sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A armadilha da aprovação

Chegamos ao Fim da Jornada “Uma Vida com Propósitos”. Este é o último dia de devocionais com este tema, mas espero que tenha o desejo de viver uma vida com os propósitos de Deus!

Amanhã começo outra jornada, que vamos chamar de “O caminho de Restauração”. Espero poder abençoar a sua vida com estes devocionais. Caso queira receber por Whatsapp, basta mandar uma mensagem para 99945-2193 solicitando e terei o imenso prazer de te enviar um áudio todos os dias.

Semanalmente postarei a mensagem completa aqui.

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 42º  e último dia!  
Tema de Hoje: A armadilha da aprovação

Todos nós carecemos de incentivo, encorajamento, mas se somos totalmente dependentes dele, então estamos num mato sem cachorro. Sim, Encorajamento é uma coisa, mas dependência de aprovação é outra, então você não pode viver tentando agradar os outros, nem procurando aprovação desesperadamente. Você nunca vai agradar a todas as pessoas, você nem foi criado para isto, mas para agradar somente a Deus. Muitas pessoas confundem interdependência de dependência e codependência. Vamos as diferenças:

1 – Dependência – Quando você vive sujeito a outra pessoa ou coisa, e se este ou esta falta, então sua vida acaba. Pessoas são dependentes de outras pessoas, drogas e até comportamentos e hábitos. Você somente pode ser dependente de Deus. Caso a sua família, amigos ou vícios mova a sua forma de pensar ou agir, então você precisa rapidamente de ajuda para sair da dependência de pessoas ou coisas e depender apenas de Deus!

2 – Codependência – É justamente o contrário da dependência, ou seja, quando um indivíduo se torna dependente de alguém e a outra pessoa se coloca numa posição de apoiar o dependente, mas se torna dependente desta dependência. Parece estranho, mas na prática é assim que acontece, a pessoa fica presa ao outro, porque acha que se deixar, então a outra vai morrer ou padecer. Você precisa entender você não é todo poderoso, mas falho e dependente de Deus, então aja como tal, deixando que as pessoas vivam livremente.

3 – Interdependência – Quando posso ajudar, mas preciso de ajuda, posso apoiar, mas também preciso ser apoiado. Todos devemos depender de Deus, e todos devemos apoiar uns aos outros.

Sendo interdependente, você aprende que tem algo a oferecer a todas as pessoas, mas não vive pendurado nelas, nem se torna alguém que quer agradar a todos, mas sua vontade é agradar quem mandou que fosse assim, o Senhor Jesus. Não viva tentando agradar as pessoas, mas busque agradar somente a Deus, assim você não precisa ficar mudando de máscaras a cada momento, mas pode ser você mesmo.

O Apóstolo Paulo disse em Galatas 1.10: “Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.”

Não tenha vergonha da sua fé, nem de agradar somente a Cristo Jesus, pois Ele disse: “Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.” (Mt 9.26).

Por fim, como termina “Uma Vida com Propósitos”, quero também terminar aqui com o texto de 1Coríntios 2.9: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”

Jesus lhe faça uma pessoa que Agrada a Ele e o obedeça em tudo!

Um tema para reflexão: A Felicidade é uma escolha minha, não preciso de ninguém para ser feliz
Um versículo para memorizar: Sl 27.10

Uma pergunta para meditar: Que opinião é mais importante para mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário