quarta-feira, 20 de maio de 2020

Apocalipse em Gotas Episódio #02 – Melhor começar com um Glossário




Vou fazer aqui uma espécie de glossário escatológico. Vou tentar ser o menos técnico possível e o mais abrangente, numa linguagem nada acadêmica.

Importante saber 3 coisas para esse episódio: 1 – Não vamos estudar tudo de uma só vez, então é só uma degustação, um aperitivo. Por isso, vai faltar muita coisa que vou falar especificamente mais lá na frente, não seja ansioso, olha o que a Bíblia diz! 2 – Não vamos abordar nesse glossário todos os termos adotados na escatologia, é só para nos nortearmos no assunto e pesquisar mais; 3 – mesmo sendo rasos aqui, você pode aprender muita coisa e se preparar para os tempos que virão, por isso, fique atento!

Para embasamento, selecionamos alguns dos textos bíblicos de cada tema, não seremos exaustivos na seleção de todos os textos que falam do assunto, porque isso nós podemos encontrar em muitos materiais, inclusive em chaves bíblicas e Bíblias de estudo muito boas para isso. Lembre, nossa intenção é um panorama, não um estudo aprofundado. Nesse caso, escolhi os textos bíblicos que na minha ótica fazem sentido para um glossário, não para um estudo aprofundado do tema.

Vamos começar do começo!

EVANGELHO – Sim, por mais que seja um termo muito corriqueiro para os cristãos, há muita distorção com esse termo. O termo Evangelho tem duas principais conotações para nós estudarmos Escatologia, a primeira é com relação ao texto do Novo Testamente, em especial os 4 livros (Mateus, Marcos, Lucas e João). A outra aplicação, é o conceito mais profundo, querendo dizer proclamação das Boas Notícias a respeito do Reino de Deus. Jesus disse em Mateus 24.14: “E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo a todas as nações, e então virá o fim.”

CRENTES – Pessoas que creem na mensagem do Evangelho – Durante séculos foi sinônimo de cristãos, regenerados, eleitos, dentre outros, mas aqui cabe uma ressalva, no século 20, muitos teólogos evangélicos tem afirmado, como é o caso de John Stott, diz que o termo mais adequado é discípulo, porque, na prática, o crente apenas crê, quando o discípulo, ele a partir da regeneração, ou seja, do ato em que creu e Jesus passou a viver em sua vida, tem sua conduta pautada pelas palavras de Jesus, então passou da morte eterna para a vida. Já o crente, apenas crê.
Vamos à Bíblia? Jo 1.12; Tg 2.14-26.

ÍMPIO – o contrário de regenerado é o ímpio, que não observa a piedade, ou seja, não está nem aí para as coisas de Deus, mas vive como se a eternidade não existisse. Nesse caso, o ímpio vive na prática do pecado.
Vamos à Bíblia? 2 Co 4.3,4; Hb 2.14,15; Ef 2.1,2; Rm 6.23.

MORTE – Aqui o negócio complica um pouco, porque temos pelo menos 3. A primeira que percebemos é a morte do corpo, embora na Bíblia, a primeira apresentada é a da Alma. Puxa, agora piorou. Tá, vamos tentar descomplicar: 1 – A Morte da Alma ou morte espiritual foi a primeira a aparecer na Palavra de Deus, porque representa o estado de separação entre Deus e o homem e a 2 – Morte é a morte Física,  mais fácil de explicar porque todos já vimos ao vivo e a cores do que se trata. Essa morte só chegou no mundo, por causa da primeira, porque Deus fez o homem com o desejo da eternidade, mas a vida aqui neste terra é finita, e em no máximo em 120 anos, ela se acaba. Para restaurar o sentido da eternidade, Deus enviou Jesus, seu único Filho, para que tivéssemos a Vida eterna. Mas então, o que quer dizer a 3ª Morte? 3 – A Morte Eterna é o estado final daqueles que não se encontraram com Deus através de Jesus.
Vamos à Bíblia?
Gênesis 2.17; 3.22-24; Eclesiastes 3.11; João 3.16.

SALVAÇÃO – Salvação é o termo que define o ato de Jesus em livrar o ser humano do pecado e seus efeitos sobre a eternidade. Trata-se de um ato da graça divina e não podemos pagar, comprar ou merecer.
Vamos à Bíblia? Efésios 2.1-10; Tito 3.3-7.

CÉU – Há pelo menos 3 aplicações para a Palavra céu no contexto bíblico: 1 – O céu visível atmosférico, hoje chegamos a ele pelas aeronaves, por exemplo e traspomos as nuvens. 2 – Céu astronômico, em que vemos o sol, à noite, muito além das nuvens, vemos a lua e as estrelas; 3 – A morada de Deus – nesse caso, não há um lugar físico para isso entre os céus e a terra, mas como diriam os físicos cristãos: uma outra dimensão. Não existe na Bíblia uma descrição exata do que é o céu, porque tudo o que temos são figuras de linguagem, e até o apóstolo Paulo, que esteve lá nos diz que viu coisas indizíveis. Muito cuidado com as experiências que as pessoas dizem que tiveram no céu ou no inferno, porque nem mesmo a Palavra de Deus descreve esse lugar com clareza.   
Vamos à Bíblia? 2 Co 12.1-4; Fl 3.20; Ap 22.4,5

INFERNO – Um lugar de castigo eterno que ainda não foi inaugurado em nosso tempo, mas na eternidade foi preparado para Satanás, seus anjos, o Anticristo, o falso profeta e todos
Vamos à Bíblia?  Mt 25.41; Ap 19:19; 20:10;14,15.

VIDA ETERNA – O contrário de morte espiritual, a vida eterna é a recompensa para todos os que creem que Jesus é o Filho de Deus e buscam viver de acordo com a Palavra de Deus.
Vamos à Bíblia?
João 3.16; João 10.28-30; 1 Pedro 5.10; 1 João 5.11,13

HUMILHAÇÃO – Estado de Cristo quando deixou a sua glória, sendo Deus se humilhando para se fazer carne e ser um ser humano simples. Vamos à Bíblia? Jo 1.1-14; Fl 2.6-8; 2Co 8.9


EXALTAÇÃO – Quando Jesus ressuscitou e ascendeu aos céus, passou do estado de humilhação para o de Exaltação, ou seja, voltou a receber a Glória que Ele tinha antes de se tornar carne. Vamos à Bíblia? At 7.55; Jo 17.5; Fl 2.9-11.

GLORIFICAÇÃO – Semelhante ao que aconteceu com Jesus, quando passou do estado de humilhação para a exaltação, o momento de glorificação, é quando o ser humano regenerado por Jesus recebe a preparação para a eternidade, ou seja, tem esse corpo corrompido e alma desastrosamente manchada pelo pecado transformado e como o próprio termo diz: Glorificado. Vamos à Bíblia? Rm 8.23,24; 13.11; 1Pe 1.3-5; 2.1,2; 1 Jo 3.2; Lc 20.35,36.


Apocalipse – Essa Palavra ganhou um significado totalmente diferente do que ela realmente tem. Apocalipse significa desvendar, revelar, tirar o véu de sobre. O Livro que traz seu nome, na verdade não revela muita coisa a todos os seres humanos, mas apenas aos regenerados. Sim, a mensagem do apocalipse nem é para os que não creem em Jesus. Aliás, João envia o livro do Apocalipse como carta apenas à Igreja. O termo apocalipse ganhou um novo significado, justamente porque as pessoas não compreendem a mensagem que esse livro traz: Esperança. Sabe porque as pessoas tem medo? Por causa da figura de linguagem que ele carrega, e não tem o Espírito Santo para iluminar na interpretação, nem tem paciência para chegar ao fim da história, quando os que creem são recompensados e finalmente livre da morte física, da alma e a morte eterna. Quando falamos de textos apocalípticos, estamos falando de textos do Antigo e Novo testamento que tratam de escatologia, como Daniel no Antigo Testamento e Apocalipse no Novo, mas temos muitos mais, como Mateus 24 e 25 e trechos de 1 e 2 Tessalonicenses, por exemplo.
Vamos à Bíblia? Ap 21.1-5; 22.1-5

PAROUSIA - VINDA DE JESUS – A Bíblia cita duas vindas de Jesus à Terra. A primeira vinda é aquela retratada nos Evangelhos, e aqui vai algo importante: Jesus veio em Carne, ou seja, corporalmente num estado de humilhação. Nasceu de uma mulher, sendo gerado nela pelo Espírito Santo; Jesus, em sua primeira vinda, nasceu com uma criança, cresceu e morreu como adulto; Ressuscitou e subiu aos céus em corpo físico glorificado – A segunda vinda é também intitulada de Parousia, do grego chegada, vinda. Essa segunda vinda será visível a todos os moradores da terra, será rápida e inesperada. Não tem hora nem dia marcados na agenda humana, mas é determinada por Deus. Aquilo que alguns intitulam como terceira vinda é o retorno de Jesus como Rei de todas as nações, nesse caso, Jesus virá governar a Terra com os salvos, aqui há muita controvérsia.

Vamos à Bíblia?
 Mt 1.18-25; Lc 2.1-7. b) Jo 1.14; Fp 2.5-8. Mt 27.45-56; Mc 15.33-41; Lc 23.44-49; Jo 19.28-30.  Mt 28-1-20; Lc 24.1-12; Jo 20.1-9; At 1.1-9.  Mt 24.29-31; Mc 13.24-27; Lc 21.25-28; 1Ts 4.15.  Mt 24.27; Ap 1.7


ESTADOS DA ALMA – Esse tema é muito abrangente e extenso, mas simplificando bastante, Vamos conversar sobre três estados da alma: 1 – Estamos vivos, então estamos em corpo alma e/ou espírito, depende se você é dicotomista ou tricotomista; 2 – O segundo é o que os teólogos chamam de ESTADO INTERMEDIÁRIO DA ALMA, que segundo a teologia é o tempo entre a morte física e a ressureição – Neste ponto se discute desde sempre algumas questões: a) os mortos estão num estado de inconsciência ou subconsciência; b) Os que morreram regenerados estão num estado de sono; c) os mortos aguardam num lugar preparado, ao que os que pensam assim, entendem como na parábola do rico e Lázaro, ou seja, um lugar chamado Sheol (hebraico) ou Hades (grego) é um paraíso para os santos e um abismo terrível para os ímpios. D) o que vem ganhando mais espaço entre os estudiosos nos últimos anos é justamente um sentido em que quando se morre, muda-se de dimensão, nesse caso, o tempo deixa de existir e não temos a real compreensão do que e como ocorre fora da vida, algo que faz todo o sentido. 3 – Por fim, o terceiro estado se divide em 2: a) O destino dos regenerados é a vida eterna ao lado de Cristo; b) O estado dos ímpios é a morte eterna, ou seja, totalmente longe de Deus, ao que chamam de inferno.
Vamos à Bíblia? Dn 12.2. Mt 25.1-46; 2Ts 4.13-18.


MILÊNIO – É o termo adotado pela teologia no campo da escatologia para tratar do tempo em que Jesus renará na Terra com os Santos, sendo pelo menos 3, que vamos falar com mais detalhes daqui a algumas semanas. A princípio, existem 3 principais teorias sobre o milênio: a) Amilenismo; b) Prémilenismo; c) Pósmilenismo.
Vamos à Bíblia? Is 2.1-4; Dn 2.44; Ap 5.10; Ap 20.1-3;


RESSURREIÇÃO – Assim com Jesus ressuscitou 3 dias após a sua morte, todos os mortos vão ressucitar quando jesus voltar. Quando se trata de Ressurreição na escatologia, se fala em especial, desse momento, que creem tantos os judeus, os Cristãos e os mulçumanos.
Vamos à Bíblia? 1Co 15.1-58 ( o maior tratado sobre o assunto); 2Ts 4.13-18.


BESTA – Também conhecido como Anticristo, Filho da perdição, Falso Cristo ou Falso Messias, é o governante que trará paz ao mundo por um tempo, mas logo em seguida subjugará o mundo todo trazendo o que é conhecida na Bíblia e escatologia como a grande tribulação.
Vamos à Bíblia? 1 Jo 2.22; 2Ts 2.3,4; Mt 24.24; 1Jo4.3; Ap 13.

TRIBULAÇÃO – Tribulação se refere ao período que nas principais vertentes de interpretação será de 7 anos, dividios em 2 períodos de 3 anos e meio ou não. Algo que vamos falar bastante lá pra frente. A tribulação é um períoro da história da humanidade, pior do que qualquer coisa que já aconteceu, conforme diz Daniel e Jesus.
Vamos à Bíblia? Jr 30.7Dn 9.27; Mc 13.19,20; Mt 24.15-21; Lc 21.11; Ap 6.15-17;


FALSO PROFETA – Se trata do parceiro inseparável do Anticristo, aquele que vai anunciar a chegada dele. É a versão malévola de João Batista, ou Elias, que vem anunciando o Messias.
Vamos à Bíblia? Mt 24. 1Jo4. Ap 16.13;


TRONO - JUÍZO – Quando se vê a expressão trono nas Escrituras, devemos entender como governo, mas muitas vezes. Está ligada a julgamento, como é o caso na versão apocalíptica. Alguns falam em Tronos, por entenderem que se trata de mais de um julgamento. O que se sabe, é que Jesus julgará a humanidade haverá separação dos justos e injustos, bodes e ovelhas, crentes e incrédulos, regenerados e ímpios... acho que entendeu.
Vamos à Bíblia? Mt 25.31-46; Rm 2.6; 2Co 5.10; Ap 20.12-15

2 comentários: