quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pensando como Servo

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 34º dia! 

Tema de Hoje: Pensando como Servo

Quando falamos de conversão, novo nascimento, então falamos de metanoia, que traduzindo do grego é mudança de mente. Quando se fala de se tornar servo, é o mesmo princípio, pois como vimos antes, quem é transformado por Jesus, automaticamente é um servo de Deus e dos irmãos.

 O verdadeiro servo de Deus pensa e age com pelo menos 5 atitudes que Rick Warren aponta em Uma Vida com Propósitos, vejamos quais são:

1 – O servo pensa mais nos outros do que em si mesmo -  Altruísmo, essa é a palavra que define esta forma de agir. Quem é altruísta pensa como o outro, tenta entender as atitudes e necessidades do outro. O maior e exemplo a ser seguido é o do Senhor Jesus, que se esvaziou de si mesmo, esvazie-se de você mesmo pelos seus irmãos (Fl 2.7).

2 – O servo pensa como administrador, não proprietário – O conceito de mordomia envolve esta forma de agir, pois você precisa entender que nada do que tem é seu, mas quando sua vida é de Deus, então tudo o que possui, na verdade administra para Deus. Seu dinheiro, sua casa, todos os seus bens devem estar à disposição do Senhor (Lc 16.11).

3 – O Servo pensa no seu próprio trabalho, não nos dos outros – Competição, comparação, julgamento e rivalidade não fazem parte do vocabulário e ações do verdadeiro servo. O verdadeiro servo se preocupa em fazer bem aquilo que precisa fazer e não se preocupa com a forma do outro. A Bíblia nos diz que é o Senhor quem determina se os seus servos foram bem sucedidos ou não, e este, definitivamente, não é nosso papel (Rm 14.4).

4 – O Servo fortalece sua semelhança com Jesus – Não é necessário se mostrar aos outros, nem precisa mostrar seu real valor, porque o servo verdadeiro foi comprado pela graça de Jesus mediante seu sacrifício, então quer dizer que o verdadeiro valor deve ser retribuído somente a Jesus. Ser servo é ter a mesma atitude de Cristo (Fl 2; Jo 13.3,4).

5 – O Servo considera o ministério uma oportunidade, não uma obrigação – A verdadeira alegria do servo verdadeiro é o fato de agradar o seu Senhor, neste caso, aprecie servir e não faça por obrigação ou porque mandam, faça com alegria, porque é isso que o Pai deseja.

Jesus lhe aperfeiçoe como servo verdadeiro neste dia!

Um tema para reflexão: para ser servo preciso pensar como servo
Um versículo para memorizar: Fl 2.5

Uma pergunta para meditar: Me preocupo mais em ser servido ou em maneiras de servir outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário