quarta-feira, 31 de março de 2021

8Minutos de Saúde Emocional - Episódio #05 Hobbies

Estamos no 5 episódio de 8Minutos de Saúde Emocional e no episódio de hoje vamos falar de coleções de figurinha a alpinismo! Sim, vamos falar daquilo que todo mundo já teve um sonho, mas um dia abandonou! Os hobbies!

Saúde emocional tem a ver com estado de espírito! E nesse episódio quero homenagear minha avozinha Elzira! Sim, foi pensado em conversas que tenho tido com ela que percebi que a saúde emocional pode ser alcançada, dentre outras coisas, com a prática regular de hobbies!

Eu nunca me ative a Hobbies, embora gostasse de muitas atividades de recreação na infância e adolescência, mas assim como no esporte, abandonei todas elas em detrimento da minha própria saúde mental. Gostava de assistir TV, ler, cultivar plantas, em especial bonsais, que são aquelas arvores em miniatura plantadas em pratos. Também sempre gostei muito de música e aprendia tocar alguns instrumentos musicais. Canto é uma paixão desde minha infância, além de tantas outras coisas que sempre gostei de fazer, mas nunca pensei em realizar de forma consciente e intencional. Olha aí as duas palavrinhas mágicas da saúde emocional, consciência e intencionalidade.

Pois é, depois que me vi numa situação bem crítica com o estresse, ansiedade e depressão, busquei alternativas para aliviar a carga, e tentei de tudo o que lia a respeito e uma delas foi prática de hobby. Comecei a me perguntar: Mas como desenvolver um hobby, se não tenho dinheiro para colecionar coisas, ou para viajar? Veja como a gente se tranca em nossas próprias armadilhas mentais. Na minha mente hobby era somente isso, colecionar ou viajar. Pois é, aos poucos, fui percebendo que minhas grandes paixões, como a música e leitura nem precisavam de dinheiro na maioria das vezes, ou baixíssimo investimento. Descobri também que isso faz bem quando penso no que estou fazendo, não porque estou fazendo propriamente dito. Ou seja, tenho que fazer pensando que isso está me aliviando a carga emocional, caso contrário, será apenas mais uma atividade.

Um dia desses estava falando com minha avó, que tem 80 anos de idade e ela me disse que algumas vezes se sente triste e desanimada, mas quando se toca disso, pega seu celular, acessa o Youtube e coloca as músicas que ouvia quando adolescente na roça e tudo começa a melhorar. Recentemente descobri mais um hobby, falando em música... Aprendi a gostar de discos de vinil, ou LPs. Agora dedico horas na frente do toca discos... Mas daí alguns já me criticaram: Mas é só fazer uma playlist no Spotfy ou Deezer e escutar muito mais limpo e já remasterizado. Pois é, mas para quem curte, o prazer é colocar o disco na vitrola, curtir e até o fato de acabar o disco e ter de virá-lo é prazeroso.

Você consegue perceber que algumas coisas não precisam fazer grande sentido, mas precisam ser feitos para gerar prazer?

Falando nisso, eis o mistério cientifico por trás da prática de hobbies, assim como vimos no episódio passado, quando falamos de práticas de exercícios físicos que liberam substâncias em nosso organismo que controlam ou despertam nossa mente, assim também ocorre com a prática de hobbies. Quando temos a sensação de cumprimento de tarefa, a satisfação de cumprir um objetivo, que o que ocorre quando praticamos hobbies, nosso organismo libera uma substância chamada dopamina que traz essa sensação de dever cumprido e causa prazer.

Ter animais de estimação é não apenas um hobby, mas uma forma de amar e ser amado de forma especial. Isso estimula a produção não apenas de dopamina, mas de ocitocina. Aliás, existe um conjunto de neurotransmissores que alguns chamam de “neurotransmissores da felicidade”. Quer saber como conseguir juntar essa trupe? Basta seguir as dicas apresentadas em todos os episódios até aqui.

Dopamina, serotonina, endorfina, ocitocina e outros neurotransmissores que fazem a gente ficar feliz, não são baratos e não estou falando de dinheiro, estou falando tempo! Sim, precisamos nos presentear com aquilo que é mais valioso no mundo atual, embora sempre fosse o maior dom, o tempo. Precisamos investir tempo em nós mesmos, e isso inclui ter boas práticas, dentre elas um bom hobby que nos faça mais felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário