coloca a toalha na cintura, na verdade está se identificando como um simples escravo.  Nosso desafio hoje é deixar o que nos identifica como pastores, diáconos, médicos, advogados ou qualquer outra qualificação, para servirmos aos nossos irmãos como escravos da Igreja e de Cristo. 1 Pe 5:5.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 31

Somos chamados para servir juntos sendo generosos uns com os outros

O que sobra para mim e falta ao meu irmão? Uma frase interessante na leitura de hoje é: O que a igreja do primeiro século vivia não era comunismo, mas sim comunidade. O corpo de Cristo deve agir verdadeiramente como um corpo, pois se uma parte do corpo sente necessidade de algo, todo o corpo sofre junto e supri aquela carência, caso contrário, o corpo todo padece. Importante salientar que a responsabilidade é do corpo todo, bem como não trata-se somente de dinheiro ou alimentos, mas de tudo quanto falta àquela parte necessitada, pois muitas vezes nos dedicamos somente as necessidades físicas, quando o ser humano é composto de Alma, Corpo e Espírito. Façamos nossa parte e supremos uns aos outros com tudo quanto é necessário.  At 2:44.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 30

Juntos Somos Melhores dia 30
Somos chamadks para servir juntos ajudando uns aos outros.

Nosso desafio ao longo deste ano é andar junto com outras pessoas e a melhor forma é vivendo num pequeno grupo.  O nosso desafio  neste momento é levantar nossos pequenos grupos e que cada um ame sua célula de forma a encorajar, edificar e apoiar seus irmãos.  Compartilhe alegrias e tristezas, desafios e esperança, ouça Deus falar através do seu irmão e seja o porta voz do Senhor você também! Só assim seremos um só povo. Gálatas 6:2.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 29

SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR JUNTOS ESTAMOS PRONTOS PARA SERVIR

Somos Chamados para servir juntos. Quando Jesus envia seus discípulos, dá instruções claras: andem de dois em dois e façam desta forma (Lc 9:1-6; 10:1-24). Não devemos tentar servir sozinhos, Jesus nunca nos disse para fazermos da forma que desse ou da forma que pensassemos, mas da forma que Ele nos instruiu, pois do "jeito que dá",  trata-se relaxo. Como corpo, devemos nos submeter dentro dele, assim como nos dispor, deixando nossa vontade e desejos de lado. Faça uma renuncia e siga a Jesus no Corpo, pois fora dele não estamos em Jesus. Gl 5.13

terça-feira, 17 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 28

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS PERDOANDO UNS AOS OUTROS

Quem não é capaz de perdoar, não conhece, de fato, a Jesus, já que nossos pecados foram todos perdoados antes mesmo de termos cometido. As dicas práticas para o perdão são: 1 - Fale com Deus antes de falar com quem te ofendeu, neste caso, ore, busque a direção de Deus para não gerar mais problemas. 2 - Fale com o ofensor, seja você quem toma a iniciativa , pois a responsabilidade de reparação e reconciliação é de ambos, não somente do ofensor. (Mt 5:21-26; 7:1-5; Ef 4:32)

segunda-feira, 16 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 27

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS CONFESSANDO UNS AOS OUTROS

Porque a confissão de pecados caiu em desuso em nosso meio? Por causa da acusação da Igreja e o julgamento ao invés da defesa e o somente ouvir e orar. Por causa da necessidade de compartilhar (fofocar) ao invés de levar diante de Deus. A falta de sigilo revela a intenção das pessoas. Precisamos voltar à Palavra de Deus, ao amor descrito em 1 Coríntios 13 e passar à prova nossa intenção, buscando respaldo nos textos de hoje para a meditação. Mas também há a falta de desejo de correção por parte do confesso, as pessoas não aceitam mais serem admoestadas ou exortadas, acham que somente Deus pode coreigi-las, enquanto a palavra de Deus ordena que admoestemos e exortemos uns aos outros e saiba, o dicionário define admoestação como: Reprimenda, observação crítica com o intuito de censurar, de repreender. Portanto, voltemos a essência do Evangelho de Jesus e aceitemos os erros dos outros, os admoestemos e aceitemos também a correção.  (1 Co 13; Tg 5:16. 2Co 13:11; 1Ts 5:14 e muitos outros)

domingo, 15 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 26

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DANDO PREFERÊNCIA UNS AOS OUTROS

A Palavra de Deus é muito clara quanto a dar a preferência ao irmão, por isso, vamos ler e praticar os textos: "Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros." (1 Co 10:24); "Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios."
(Rm 12:10).

sábado, 14 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 25

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS ADVERTINDO UNS AOS OUTROS

Assim como alguém que perde a visão precisa de ajuda para se encontrar e se localizar nos primeiros momentos, as pessoas que estão no Evangelho, mas andam com dificuldades, precisam de guias para apontar caminho. Se vejo meu irmão caindo ou indo em direção ao precipício e não o advirto, sou culpado da sua queda, por outro lado, não basta advertir, mas andar junto, mostrando ao longo do caminho as falhas. Ande com alguém, pois juntos somos melhores na caminhada rumo à nova Jerusalém! Hb3:13

quarta-feira, 11 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 24

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS ENSINANDO UNS AOS OUTROS

Todos somos aptos a ensinar, pois passamos por situações na vida em que podemos ouvir a voz de Deus. Se somos capazes de ouvir Deus nos ensinando em nossas dificuldades e nos momentos em que estamos com algum dilema, podemos também compartilhar com nosso irmão, pois pode ser exatamente a dificuldade que ele está enfrentando ou poderá enfrentar, por isso, compartilhe com os outros o que Deus ministra em sua vida! Ef 4:32

Juntos Somos Melhores dia 23

ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS ENCORAJANDO UNS AOS OUTROS

Palavras podem machucar mais do que golpes de faca, pois ainda que as cicatrizes das facadas permaneçam, as dores sumirão, mas no caso das palavras, dificilmente serão esquecidas E se nos encorajamos mutuamente e dizemos palavras de amor às outras pessoas, será que não podem também deixar marcas impressas no caráter e mente delas? Podemos sim fazer com que as pessoas sejam encorajadas, aprendam conosco e sejam edificadas por Deus através de nós. Que da tua boca proceda a Vida de Deus, como um rio de águas vivas fluindo do teu interior. 1 Ts 5:11

Juntos Somos Melhores dia 22

Nova seção.
ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS SENDO EXEMPLO UNS COM OS OUTROS

Alguma criança pode aprender a andar se não estiver acompanhada de alguem que anda? Sim, mas se estiver acompanhada certamente se sentiria mais segura, mais amparada e encorajada, em especial nos momentos de queda. Com quem está aprendendo a andar na fé em Jesus é da mesma forma, precisa de alguém para apoiar - Todos estamos aprendendo e nesse caso todos precisamos de apoio discipular. 1 CO 11:1

terça-feira, 10 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 21

SOMOS ESCOLHIDOS PARA TER COMUNHÃO SENDO HONESTOS UNS COM OS OUTROS

Sobre honestidade não tenho a nada a dizer, a não ser aquilo que a própria Palavra nos ensina: "Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo."
"Vocês (farizeus) pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira." e por fim, "...Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."  (Ef 4:25; Fp 4:8; Jo 8:44) - obs.: grifo meu.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Juntos Somos Melhores dia 20

SOMOS ESCOLHIDOS PARA TER COMUNHÃO SENDO PACIENTES UNS COM OS OUTROS

Deus nos criou com dois ouvidos, dois olhos e uma boca só, ora, tudo em dobro, menos a boca, para quando tivermos de falar, antes escutemos com muito cuidado, tato e atenção, sem emitir julgamento. Ter paciênci é ir a fundo em todas as questões racionais antes de falar ou tomar atitudes, pois a Palavra de Deus nos adverte: Sejam vagarosos com os lábios, mas ágeis com os outros sentidos (Tg 1:19).

domingo, 8 de março de 2015

Mensagem de Domingo 08/03/15

Juntos Somos Melhores
Num só corpo, o de Cristo



TEXTO:  1 Coríntios 12: 12-27
12Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo.13Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito.
 14Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. 15Se o pé disser: “Já que não sou mão, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo.16Se o ouvido disser: “Já que não sou olho, não sou do corpo”, nem por isso deixa de ser do corpo. 17Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos cheirar? 18Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis.19Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo.20De fato, existem muitas partes, mas um só corpo.
21Portanto, o olho não pode dizer para a mão: “Eu não preciso de você.” E a cabeça não pode dizer para os pés: “Não preciso de vocês.” 22O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias,23e aquelas que achamos menos honrosas são as que tratamos com mais honra. E as partes que parecem ser feias recebem um cuidado especial, 24que as outras mais bonitas não precisam. Foi assim que Deus fez o corpo, dando mais honra às partes menos honrosas. 25Desse modo não existe divisão no corpo, mas todas as suas partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. 26Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela.
 27Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo.

INTRODUÇÃO

Se pensarmos como o aposto Paulo em algumas passagens de suas cartas, entenderemos que devemos estar inseridos no corpo de Cristo. Neste caso, não tenho uma opção quando me entrego a Cristo, ou me entrego a Ele de fato e me incluo nele, ou então nunca aceitei seu senhorio e sua salvação de verdade.

Essa alegação é tão séria, que o apóstolo Paulo gasta boa parte de sua 1ª carta aos coríntios falando de unidade e integração entre o corpo de Cristo Jesus. Sua intenção no capítulo 12, 13 e 14 parece ser o de explicar a questão dos dons espirituais, mas na verdade não tem muito a ver com dons esse texto sendo interpretado em sua totalidade, mas com relação ao dia a dia da Igreja de Cristo, podemos ver isto nas alegações a respeito da organização na participação do culto, na liturgia da Igreja, mas principalmente quando trata do maior dom derramado sobre a igreja, o AMOR.

Quando Paulo fala sobre o amor no capítulo 13 de 1 Coríntios, ele não faz uma pausa sobre os demais assuntos que trata e na carta como um todo, mas fala no finalzinho do capítulo 12 “Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.” É como se o assunto continuasse com um apelo: Parem de se preocupar com todas as indagações e discussões de vocês, mas esforcem-se para amar como cristo amou!
Paulo fala em algumas de suas cartas às igrejas a respeito do corpo:

 Efésios 5:30 - “Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.”

Efésios 4. 1-6 – “1Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. 2Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. 4Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês. 5Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. 6E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.”


Efésios 4:25 – “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.”

Efésios 5:23 – “pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.”

Colossenses 1:18 – “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia.”

Colossenses 2:19 – “Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus.”

Colossenses 3: 15 – “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

Agora abre-se uma questão muito importante: Vemos diversas vezes nas Escrituras que devemos “estar em Cristo”, se estar em Cristo no espírito é entregar a vida a Ele, permanecer em cristo corporalmente é fazer parte de seu corpo!

Assim poderemos entender melhor as passagens:

2 Coríntios 5:17 – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”

João 6:56 – “Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

1 João 2:6 – “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.”

1 João 3:24 – “Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.”

Poderíamos citar tantos outros textos, mas vamos ficar somente com estes.

Você está convencido de que se é de Cristo precisa fazer parte de um corpo?

De agora em diante poderemos entender que Cristo é um só corpo e nós somente estamos em Cristo se fazemos parte deste corpo ajustado.

Efésios 4: 16 – “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

DESENVOLVIMENTO

1.0      DEVEMOS SER UM

Cristo não nos deu uma opção ao no entregarmos a Ele: “Você pode ou não participar do corpo.” Mas pelo contrário, no momento em que tomamos a decisão por Jesus, nós fomos incluídos no corpo e ratificamos nossa decisão no batismo, ou seja, o símbolo é que deixamos nossa velha vida, não somente as práticas pecaminosas mais berrantes, mas também o individualismo, o egoísmo e tudo quanto se relaciona a vida a sós.

Como seres humanos, fomos criados por Deus para termos comunhão, pois o próprio Deus o é, ou seja, Pai, filho e Espírito Santo são somente um, assim como na essência são a mesma pessoa, individualmente são três pessoas distintas, mas que não são separáveis sob hipótese alguma.

Deus colocou um ser humano no jardim, então pensou numa auxiliadora, mas logo pensou na proliferação, caso quisesse criar um ser isolado, criaria um somente indivíduo, mas planejou a multiplicação pelos próprios seres criados.

Deus nos chama a termos comunhão, mas não como amigos que se separam e jamais ouvem falar do outro, mas como quem sente a mesma dor, quem se importa de verdade, quem vive e respira o mesmo fôlego de vida divino. Nós, como povo de Deus, fomos chamados a nos agrupar de tal forma, que não há nada e ninguém que poderá nos separar.

Quando lemos que as portas do Inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mt 16:18), na verdade estamos ouvindo Deus nos dizer que somos insolúveis, ou seja, nada pode nos separar do amor que Cristo gerou em nós. Mesmo sendo muitos, e tendo cada um uma forma de pensar, mesmo sendo todos diferentes em cor, raça, estilo, família, devemos sim fazer parte do mesmo corpo.

Você não foi chamado por Jesus para viver só, mas numa comunidade, e seja bem vindo(a) a Ela, que é imperfeita isolada, mas graciosa e adornada em sua totalidade. A Igreja é o corpo que pode incluir você, que pode dar sentido a sua vida, que pode transformar você em alguém que tem importância!

2.0      DEVEMOS DESEMPENHAR NOSSA FUNÇÃO

Qual é o teu dom?
Para que você serve?
Deus lhe criou com quais talentos naturais?

Precisamos entender que todos nós desenvolvemos habilidades, pois podemos aprender a cozinhar, a fazer uma poesia, ou até mesmo tocar um instrumento musical, mas a final de contas, porque?

Todos nós podemos aprender estas coisas de forma magnifica e então transformar uma habilidade num talento, pois este último é um aperfeiçoamento do primeiro, sendo que nosso suor, nossa exaustão na prática faz esse desenvolvimento, mas porquê?

Se desenvolvemos nossos talentos e dons com o objetivo de mostra-los aos outros, somos exibicionistas, se o fazemos somente para nossa satisfação, somos egoístas, mas se o estendemos para benefício do próximo, somos altruístas e o maior altruísta de todos os tempos foi o Senhor Jesus.

Mas existe uma questão ainda mais poderosa, que é o dom. Quando recebemos a Jesus, somos capacitados com o Espírito Santo de forma sobrenatural, e esse é o dom de Deus por excelência, ou seja, o maior dom que podemos receber.

Dom é o mesmo que presente, ou seja, enquanto na habilidade se aprende, no talento se desenvolve através do esforço aquilo que se aprendeu, mas o dom não se faz nada para receber, somente se crê.

Crer em Jesus nos dá o benefício de termos o conselheiro, o Espírito da promessa, mas quando este Espírito entra em nossas vidas, pode nos agraciar com dons espirituais.

Dons espirituais são manifestações do Espírito Santo através da igreja, que é o Corpo de Cristo, seja para curar as pessoas, para entregar-lhes a Palavra de Deus, ou simplesmente para servir.
Sempre digo que os dons são fruto da necessidade do Corpo, neste caso, em que podemos ser úteis hoje para a Igreja de Jesus?

Nossa igreja local é carente de manifestações espirituais, pois muitos de nós não estamos interessados em abençoar, mas receber as bênçãos e muitas vezes reclamamos porque nosso irmão não estende a mão com o dom de misericórdia, não nos recebe com o dom da hospitalidade ou simplesmente não nos oferece nada com o dom da diligência.

3.0      – DEVEMOS SER INTERDEPENDENTES

O maior segredo dos dons, é que ninguém, mas ninguém mesmo neste mundo pode ter todos os dons, pois seria capaz em si mesmo, mas quando cada integrante do Corpo tem algo a oferecer, podemos exercer algo surpreendente a INTERDEPENDÊNCIA”.

A interdependência é “O estado ou condição dos indivíduos que estão ligados por uma relação de dependência mútua; dependência recíproca.” Assim define o dicionário, mas para transforma em palavras mais simples, interdependência é o mesmo que dar ao outro o que eu tenho a oferecer e ele fazer o mesmo por mim.

Na prática, interdependência é a manifestação mútua dos dons.

Vivamos a interdependência, pois assim vivemos de fato o corpo de Cristo, onde ninguém passa necessidade, onde todos são abraçados e ninguém é deixado de lado. No corpo em que as dificuldades são superadas, pois juntos somos melhores. Em tudo!

Conclusão

Faça hoje a decisão de fazer parte verdadeiramente do Corpo de Cristo, aquele que demonstra amor, aquele que sente a dor uns dos outros e que cada um desempenha a sua função de forma poderosa, pois é capacitada pelo próprio Deus.

Decida hoje deixar a insubmissão, deixar o isolamento, as dores desse mundo com o egoísmo e solidão.

Decida hoje se entregar a Jesus, e fazer parte dum grupo que não pensa duas vezes em amar.


Decida hoje se oferecer a Deus em sua plenitude!