quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Jesus, A Promessa de Deus

Resultado de imagem para manjedoura
Jesus, A Promessa de Deus



Lucas 1.26-38

26No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia, 27a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. 28O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”
29Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. 30Mas o anjo lhe disse:
“Não tenha medo, Maria;
você foi agraciada por Deus!
31Você ficará grávida
e dará à luz um filho,
e lhe porá o nome de Jesus.
32Ele será grande
e será chamado
Filho do Altíssimo.
O Senhor Deus lhe dará
o trono de seu pai Davi,
33e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó;
seu Reino jamais terá fim”.
34Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem?”
35O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. 37Pois nada é impossível para Deus”.
38Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou.

INTRODUÇÃO

Israel sempre passou por maus momentos em sua história, desde quando foi formada com os patriarcas e o momento mais trágico, na minha opinião, foi quando Deus executou o seu juízo por causa dos pecados, e isso cumprindo as palavras dos profetas (Is 7; 17; Am 9).

Momentos trágicos profetizados tão bem pelos profetas, foram também semeado pelo povo de Deus porque rejeitaram o Senhor e se curvaram diante de outros deuses. Deus lembra da fidelidade passada de Israel com lamento (Jr 2.2), mas manda castigo, países de todos os lados ameaçariam a integridade de Israel pela desobediência. De fato, foi o que aconteceu, primeiro os Babilônios, depois os persas, gregos e por mais de 300 anos, os romanos, até a cristianização do império. Mas isso somente falando em história clássica, pois na verdade a perseguição contra esta nação continua até os nossos dias.

Todos os impérios foram catastróficos para os judeus, mesmo os que eram de certa forma benevolentes, pois como os gregos, por exemplo, que liberaram o culto e até a composição da Bíblia hebraica, davam diretrizes a cerca da religião. Quanto aos romanos, bem, este é o pior império que a terra já viu, pois devastava tudo e todos para dar a sua cara, seja na política, na religião ou cultura e neste ponto, muitos judeus foram mortos durante o tempo em que Roma subjugou o território Israelita.

É neste contexto que aparecem as primeiras profecias claras sobre o Grande Messias (do hebraico Mashia, que quer dizer Ungido). Os profetas começam a falar do Rei que viria a libertar a Israel do jugo opressor nos meados de 700 anos antes de Cristo, ou seja, antes mesmo do exílio da Babilônia, o que nos traz ainda mais assertividade e certeza de que as profecias a respeito do Senhor Jesus se cumpriram.

Maria, José, Zacarias e Ana são personagens de um cenário bem conturbado na história de Israel, mas fazem parte do plano de Deus para a libertação do povo, não como o povo pensava, assim como não pensa hoje, mas certamente Deus cumpriu seu propósito e suas promessas.
  
Hoje veremos à luz das Escrituras, promessas de Deus para nós e como recebe-las.

Desenvolvimento

Já vimos como era o cenário no tempo em que Jesus foi anunciado a Maria e podemos comparar aos nossos dias. Temos vivido a maior crise financeira, política, institucional, e outras de mais de 60 anos em nosso país e posso afirmar que não é somente por aqui, mas pelo mundo afora. Assim se sentiam o povo na época em que Maria recebe o anjo do Senhor para anunciar Jesus.

Maria era uma moça, ao que tudo indica, por volta dos 15 anos de idade. Prometida em casamento a José, era como um noivado, mas com alguns compromissos que atualmente só acontecem no casamento, visto que naquela época o casamento se dava em pelo menos 3 etapas distintas até a consumação. Não sabemos muito sobre a pessoa de José, mas sabemos que era um homem justo e bom (Mt 1.19). Podemos também deduzir que eram pessoas tementes a Deus, pois cumpriam os mandamentos e inclusive tinham uma vida de devoção (Mt 1.24; 2.14; Lc 2.21-24; 2.41), e quando o Anjo anuncia a Maria o motivo de sua visita, deixa claro que ela era uma mulher diferente “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” (v.28).

Hoje Deus procura pessoas que são diferentes, pessoas que buscam a Deus, assim como Maria, pessoas que tem Deus consigo. Pessoas que obedecem a Deus e guardam os seus mandamentos, são estas que Deus está a procura para serem portadores de salvação e graça que transborda, assim como Maria.

Assim como Maria, precisamos receber a Jesus, mas não somente isso, fazê-lo crescer em nós e por fim, oferecê-lo ao mundo todo.

O Anjo dá algumas dicas a Maria para o cumprimento da profecia de Salvação, vamos ver elas e o que podem nos dizer neste dia em relação a nossa conduta:

a)   Não tenha medo, você foi agraciada (v.30)
Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

Não podemos ter medo de receber a Jesus, nem de viver com Ele dentro de nós. Maria ficaria grávida, Jesus estaria sendo gerado dentro dela, assim também acontece espiritualmente conosco. Quando recebemos a Jesus, sentimos como se Ele estivesse crescendo a cada dia dentro da gente, dando a impressão de que a qualquer momento Ele, e não nós passaremos a viver (Gl 2.20; Cl 1.5).

O Apostolo Paulo diz aos gálatas  em Gálatas 4.19:
“Meus queridos filhos, eu estou sofrendo por vocês, como uma mulher que tem dores de parto. E continuarei sofrendo até que Cristo esteja vivendo em vocês.”

b)   Coloque o nome do menino Jesus (v.31)
“Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.”
Jesus vem do nome aramaico YESHUA, que quer dizer: YAVÉ SALVA. Este era um nome muito comum no tempo em que Maria e José receberam esta orientação do anjo, inclusive, muitos outros salvadores surgiram com este nome ou não, como a Bíblia afirma em (At 5.35-37).

Atualmente tem surgido vários salvadores da pátria, sejam juízes, representantes do ministério público e outros tantos, como pastores, familiares que sempre tem resposta para tudo e muito mais, mas Somente Jesus é a Salvação de verdade. Jesus Cristo, filho de Deus é quem pode te trazer salvação definitiva, seja dos pecados e qualquer outro perigo que esteja enfrentando!

c)    O Pai da Criança será Deus e reinará para sempre (v.32, 33; Sl 110)
32Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.

Deus é o Rei de todo o universo, e Ele deu todo o domínio e poder a Jesus (Fl 2). Nem todos os seres humanos são filhos de Deus, mas apenas aqueles que entregaram a sua vida a Jesus, o único filho autêntico (Jo 1.12; 3.16). Como filhos de Deus, reinamos com Jesus em seu reino, pois fomos convidados por Deus para nos fazer uma nação toda de Reis e sacerdotes (1Pe 2.9). Se somos filhos de Deus por Cristo Jesus e reis e rainhas no Reino de Deus, então devemos ter atitudes de reis e filhos de Deus, assim como Jesus.


d)   A Impossibilidade de Gerar não pode ser empecilho para Deus, o Espírito Santo é quem faz (vs. 34,35)
“Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem?”
O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”

Todas as pessoas que foram chamadas por Deus para alguma coisa e levantaram desculpas, o Senhor questionou até que o chamado fosse aceito, mas percebemos que Maria era diferente, ela não apresentou desculpas, mas disse qual era a sua real condição e no fim, vemos sua obediência.

Moisés disse que tinha problema na fala (Ex 4.1-17), Gideão disse que era o menor (Jz 6.11-16), Jeremias disse que era apenas uma criança (Jr 1.6). Qual é a sua desculpa para o chamado de Deus? Assim como foi com os homens citados, Deus vai por sua desculpa por terra, então, olhe para dentro de si e veja que não é você, mas Deus quem faz, e como veremos, nada é empecilho para Ele.


e)   Nada é impossível para Deus (vs.36,37);

“Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”.

O que te impede de gerar Jesus em você e no coração de outras pessoas? O que tem te impedido para alcançar os sonhos de Deus? Maria tinha uma impossibilidade, não uma desculpa, mas nós fazemos de nossas impossibilidades nossas desculpas. Como alguém que está a procura de um emprego, mas não vai atrás porque não tem qualificação, alguém que quer uma casa, mas não vai atrás porque não tem dinheiro. Falta fé ou só temos desculpas?

Creia o Senhor Jesus é o Deus do impossível!!!

Alguém diz que tudo tem solução, exceto a morte, mas devo corrigir este ditado, pois até a morte Jesus venceu, então, o que é impossível para Ele?

Deus nos responde algumas perguntas em Romanos 8.31-39:

31Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! 32Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? 33Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. 34Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. 35Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? 36Como dizem as Escrituras Sagradas:
“Por causa de ti
estamos em perigo de morte
o dia inteiro;
somos tratados como ovelhas
que vão para o matadouro.”
37Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. 38Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

Por fim, Maria dá uma resposta ao Senhor:

“Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. (v. 38).

O Senhor quer uma reposta de nós hoje, aceitamos o chamado para receber a Jesus, vivermos com Ele e proclama-lo ou não? Faça hoje mesmo a sua nescolha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário