domingo, 31 de janeiro de 2016

PREPARANDO O CORAÇÃO, OBRA DO ESPÍRITO SANTO

PREPARANDO O CORAÇÃO, OBRA DO ESPÍRITO SANTO
“O Tempo de Preparo”

Genesis 1.1,2

1No princípio Deus criou os céus e a terra.2Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

INTRODUÇÃO
Caos completo, isso é a definição da criação inicial de Deus. Não havia forma, vazia, sem expressão e indefinida, não que o Senhor quisesse que ficasse assim, mas vemos que este tempo foi necessário na criação, tanto, que o narrador de Genesis nos dá esse detalhe impressionante.
Há que se entender que toda a criação começa com o caos, com o vazio, com a indefinição, assim foi também com os seres humanos, foram criados da mesma forma, sem definição completa, mas aos poucos o Senhor foi dando forma a esse, que seriam a maior expressão divina em toda a criação.
Quando vemos a criação do homem, a primeira impressão que dá é justamente a de que não estava completo, mas precisava de algo mais (Gn 2.7). Vemos que primeiramente o Senhor toma o pó da terra, em seguida forma o homem, para daí soprar em suas narinas a sua porção, diferente de todas as outras obras, o ser humano recebeu a porção divina, uma parte do Espírito de Deus. Mas depois de tudo isso, vemos que a vida do homem ainda não estava pronta, pois precisava de uma ajudadora, neste caso, homem e mulher seriam em fim completos (Gn 2.22-23).
Comparando todos os pontos da criação divina, vemos que tudo se inicia com o caos. Mas quando Deus põe a suas mãos e começa seu trabalho de acabamento, tudo fica diferente.


TRANSIÇÃO
Na vida do ser humano, o Espírito Santo precisa pôr as mãos para dar sentido, completar, neste caso, deixemos o Espírito Santo fazer a obra neste dia!

1.0       AINDA QUE NÃO VEJAMOS, ELE SABE O QUE FAZ
Assim como a Terra, que no início da criação era sem forma e vazia, o ser humano começa sua vida indefinida e sem sentido, ao que vemos o autor de Eclesiastes nos dizendo que tudo nesta vida é sem sentido, um sopro, uma vaidade, nada de coisa nenhuma (Ec 1.2).
Voltando ao seu próprio passado nesta noite, provavelmente você vai lembrar que muitas das coisas que aconteceram não fizeram, naquela época, sentido algum. Pois é, mas há pessoas que hoje podem pensar que sua vida não tem sentido, não há motivos para continuar, ao que devo lhe dizer: Faz sentido somente com o manuseio, a manufatura do Espírito Santo em nossas vidas.
Ao ver Genesis 1.2, percebemos que no meio do caos uma pessoa estava presente, e da mesma forma há uma pessoa que se importa com você, sempre se importou e hoje quer lhe dar sentido no existir. Quando vejo Genesis 1, não vejo muito sentido ou propósito numa terra sem forma e vazia, mas aos poucos vai ganhando brilho, pois o Criador faz a pintura e o Espírito Santo dá vida, cria o movimento, se move sobre a face das águas.
Tantas coisas que passou até hoje, foram apenas os detalhes da tela de pintura da sua vida. Me lembro de uma música de Stênio Marcos, intitulada “OTapeceiro”. A história da canção é baseada numa mensagem que ouviu certa vez de seu pastor e contava o que um tapeceiro faz.
Nenhum tapeceiro vê o que está tecendo, mas sabe muito bem o que quer ver ao final do seu trabalho. Acontece que para tecer um tapete, o tapeceiro tece do lado do avesso, e vai colocando os fios, dirigindo a prensa, aperta e faz todo o esforço. Alguém que vê o tapeceiro a tecer, pode se perguntar: Mas como fica lindo o trabalho sem ele visualizar? Pois é, na verdade ele sabe bem o que faz e não dá ponto sem nó, como diria o ditado popular.
Cores fortes, escuras, claras e de todos os tons, essa é a obra do tapeceiro, ao que vemos que o Senhor é quem nos dá cor à vida, e mesmo nos momentos em que ele usa uma cor forte, ou uma cor que não nos agrada, na verdade é necessário. Ele jamais se engana, sempre sabe o que será melhor para nós, neste caso, precisamos ser pacientes como Ele para apreciarmos o tapete ao fim do trabalho, não reclamando dos apertões e cores escuras em nossa vida, ou dos fios que aparentemente não se encaixam.
Isso também vemos nas Escrituras, quando lemos em Jeremias 18.2-6:
2"Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem".
3 Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. 4 Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.
5 Então o Senhor dirigiu-me a palavra:
6 "Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro? ", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.
O Senhor é como um artífice, um artista e sua obra somente estará completa quando desejar. Tudo o que passou até aqui, tendo ou não, fazendo ou não sentido, foi obra de Deus e Ele sabe o que quer, basta esperarmos, ouvirmos a sua voz e deixarmos Ele mesmo trabalhar.

2.0       DEIXE A OBRA CONTINUAR
Toda a obra de Deus foi concluída, mas infelizmente um dia o ser humano decidiu começar a fazer por si mesmo, ao que a isso damos o nome de pecado, ou seja, a vontade de viver longe doas caminhos do Senhor.
Algumas pessoas permanecem longe dos caminhos do Senhor por causa de seus vícios, cigarro, álcool, jogos e afins, e talvez você me pergunte o porquê isso é pecado, e então tenho que lhe falar que Deus é suficiente para te trazer alegria, Ele é suficiente para te aliviar as tenções e seu Reino tem muito trabalho prazeroso, então não podemos trocar isso pelo álcool, cigarro, drogas e jogos, por isso vícios são pecados.
Além disso, devemos cuidar do templo do Espírito Santo (1Co 6.19), então, este corpo em que julgamos ser nosso, na verdade, deve ser cuidado, pois é propriedade do Santo Espírito.
Por que então jogar coisas para dentro do corpo que podem prejudica-lo?
Mas há outros pecados tantos que devemos confessar, mas para isso, é preciso que abra o seu coração para o Espírito Santo, pois Ele é quem pode convencer, pois diz a Palavra de Deus em João 16.8: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.
Para darmos glória a Deus verdadeiramente, não apenas da boca para fora, para estarmos finalizados como obra de Deus, como arte do Criador, somente poderemos, se nos arrependemos de nossos pecados, ao que chamamos isso de novo nascimento.
Novo nascimento é o ato de deixar as coisas que desagradam a Deus e viver somente para Ele. É como se morrêssemos para nossos desejos, nossas ambições, nossos prazeres e por fim nascêssemos para as coisas de Deus (Jo 3.1-5).
O Novo nascimento é a Salvação em Jesus e o batismo é a confirmação de que isso aconteceu, por tanto, se não se arrependeu de seus pecados e foi batizado, então não houve nada em sua vida, a não ser um banho no batistério. Isso é muito sério, pois salvação é o ato de aceitação de Deus em relação ao homem, pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus, ou seja, não podem Lhe dar glória, não cumprem o seu propósito (Rm 3.23). Assim também, caso não nos arrependermos dos nossos pecados, automaticamente estamos mortos, mas desta vez para a eternidade, ou seja, passaremos a eternidade longe de Deus, ao que chamamos de inferno (Rm6.23).
Então o que resta fazer? Interessante, esta era a pergunta que muitos faziam aos discípulos de Jesus quando o Evangelho era anunciado, e a resposta também era bem simples:
Atos 2.37,38
37Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?”
38Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Arrependimento dos pecados deve ser acompanhado de confissão (Pv 28.13), então o que precisa fazer hoje é justamente confessar os seus pecados e deixar todos eles para traz, então Jesus lhes perdoará e receberão o Dom do Espírito Santo, conforme vemos em Atos 2. E tenho que lhe dizer, o que é o dom do Espírito Santo: Ele mesmo, sua presença, a Salvação e por fim, a resposta para o que precisamos.

Quer receber o dom do espírito Santo? Então arrependa-se dos seus pecados e entregue a sua vida para Jesus, seus pecados lhes serão perdoados e enfim terá libertação da falta de sentido na vida, além de encontrar libertação de seus vícios, suas mentiras e qualquer outro pecado que lhe prende.

3.0       A OBRA UM DIA TERÁ FIM

Necessário é esperar que o abismo e as águas sejam cobertos pelo Espírito Santo, e talvez é exatamente isso que esteja enfrentando hoje, um abismo, não sabe nem onde vai dar a sua vida, mas saiba, o Espírito Santo pode te levar ao fim da sua obra, ou seja, à finalidade pela qual você foi gerado.
Devemos entender o motivo pelo qual fomos criados, para assim sabermos que não é por acaso. Para isso, vamos ao texto de Genesis 1.31: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia”.

A criação de Deus somente teve um início turbulento e sem sentido, mas á medida em que as coisas iam tomando forma, tudo começava a fazer sentido. Assim é em nossas vidas, conforme entendemos o que Deus está fazendo, tudo ganha forma, tudo começa a fazer sentido.
A Terra foi criada sem forma e sem nada, vazia, mas quando entendemos a criação e que o Espírito Santo se movia sobre a face das águas, vemos claramente que Ele não deixou a sua criação um momento sequer, mas acompanhou tudo de perto e mais, sabia sua finalidade, o propósito de sua criação.

O nosso planeta, o cosmos e tudo o que existe servem para dar glórias a Deus, mas não é somente isso, servem de abrigo para os seres viventes que podem também dar glória a Deus e não é tudo, cada detalhe da nossa vida é para dar glória a Deus, por isso eu e você fomos criados. Mas devemos ainda assim, entender nosso propósito específico.
O Espírito Santo não é somente o poder criativo de Deus, Ele é uma pessoa que manifesta a sua vontade em nós, paira sobre a nossa vida como no princípio sobre a face das águas. Ele não está somente verificando no que vai dar a sua vida, na verdade Ele se move em você, basta perceber.
Sua vida tem sentido, mas precisa crer, precisa buscar o Espírito Santo, então saberá qual é sua função, qual os seus dons e qual a sua finalidade e então começará a dar glória que é devida ao Espírito Santo, que é Criador, mas também àquele que não descansa, mas acompanha a sua obra até o fim.




CONCLUSÃO

O Espírito Santo é Criador, mas é aquele que nos acompanha enquanto vivíamos em uma vida sem sentido, mas o mais importante, é que mesmo numa vida sem forma e vazia, Ele convence do pecado, da justiça e do Juízo e em fim dá sentido, transforma e liberta para podermos cumprir nosso propósito que é o de dar Glória a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário