domingo, 4 de setembro de 2016

A Vitória em Equipe


Muitas Famílias são geradas, crescem, mas jamais fizeram parte dos sonhos de Deus. Muitas dessas famílias, jamais estarão perto da vontade ou desejos do Criador, mas certamente Deus tem um plano para todas as famílias, não somente aquelas que Ele mesmo planejou, mas todas quanto estão dispostas a obedecer ao seu chamado.
A Bíblia conta a história de muitas famílias, mas nenhuma, mesmo a de Jesus era perfeita (Jo 7.3-5). Adão e Eva pecaram, culparam-se mutuamente e foram castigados por Deus (Gn 3.12,13). Anos depois, um de seus filhos matou o irmão (Gn 4.1-16).
“os irmãos de Jesus lhe disseram: "Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.
Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo".
Pois nem os seus irmãos criam nele.”  João 7:3-5
Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi".
Gênesis 3:12-13
24Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria. 25Porém não teve relações com ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome de Jesus.
Mateus 1;24,25

Abraão era mentiroso (Gn 12.13; 20.2) e sua esposa uma mulher rixosa, a ponto de fazer com que ele deitasse com outra mulher para ter um filho, que anos mais tarde manda embora para o deserto (Gn 16.5; 21.10). Isaque tinha predileção por um dos filhos e sua esposa Rebeca pelo outro (Gn 25.28). Davi, bom, esse é um caso à parte, pois foi a dele, uma das famílias mais desastrosas das Escrituras, pois foi adultero, não corrigia seus filhos, cuidava bem do seu reino, mas em detrimento da sua casa.
Mas afinal, qual é o sonho de Deus para a Família? Qual é o modelo a ser seguido? Para onde a Família deve caminhar ou olhar?
Para vencer, A família deve estar no centro da vontade de Deus, buscando sempre as suas orientações e a sua face de Graça e Misericórdia. Além disso, precisa estar unida, cada integrante cumprindo o seu papel. Nosismos.
Desenvolvimento
1.0. Homens, liderem a sua Família (Ef 5.25-28)
25Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. 26Ele fez isso para dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e purificando-a com a sua palavra.27E fez isso para também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito. 28O homem deve amar a sua esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem que ama a sua esposa ama a si mesmo.
Davi foi o homem segundo o coação de Deus, foi o melhor e maior Rei de Israel, tanto que, vemos a comparação dele com Jesus (o Rei de Israel por excelência). Mas Davi pecou muito em não liderar a sua Casa. Davi certamente tinha muitos compromissos como rei, e provavelmente não tinha, nem ao menos, tempo para dormir direito. Qualquer semelhança com os nosso dias em que os pais saem de manhã, voltam a tarde (quase noite), têm que se manter no mercado de trabalho, por isso jamais param de fazer cursos, faculdades, pós-graduações e etc.
O sucesso de Davi como rei não comprou o sucesso dele em sua família, muito pelo contrário, fez com que sua família ruísse. A filha de Davi fora estuprada por um dos irmãos. O filho estuprador de Davi quis roubar o trono. Anos mais tarde, quando Israel já tinha um sucessor para Davi, nesse caso Salomão, Adonias, filho do Rei Davi, subiu ao trono sem a aprovação de seu pai, e em 1 Reis 1.6 vemos o porquê: “Seu pai nunca o havia contrariado...”.
Davi fracassou como marido (adultério 2 Sm 11), como pai e como líder de seu lar. O erro de Davi foi crucial para a queda de Israel. Pastores, patrões, líderes em geral que deixam a sua família, deixam na verdade todos os seus subordinados. Israel foi severamente atingida na terceira geração de Davi. Salomão seguiu o exemplo de seu pai, seu filho Roboão destruiu o trono ouvindo mais os seus amigos, os jovens de Jerusalém a ouvir os conselheiros de seu pai (2 Cr 10).
A família em primeiro Lugar, pois cuidando bem da família, tudo o que vier vai bem.
Nenhum sucesso na vida justifica o fracasso no Lar!!!

2.0. Mulher, Auxilie a sua Família (PROVÉRBIOS 31.10-12)
10Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
11O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
12Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal.
Genesis 2.18;21,22:
“18Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”...
21Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.

A mãe que se concentra em fazer o seu primeiro e principal papel, o de auxiliadora, fará com que a sua família se desenvolva como deve ser. O termo bíblico para “auxiliadora”, que surge no livro de Gênesis 2.18, sugere que o homem seja “circundado” pela esposa. Bom, verdade é que muitas mulheres querem é “circuncidar” o marido.
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gênesis 2:18

Durante muito tempo se pensou em submissão como servidão ou escravidão, subordinação, mas não é o caso da interpretação bíblica correta. Na verdade, submissão é o mesmo que estar debaixo da mesma missão, repartir as cargas do marido que foi comissionado. Muitas mulheres saem para auxiliar o marido no mercado de trabalho, muitas outras auxiliam o marido cuidando dos filhos, outras ainda, fazem tudo isso e as vezes ao mesmo tempo.

Proteja -  A proteção vai além do trabalho de fortificar a casa, colocar alarme, cerca elétrica, levar as crianças para a escola e levantar na madrugada quando ouve um barulho, a proteção do pai é muito mais do que isso. Devemos estar atentos às situações que a nossa família está enfrentando, seja a mamãe que está com problemas no trabalho, o filho se comportando de maneira estranha, o que as crianças estão assistindo ou o que estão aprendendo na escola, e esse último está a cada dia mais complicado.
Acompanhando as últimas notícias na televisão e internet, vemos que estão infiltrando aos poucos nas escolas materiais que incentivam a sexualidade, mas tem algo ainda pior, incentivando até mesmo o homossexualismo. Há alguns anos atrás (pelo menos 20, lembro de uma mensagem em que o Pastor Isaías Gomes, então pastor da Igreja Batista em Vila Americana, que falava do seu filho na escola e a dificuldade que estavam enfrentando quanto as teorias da criação e evolução. Mesmo o menino estudando na escola que, Darwin e qualquer outro tinha mais razão do que a Bíblia e o Senhor que a escreveu, o pastor Isaias ensinava com persistência seu filho que o que realmente era verdade é que Deus criara o mundo e tudo o que nele há. Hoje as preocupações devem ser outras, o booling, a depravação do ensino, as drogas e outras facetas modernas.
Veja o que está acontecendo em casa, não queira ser o último a saber, o Romer da família Simpsons, que somente se importa com a garrafa de cerveja ou com o que os outros pensam dele.

Encoraje – Não quer dizer que a mulher tenha que ser como o treinador que fica na beirada do campo gritando o tempo todo: “vai!”. Na verdade a esposa deve se importar com o sucesso de todos os integrantes da família. Deus fez a mulher mais amável do que os homens, o seu propósito era fazer com que elas fossem mais encorajadoras e assim incentivassem as suas famílias. Os filhos precisam de incentivos na escola, por exemplo, mas o marido, necessita de encorajamento para tomar decisões.
Amem Sacrificialmente – O pai de Família deve amar a mamãe, pois quando o papai ama a mamãe a família se sente segura.

Dê exemplo do amor de Deus – Assim como o esposo é  quem deve ensinar a família a servir a Deus, a mamãe deve incentivar o culto e a devoção através do exemplo diário da mulher que ora, que tem fé, que ajuda e reflete o amor do próprio Deus.
Se algum ponto está sendo deixado para traz, pare e largue tudo o que você está fazendo para cuidar de seu lar!!!
Deus não vai cobrar das mulheres se elas têm curso superior, emprego bom ou quantas línguas ela domina, mas vai cobrar das mulheres se exerceram seu papel no auxílio do seu lar.

Provê – Seja o provedor do seu lar, não somente de dinheiro, mas de tudo quanto a família precisa. Muitos homens são somente provedores dos armários, mas jamais vêm se está faltando um dia de descanso para a esposa, um dia de futebol com o filho, ou até mesmo um dia de brincadeira e conselhos para a filha.
Administre – Muitas pessoas não entendem esse ponto, confundem administração com liderança. Aqui o sentido de administração corresponde ao fato do esposo prover, nesse caso a esposa precisa administrar aquilo que foi provido. Por exemplo, o esposo traz o dinheiro e a esposa escolhe os alimentos para comprar. 
Seja o Sacerdote -  O Pai deve ser aquele que leva a sua família a servir a Deus, lembre-se do que diz em Deuteronômio 6.4-9:
4— Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. 5Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. 6Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje 7e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. 8Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; 9e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões. 
Apoie -  O apoio engloba não somente o trabalho, mas as ideias, os sonhos. Muitas esposas tem prazer em cortar o fio do balãozinho dos esposos, isso quando não jogam dardos para acabar de vez com os seus sonhos. Esposas, sonhem junto, entreguem-se não somente a construir a vida, apoiem também nas decisões.

3.0 Filhos, sujeitem-se em tudo aos seus pais (1 Sm 2.22-25).
22Eli já estava muito velho. Ele ouvia falar de tudo o que os seus filhos faziam aos israelitas e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada. 23Então Eli disse: — Por que é que vocês estão fazendo essas coisas? Todos me falam do mal que vocês estão praticando.24Parem com isso, meus filhos! Eu estou ouvindo o povo do Senhor Deus dizer coisas terríveis a respeito de vocês! 25Se uma pessoa peca contra outra, o Senhor pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus?
Mas eles não ouviram o pai, pois o Senhor havia resolvido matá-los.
Efesios 6.1-3
1Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. 2Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: 3“Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”
Obedeça – O princípio da obediência é muito importante para ir bem na vida, pois a obediência faz com que a criança e adolescente se torne um adulto também submisso. Muitos adultos tem dificuldade no emprego, no relacionamento conjugal e nos relacionamentos em geral porque não foram obedientes aos seus pais.
Um exemplo de desobediência desastroso nas Escrituras é o de Eli e seus filhos. Eli era sacerdote e Juiz em Israel. Sua função ia além de ministrar a Deus, ele era o governador do povo. Os filhos de Eli roubavam as ofertas e se aproveitavam do povo. Eli foi dissuadi-los, porém não logrou exito, pois eles eram desobedientes, por fim, Deus matou os dois pelas ofensas gravíssimas de desvio comportamental e desobediência aos pais.
Honre –  (Ef  6.2) Honrar vai além da obediência, pois mesmo quando adultos devemos honra aos nossos pais. Após casarmos não devemos mais obediência aos nossos pais, pois após o casamento nos tornamos como posse do nosso cônjuge (1Co 7.3-5). Mas mesmo após a saída da casa dos nossos pais precisamos lembrar dos ensinamentos bíblicos, morais e éticos e nos ater a eles.
Ouça –  (Pv 1.8-10) Nossos pais nem sempre tem razão, mas Deus os constituiu como liderança e mais do que isso, como responsáveis por nós enquanto estamos debaixo de sua guarda. Isso não somente nos padrões bíblicos e espirituais, mas também com a força da lei de nosso país. Se nossos pais nos dão conselhos e orientações, principalmente orientações, bom é segui-las, pois certamente não “quebraremos a cara”. 
Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe.
Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço.
Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda!
Provérbios 1:8-10

Ame – O maior problema dos filhos que buscam as amizades erradas mais do que o conselho dos pais é justamente a falta de amor por eles. Amar não é somente um fato ou um sentimento, ou palavra, as vezes se confunde com gratidão, mas vai além disso, chega a ser uma espécie devoção pelo que nossos pais são ou pelo que Deus os constituiu. Se Deus planejou essa família para você, certamente ele quis que você amasse e fosse tão ou mais fã dos seus pais do que  você poderia ser dos seu melhores ídolos ou heróis.

Conclusão
Nossa família tem que estar afinada com o que Deus deseja dela, ou seja, a interdependência, e isso somente é alcançado, através da dedicação do nosso lar a Deus e se entendermos todos os nossos papeis.
Deus desenhou a família para ser interdependente, nesse caso a Família que está no centro da Vontade de Deus, é aquela que desempenha bem o seu papel individualmente e como um todo.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário