domingo, 26 de abril de 2015

O APRISCO DE DEUS QUEM SÃO AS OVELHAS? Parte 02

O APRISCO DE DEUS

QUEM SÃO AS OVELHAS?


As ovelhas têm alguns detalhes interessantes com relação à alimentação, como por exemplo, o fato de ser ruminante. As ovelhas têm 4 (quatro) estômagos e sempre quando se alimentam, na verdade somente empurram a comida para dentro, devendo ao longo do dia, voltar a sentir o gostinho daquele capim que engoliu logo mais cedo.

       Pelo fato de serem ruminantes, as ovelhas precisam de tempo para a digestão, mas não somente isso, precisam retornar os alimentos pelo trato digestivo para novamente mastigar e por fim, devolver aos estômagos que farão o processamento dos nutrientes e a quebra dos alimentos em partículas ainda menores.

       Muitos cristãos não se alimentam direito espiritualmente, pois a alimentação é feita somente uma vez por semana no período que se encontra na igreja. Da mesma forma, muitos acabam engolindo a Palavra de forma superficial, e nem voltam a meditar nela ou a processá-la de forma adequada.

       Percebo ao longo do ministério pastoral, que muitos crentes ouvem um determinado conselho, colocam o seu coração naquilo, aceitam com humildade, mas passado algum tempo, as vezes na segunda de manhã, desprezam a mensagem que Deus deu através da pregação ou conselho bíblico. O motivo para isso tudo acontecer é o fato de não ruminar aquilo que foi pregado ou aconselhado (meditar, praticar e orar). Certamente caiu em seu coração, mas a mente não voltou àquela questão, então há o desprezo da palavra, assim como a falta de prática. Logo em seguida ele diz que foi a emoção que o fez crer, mas agora não crê porque pensou melhor nos conselhos. Vemos mais sobre isso em Marcos 4.3:20:

“3“Ouçam! O semeador saiu a semear. 4Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. 8Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. 9E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” 10Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12a fim de que,
“ ‘ainda que vejam, não percebam;
ainda que ouçam, não entendam;
de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’”
13Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras? 14O semeador semeia a palavra. 15Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. 16Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. 18Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; 19mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. 20Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.

       Ruminar a Palavra não é o ato de pensar somente no que foi dito, mas meditar com o coração aberto para que Deus fale diretamente, não aquilo que queremos ouvir, mas o que realmente precisamos, assim como é com a alimentação do nosso corpo, não podemos escolher somente alimentos suculentos e atraentes, mas alguns que realmente precisamos. Meditar na Palavra, em todos os textos que apontam essa expressão quer dizer meditação ativa, não como fazem aquelas pessoas de religiões kármicas, pois meditam para limpar a mente, nós devemos meditar para preencher nossa mente com a Lei do Senhor, conforme Josué 1:8:

“8Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.”

       Outro trato interessante das ovelhas, é que o pastor precisa leva-las às pastagens, caso contrário elas morrerão de fome. Espanta esta afirmação, mas é a mais pura verdade, pois enquanto outros animais migram naturalmente atrás de comida, as ovelhas ficam andando em círculos, uma seguindo a outra pensando que um dia chegarão ao pasto verde. Além disso, ovelhas, diferentes de outros ovinos, como os bodes e cabras, não comem qualquer coisa.

       Podemos inclusive começar com o primeiro comparativo entre Bodes e Ovelhas conforme Mateus 25:31-33:

"Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Os bodes comem lixo, plástico, terra, qualquer capim, inclusive venenosos, o que mata muitos animais dessa espécie, mas as ovelhas somente comem capim seguro, ou seja, aquele que elas conhecem. Além disso, há uma altura adequada para sua pastagem, caso contrário, ela não come, reclama e espera o pastor a levar para outro lugar. Muitas pessoas vivem como bodes, não como ovelhas, e isso em muitos aspectos, alguns deles veremos a partir de agora, uma das maiores diferenças é justamente a alimentação.

       Ovelhas normalmente só confiam na alimentação que seu pastor dá, mas bodes geralmente aceitam, comida de qualquer outra pessoa, mesmo porque, comem até lixo mesmo.

       Existem muitos cristãos que vivem pulando de pastor em pastor, buscando uma revelação, buscando um conselho e muitas vezes até tem um pastor para conversar sobre um assunto e outro para outros. Existem pessoas que frequentam uma determinada igreja porque fica mais perto de casa, ou porque sua família está toda ali, outros ainda, porque fundaram aquela congregação e não podem largar de maneira nenhuma, mas em se tratando de alimentação através da Palavra, buscam aquele pastor que mais lhe agradam, onde o alimento é mais doce, ou onde podem escolher o que querem comer, então aproveitam.

       Há casos em que existem reuniões de oração na Igreja, mas o bom mesmo é participar daquela em que o profeta fala, ou onde a oração é mais “forte” e “poderosa”. Pessoas que vivem assim, são como bodes que buscam alimentar-se em qualquer lugar, sob a indicação de qualquer um, neste caso, não são como ovelhas, pois o trato digestivo da ovelha é mais sensível e qualquer comida estragada, diferente do que está acostumada ou forte demais poderá matá-la.

       Existe um ditando que não fala de ovelhas, mas certamente pode ser aplicado: “Cachorro com dois donos morre de fome”. É Claro, fazendo uma releitura, podemos afirmar, sem medo de errar que, “Ovelha com dois ou mais pastores morrem de fome ou doentes”.

       Há ainda que se destacar aquelas ovelhas do rebanho de Deus que buscam filtrar o seu alimento, como se pudessem escolher que parte do capim (Palavra de Deus) é melhor para cada momento, como se pegasse uma promessa na caixinha e já a alimentasse plenamente. Assiste pregadores na televisão, lê livros, ouve seu pastor, lê a Bíblia, mas monta a sua própria linha de alimentação de forma personalizada. Pessoas assim também não são ovelhas, podem ser qualquer animal, mas ovelhas não, pois as ovelhas esperam o que seu pastor vai lhes oferecer, e quando o pastor demora, elas clamam aos berros a ele, pedindo que as leve ao pasto e lhes alimente.  
        
       O Salmo 23 faz menção a Deus como pastor, e uma das coisas mais surpreendentes é que o texto fala que Ele nos faz deitar em verdes pastagens. O grande problema, que certamente Davi conhecia – e até por isso garante que Deus nos faz deitar – é que ovelhas não deitam, a menos que estejam 100% seguras. Detalhe impressionante é que Deus nos faz repousar em plena segurança, muito melhor do que um simples pastor.

       Mas mesmo que ovelhas não deitem, os pastores precisam levar as ovelhas para descansar num local seguro, limpo e não menos importante, com preparo especial, o capril. Ovelhas não podem ficar muito tempo de pé na terra ou pasto, pois seus cascos são extremamente sensíveis e precisam se acomodar em estrados vazados para secar, caso contrário criam fungos e as ovelhas podem até morrer.

       As ovelhas animais não sabem o que é melhor para elas, incluindo o local adequado de descanso, mas o pastor sim. Muitas ovelhas seres humanos não compreendem também para onde estão indo, para onde o pastor está as guiando, mas creiam, Deus capacita os pastores para que zelem e guiem seus filhos para local seguro. O pastor de igreja muitas vezes é criticado pelas suas decisões, inclusive com cuidado com outras ovelhas e até mesmo nas mensagens e visão para a igreja local, mas as ovelhas não podem interferir nessas questões, a menos que o pastor esteja agindo de forma contrária às Escrituras. As ovelhas devem confiar na visão que Deus dá ao seu pastor, pois o Senhor é o nosso Pastor por excelência.

A dica é: Busque alimento em seu pastor (homem), clame também a Deus (o dono) para que dê o alimento que você precisa. Como ovelhas, temos nossa necessidade alimentar, mas muito mais complexas do que o animal, por isso, precisamos também apontar para elas, pois diferente do Sumo Pastor, o pastor ser humano não é onisciente, ele precisa da revelação, seja divina ou humana para saber o que falta, seja no momento de luta, tribulação, enfermidade ou até nas alegrias. Por isso, busque a ajuda do seu pastor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário