quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PREPARANDO O AMBIENTE – O AVIVAMENTO

PREPARANDO O AMBIENTE – O AVIVAMENTO

Texto: Ezequiel 47.1-12

1O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. 2Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul.
3O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. 4Ele mediu mais quinhentos metros e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. 5Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. 6Ele me perguntou: “Filho do homem, você vê isto?”
Levou-me então de volta à margem do rio. 7Quando ali cheguei, vi muitas árvores em cada lado do rio. 8Ele me disse: “Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali é saneada. 9Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá. 10Pescadores estarão ao longo do litoral; desde En-Gedi até En-Eglaim haverá locais próprios para estender as redes. Os peixes serão de muitos tipos, como os peixes do mar Grande. 11Mas os charcos e os pântanos não ficarão saneados; serão deixados para o sal. 12Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida; suas folhas, de remédio”.

            Introdução

Muitas são as dificuldades das pessoas hoje, seja com a doença, depressão, falta de emprego, uso de drogas, divisões familiares e tantos outros que poderíamos passar a noite falando, mas esse sofrimento pode ter fim.

É claro que sabemos que a única forma de deixar de sofrer as dores da vida é através da presença de Deus, mas entenda, não quer dizer que o as lutas não virão, as dificuldades não nos atingirão, nem que não ficamos mais entristecidos por causa da atuação de Deus em nossa vida, mas que a tristeza não toma mais conta de nossa vida quando entregamos a vida para ser senhoreada por Cristo Jesus. Ele nos alivia, nos faz superar.

“Pare de sofrer agora”, esse era o slogan de uma igreja que teve seu crescimento exacerbado até a década de 2000 e depois teve várias folhinhas de mesmo pensamento equivocado que desmoralizam e devastam a Igreja de Cristo hoje. Esse não é o slogan que a Bíblia nos oferece, mas o que a Bíblia nos dá como promessa é:  "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33).

Mas ainda que saibamos que tribulações virão, nos escandalizamos com as coisas que acontecem em nosso dia a dia. Pessoas são assassinadas diariamente, roubos e assaltos, estupros e outras atrocidades rondam nossa mente e os jornais, isso causa desespero até nos mais piedosos dos homens. Mas qual a cura?

A cura que precisamos para nossos dias é o agir do Espírito Santo de Deus. Nossos dias precisam de uma atuação maciça, não mais gotas, mas como cantávamos naquele hino: “Gotas somente nós temos, chuvas rogamos a Deus”. O texto de Ezequiel quer nos dizer exatamente isso, precisamos de um avivamento, uma onda de águas que não podemos resistir.

O Espírito Santo é tido na Palavra de Deus com muitos símbolos, sendo que um dos mais usuais e presentes é a água.

A água tem diversos benefícios e aplicações. No corpo humano, por exemplo, a água é o que nos mantém vivos em todos os sentidos, pois sem comida um ser humano normal pode passar até 15 dias ininterruptos, mas sem água, não mais do que 7 dias e em condições climáticas mais intensas, as vezes, não mais do que 2 ou 3. A água é o que dá condição de vida a qualquer ser, sem essa não há a mínima condição, tanto, que as expedições e estudos pelo espaço são justamente com o intuito de procurar vestígio de água, neste caso, segundo os cientistas, onde há água há condições de vida.

Somente poderemos ter vida verdadeira através do Espírito Santo, caso contrário trata-se de sobre vida ou vida vegetativa. Para isso o ambiente deve ser preparado, pois o Espírito Santo primeiro torna nossa vida, nossa família e igreja habitável, em seguida enche a casa.



TRANSIÇÃO

Hoje veremos a necessidade, mas também a manifestação do Espírito Santo num avivamento.

Desenvolvimento

Nosso estilo de vida reflete o que queremos. Quando estamos num ambiente em que todos estão conectados as redes sociais, por exemplo, queremos estar conectados. Se estamos num ambiente em que as pessoas se vestem bem, então precisamos buscar isso também. Da mesma forma, quando estamos buscando a Deus, nosso desejo é busca-lo mais (Jr 29.13).

Quando lemos o texto de Ezequiel, vemos alguns elementos importantes, e não podemos deixá-los desapercebidos em nossa vida. É claro que a linguagem de Ezequiel é profética e não literal, e nosso alvo é sermos guiados pelo Espírito Santo na tarefa de aprender com o Templo, águas e distâncias, por isso, ouça o que o Espírito diz à igreja através deste texto hoje.

1.0       SE PREPARE PARA OS NÍVEIS DO RIO DO ESPÍRITO SANTO

Quando nos deparamos com a entrada de Ezequiel pelo templo na visão de Ezequiel 47, vemos que a primeira coisa percebida por ele é que não poderia conhecer tudo sozinho, então um ser, que percebeu ser um homem, o levou para a incursão pelo templo.

Muitas vezes precisamos ser humildes para buscar ajuda se não conseguimos entender muitas coisas, bem como, ajuda para nos livrar de coisas que prejudicam nossa caminhada. Neste caso, se não entendemos o que a Palavra de Deus nos revela, precisamos buscar ajuda do Espírito Santo, mas também de pessoas que Ele colocou em nosso caminho para isso. Além disso, precisamos de ajuda para deixar os pecados as vezes, pois o fardo pode ser pesado demais para determinadas pessoas, então a confissão ao irmão, ao facilitador de célula ou ao pastor pode ajudar a nos livrar dos pecados, por exemplo (Tg 5.16).

Outro fato que me ensina em Ezequiel 47 é nos versículos 1 e 2, quando vejo que o homem leva o profeta a perceber de onde vem e para onde vai aquela água que misteriosamente apareceu naquele lugar. Bem verdade é, que a Palavra nos diz que o Espírito sopra onde quer e não sabemos de onde vem nem para onde vai (Jo 3.8), mas o caso aqui é que o Espírito nos dá dicas de onde e para onde quer fluir, por isso precisamos ser conduzidos por Jesus, assim como o profeta Ezequiel pelo homem da visão. Precisamos que o Senhor Jesus nos leve a perceber onde, como e quando receberemos a porção do Espírito que nos falta, além do caminho que o Rio de Deus passará até chegar nos corações das pessoas que ainda não o conhecem.

A partir do momento que o Profeta de Deus entendeu como acontecia aquele fenômeno, então foi levado às águas. Assim nossa vida deve ser primeiro avaliada por Deus, precisamos entender o que Ele quer de nós, em seguida nos dará o derramar de seu Espírito.

Perceba, haviam diferentes níveis de água que corriam pelo Templo, primeiro é um nível bem superficial, ou seja, raso a ponto de tocar apenas os tornozelos, a isso comparo à criança na praia. Criança normalmente gosta de ir mais fundo, mas não dá, ela não tem entendimento de perigo, não conseguirá se segurar e as águas podem leva-la. Assim são as pessoas que ficam somente na superfície baixa do Espírito Santo, apenas brincam nas beirada do Evangelho, já entraram na água por ocasião da conversão e batismo, mas jamais irão aproveitar a delícia das águas profundas do Espírito. Pessoas que somente entregaram a vida a Cristo, mas não se aprofundam, na verdade estão apenas garantindo a salvação, morar no céu, mas não percebem que na verdade o Reino dos céus já chegou, podem viver intensamente os planos e graça de Deus.

Interessante é perceber que ainda que haja a possibilidade de subir mais níveis nas águas, não é uma atividade fácil, pois há uma caminhada e não é tão perto. Se formos somar as medidas, Ezequiel teve que percorrer 2,5 km para chegar no ponto mais alto das águas. Então entendemos que para nos aprofundarmos no Espírito Santo precisamos pagar o preço e são eles:

a)   Santificação

A Santificação é o primeiro passo para nos aprofundarmos no Espirito Santo, pois segundo as Escrituras, sem santidade não se vê a Deus (Hb 1214)/

b)  Entrega

Muitas pessoas pensam que para ter a vida totalmente controlada, submersa pelo Espirito Santo basta orar alguns minutos por dia, jejuar de vez em quando e ir à Igreja, mas na verdade não é o suficiente, para ter uma vida levada pelo Espirito é necessário entregar-se totalmente a Ele, pois quando vemos em Romanos 12.1,2, o Apóstolo Paulo fala sobre um tipo de sacrifício totalmente dedicado, que não poderia ser aproveitado para mais nada a não ser oferecido a Deus e esse era o holocausto, ou seja, sacrifício totalmente queimado sobre o altar. Entrega total é saber que não é o seu emprego que te sustenta, seu cônjuge ou família que lhe alegra, nem que a igreja e pastor é quem te edificam, mas o Espírito Santo. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Rm 11.36).

c)   Confiança

Enquanto a entrega me permite lançar-me nos braços de Jesus, a confiança me dá uma fé capaz de ouvir a voz de Deus me dizendo para avançar, é o mesmo que aquela brincadeira em que um indivíduo é vendado e outra pessoa o guia às atividades. Não entendemos muito daquilo que Deus nos ordena fazer, mas precisamos confiar nas suas palavras e obedecer, assim como vemos em Hebreus 4.16.

2.0       PREPARE-SE PARA O AVIVAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

Há mais lições importantes em Ezequiel 47, mas vamos apenas nos dedicar a mais uma, um Rio de vida que passa por todos os lugares levando... VIDA.

O Espírito Santo é o Rio de Vida de Deus. Quando abrimos o nosso coração para Jesus entrar, na verdade o fazemos somente porque o Espírito Santo correu com seu rio em nossa vida, nos moldando e nos apresentando o nosso Senhor (Jo 16.12-15). Cada detalhe de nossa vida foi guiado e guardado pelo Espírito Santo para tomarmos a decisão de nos entregar a Cristo. Mas há que se perceber um assunto importante quando falamos de salvação e a ação do Espírito Santo, suas gotas nos atingiram, mas precisamos mais do que isso, pois o ambiente em que vivemos não contem vida, não está saneado, mas encontra-se sujo, entregue ás impurezas mundanas.

Quando olho para Ezequiel 47, vejo mais do que um avivamento individual, mas entendo que quando o Espírito Santo toma sua igreja, na verdade corre por ela e através dela. Neste caso, precisamos buscar o rio de Deus para correr pelo nosso bairro, assim como vemos em Ezequiel 47.8,9, já que por onde o rio da visão passava tudo transformava, todo ganhava vida.

Penso que precisamos de um avivamento em nossa igreja, nesta geração, pois, na atualidade pregamos, mas nossa mensagem não é entendida, oferecemos a cura, mas as pessoas não a desejam, oferecemos ajuda, mas as pessoas permanecem encharcadas no pecado e em suas amarguras, morte e fome. Precisamos do Espírito Santo correndo pelas ruas de nosso bairro, nas casas de nossos familiares e na maioria de nossas próprias casas, já que muitos de nós não ganhamos nem nossa família para o Senhor.

Meu desejo é que busquemos juntos o Espírito Santo como igreja a ponto de através de nós fluir rios de água viva, assim como diz as Escrituras em João 7.38,39:

“...Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”.

Conclusão

Se queremos que o Espírito Santo flua através de nossas vidas, então precisamos nos aprofundar no seu rio, ou seja, buscar viver a vida santa diante de Cristo, nos render a Ele e Obedecer. Esse é o segredo para provarmos da presença do Espírito Santo, sermos cheios Dele e mais, oferecer às pessoas. Mas para isso é necessário mais, que Ele se derrame poderosamente sobre nós, para isso, precisamos apenas busca-Lo com intensidade, já que não depende de nós, mas de sua misericórdia e graça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário