quarta-feira, 24 de março de 2021

8Minutos de Saúde Emocional - Episódio #04 Atividade Física

Estamos no quarto episódio de 8Minutos de Saúde Emocional, e já vimos 2 dicas para uma vida emocionalmente saudável, a fé e a família. Hoje vamos falar em algo que parece um clichê, mas de verdade faz toda a diferença e eu já comprovei: Atividade física muda em tudo a vida das pessoas.

Antes de entrar no assunto propriamente dito, precisamos entender um pouquinho de como funciona nossa essência. Somos seres humanos, e como tais, temos uma essência integral, mas que se define em 3 faces diferentes. Note que disse integral, então não tem como separar esses 3 elementos, caso contrário, não existe ser humano.

Vamos lá! Humano, vem da palavra “humus” do latim, que significa terra, e em muitos dos idiomas antigos, como hebraico tem a mesma origem. De forma bem direta e me apegando aos ensinos antigos da humanidade... olha aí a palavra de novo... os seres humanos são formados de elementos da própria natureza, ou seja, um punhado de matéria orgânica, química e minerais, claro, sendo bem simplista porque só temos 8 minutos!

Partindo desse princípio, somos matéria do próprio planeta, assim como todos os outros animais. Mas temos algo que nem todos os animais tem, e num estudo mais aprofundado da biologia do cérebro, você vai perceber que nosso cérebro tem mais partes do que os outros seres vivos, ou seja, nossa massa encefálica e os outros componentes neurais são um tanto mais complexos do que os outros seres vivos. Uma explicação bem convincente, no meu ponto de vista é que somos seres emocionais, ou seja, nossa composição propicia que tenhamos emoções e intelecto. Mas ainda, creia você ou não, temos uma questão que nos leva a querer algo além do que vemos, e nesse sentido, somos também espirituais. Pensando assim, temos o que alguns chamam de tricotomia ou dicotomia, como os filósofos gregos criam: Somos materiais e não materiais ao mesmo tempo. Bem, como disse, não creio em três ou duas partes, mas no ser humano integral, não tem como definir até onde vai uma parte ou outra, porque se acaba um desses, acaba a vida, nesse sentido, somos integrais.

Pensando nesse conceito, fica mais fácil de entender o porquê atividade física é importante. Ora, se é tudo interligado, então, cada elemento de nós precisa estar bem, para que o conjunto assim esteja. Claro que existe uma explicação científica para isso tudo, envolvendo a bioquímica e anatomia cerebral, mas não vamos nos concentrar nisso, mas sugiro que pesquise sobre neurociência, em especial uma neurocientista muito famosa que gosto muito de ouvir chamada Rosana Alves. Estes cientistas falam muito de neurotransmissores, hormônios como a serotonina e endorfina (os dois mais conhecidos) e como eles se comportam no organismo e como conseguir o equilíbrio entre eles.

Falando de forma resumida, sobre o assunto e de forma mais científica, as atividades físicas melhoram a saúde mental em processos que normalizado a resistência à insulina, aumentando os hormônios e neurotransmissores naturais associados ao bem estar e ao controle de humor, incluindo endorfinas, serotonina, dopamina, glutamato e GABA. Os exercícios, além de promover a síntese de neurotransmissores e hormônios, ajudam a eliminar do organismo, substâncias associadas ao estresse, que desencadeiam outros problemas emocionais e mentais.

Eu conheci o esporte quando adolescente, mas depois de um tempo, as longas atividades laborais e estudos, me impediram de continuar, embora hoje percebo que se tratava apenas de desculpas para eu não fazer, o que me rendeu um enorme preço a ser pago não apenas em consequências emocionais, também físicas, como duas cirurgias na coluna por problemas que eu teria somente na idade avançada, isso se, com a atividade não aliviasse completamente minhas dificuldades. Depois de me recuperar da coluna, que como já compartilhei, se tratou de intervenção médica e muita fé, corri para o esporte novamente e olha, comprovei que ajuda mesmo!

No meu caso, treino Artes Marciais e o melhor, levo meu filho de 11 anos junto, o que me dá ainda maior satisfação. Sabe o que acontece às segundas, quartas e sextas? Vou compartilhar como funciona, não vou esconder nada!!!

Levantamos, trabalhamos e estudamos e ficamos arranjando motivos para não ir treinar, porque temos preguiça e indisposição. Aparece dor de cabeça, resfriado, neuroses rabugentice e tudo o mais para não irmos. Sabe porque vamos? Porque fizemos um compromisso de ir mesmo que esteja tudo horrível, porque já comprovamos que tudo melhora depois. Pois é! Quando saímos da academia, sempre repetimos um para o outro: Já pensou se não tivéssemos vindo? Teríamos continuado naquela situação, mas agora, estamos bem e dá até vontade de ir de novo. Essa nossa sensação é fruto da ação de um hormônio que “recompensa” nosso cérebro!

O ideal é fazer atividade com parceiros, principalmente alguém da própria família, pois isso ajuda em outras questões também. No fim, sua saúde vai agradecer em todas as esferas!

 

Bem, esse foi nosso 4º episódio e semana que vem vamos falar sobre outra coisa muito legal: Hobbies. Não perca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário