quinta-feira, 31 de outubro de 2013
O Dia de Protestar
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Além da Felicidade
Vimos ao longo desse mês alguns erros que as famílias cometem, a forma correta de agir em alguns desses casos, tudo isso com a devida base bíblica, é claro. Além disso, vimos questões que nos acometem na realidade pós moderna e outras que nos acompanham desde que o mundo é mundo.
Falamos que todos os problemas familiares tem cura, alguns com uma solução tão fácil, que está na ponta língua ou ao alcance das mãos. Outros problemas mais graves somente com a atuação de Deus através do Espírito Santo. Chegamos ao fim de uma jornada de devocionais, mas não incentivamos a parar, muito pelo contrário, nosso desejo é de que as famílias tenham o hábito de procurar diáriamente a face de Deus através de devocionais, leitura da Bíblia e oração, mas queremos ofertar algo mais, cursos que abençoam também a família.
Existem cursos que servem toda a família, como: GFI (Educando Filhos a Maneira de Deus), MMI (Casados para Sempre), Alcançando o coração do seu Adolescente, CROW Finanças, Fé no Lar, Mulher Unica, Homem ao Máximo e ministramos na nossa Igreja o curso que preparamos, chamado Famílias Sem Fronteiras que se dá em três módulos, sendo: Consolidando o Casamento para noivos e casados, Edificando o Lar para casados e Transmitindo Vida para a educação de filhos. Esse curso se dá em 16 semanas e é totalmente adaptado a nossa cultura, sem traduções. Teremos novas turmas no semestre que vem! A turma atual irá se formar no dia 29/06, se você tem interesse em fazer o curso, fale conosco para participar da formatura e conhecer mais sobre ele.
Continuaremos com textos periódicos no blog: www.prmarlonthiago.blogspot.com, acompanhe! Ressaltamos que toda a Honra e Glória são dadas a Deus na nossa caminhada até aqui. Que Deus possa continuar abençoando as nossas famílias e que Ele nos dê a cada dia mais sabedoria para sermos os melhores mordomos dela!
Termina aqui o mês da Família...
Em Cristo,
Pr. Marlon Thiago e Evelyn
quarta-feira, 29 de maio de 2013
A devoção Familiar
A devoção na Família
Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". Atos 16:31
Talvez o segredo mais importante da família feliz seja a devoção da família. Passamos por bom bocados em nossa família. No primeiro mês de casados, me acidentei no trabalho e fiquei um ano e meio afastado do trabalho, sobrevivendo com o salário da Evelyn na época por pelo menos três desses meses. Essa foi a primeira tempestade que se aproximou de nossa casa, mas como éramos um cordão de três dobras (Eclesiastes 4.12) sobrevivemos e fomos aperfeiçoados.
Outras crises financeiras severas nos acometeram, mas permanecemos fiéis ao Senhor e ele cuidou de tudo. Mas o maior deserto, ainda estamos enfrentando, foi a leucemia da Sarah, descoberta em 15 de agosto de 2013. No terceiro dia já estávamos internados e a Sarah implantou o cateter, nos próximos 12 dias passamos presos ao hospital e nossa família inteiramente separada, cada um para um lado diferente. Nesse tempo vendemos nossa casa, pois já estávamos negociando há alguns meses, mas não sabíamos que o negócio seria fechado nesse tempo. Ficamos sem casa e tivemos que nos acomodar na casa de meus pais.
Mas sabe como conseguimos passar por tudo isso até aqui? Foi por causa da presença sobrenatural de Deus em nosso lar. Quando nos conhecemos, eu e a Evelyn fizemos um compromisso, o de jamais nos apartar de Deus. Nosso primeiro dia de namoro foi marcado por uma conversa de mais ou menos 2 horas, em que falamos do futuro, do passado e dos anseios, mas não deixamos de lado nossa vida devocional. Disse para ela que seria pastor, pois Deus havia me chamado desde cedo e ela topou.
O segredo de nossa vida devocional se dá ao fato de dedicarmos tempo em oração, individualmente e com a família toda todos os dias. Oramos, conversamos sobre a nossa fé e todos os dias compartilhamos a palavra. À mesa, oramos e todos os dias sabemos que Deus é quem provê nosso alimento. A noite, conto (e faço questão de ser eu) uma história bíblica para as crianças.
O maior segredo para nossa família ser feliz é a presença de Jesus no centro da nossa vida familiar. Muitos nos dizem: Mas como é que vocês suportam tanto? Ao que sempre nós respondemos: Deus é quem nos dá a força!
Se sua família não está na presença de Deus, faça hoje mesmo o compromisso de se dedicar na vida de oração, leitura da Bíblia e culto doméstico no seu lar. Se Deus está presente em uma casa, nada mais pode faltar, seja o alimento, a paz e o refrigério que somente Ele pode dar.
Deus abençoe a sua CASA!
Pr. Marlon Thiago
Falamos do dia do namoro, do dia
da Família e das 5 Linguagens do Amor, hoje falaremos sobre o Perdão. Talvez
seja um dos assuntos mais difíceis de falar e ainda mais de se praticar quando
não temos o costume de fazê-lo. Perdoar envolve alguns fatores e o principal
deles é decidir perdoar. Na nossa família
é onde somos mais machucados e onde mais precisamos praticar o perdão. terça-feira, 28 de maio de 2013
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. "
1 Coríntios 13:1
Dizer te amo parece ser fácil, mas muitos não conseguem, além disso, existem formas distintas de amar e ser amado (a).Existe um livro muito bom a esse respeito chamado "as cinco linguagens do amor". Nesse livro o autor menciona cinco linguagens do amor e seus muitos dialetos, sejam eles:
- Palavras de encorajamento - Normalmente pessoas que tem essa como a principal linguagem gostam de receber palavras de afirmação de suas qualidades e feitos. Para usar essa linguagem sempre elogie, reafirme seu amor através de palavras.
- Tempo de qualidade - quem gosta de ser amado dessa forma prefere uma bom tempo de papo aberto, interessado e interessante. Para agradar quem tem essa linguagem, basta ser oferecer para simplesmente escutar, mas lembre-se, jamais com equipamentos eletrônicos ligados. Ah, e um detalhe bem importante, crianças, em especial até os quarto anos, terão essa linguagem, mas o que elas vão querer? Simples, tempo só pra elas, brincadeira, correria e palhaçadas.
- Receber presentes - Quem não gosta de receber presentes? Pois é, mas tem gente que é muito tocada por isso. Para agradar, dê mais do que nas datas especiais. Pode ser uma flor do jardim, um bombom da padaria ou uma lembrancinha de uma viagem. Mas vale lembrar, em datas especiais é obrigatório, além disso, essas pessoas gostam muito dê presença, nesse caso, esteja sempre por perto.
- Toque físico - Para quem gosta dessa linguagem, um abraço vale mais que mil palavras. Para agradar, faça muito carinho e fique um bom tempo encostado (a), sem falar nada, somente abraço e toque. Mas lembre-se, não tem a ver com toque sensual, embora seja essencial no ato conjugal para quem tem essa como a principal linguagem. E pais, toquem seus filhos da forma que eles precisam, pois tem muita gente que está disposta a fazer da forma que não gostaríamos.
- Ações de Serviço - Para essa linguagem o importante é receber serviços, não que tenha-se o prazer em escravizar, muito pelo contrário, quem gosta de ser servido sempre espera atitudes inesperadas e voluntárias. Para agradar, sempre faça sem ser pedido, seja lavar a louça do almoço, abastecer o carro ou mandar lavá-lo e ajudar em algo que realmente faça a diferença.
O importante é amar da forma que seja percebido e mais do que isso, do jeito que o cônjuge ou os filhos gostem. Aprenda a falar em todas as linguagens para que o tanque de amor da sua família sempre esteja cheio!!!
Pr. Marlon Thiago
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Dia da Família
"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios."
Romanos 12:10
Aqui em casa o dia da Família é no sábado, exceto quando há muitas
programações como reuniões ou aniversários, nesse caso mudamos para outro dia.
O importante é não deixar de existir este momento juntos, só para vocês se
curtirem. Muitos pais reclamam de filhos que não os visitam mais depois que
casaram ou foram pra faculdade, tá aí a receita para que seus filhos tenham
vontade de estar juntos de vocês depois que tiverem suas próprias famílias e
assim, podem fazer um big dia da família com todos os filhos e suas famílias. Evelyn
domingo, 26 de maio de 2013
Necessário é o amor!
"Que os seus lábios me cubram de beijos! O seu amor é melhor do que o vinho. O seu perfume é suave;
o seu nome é para mim como perfume derramado. Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo."
Cântico dos Cânticos 1.2-3
Muitos podem se perguntar: Mas sem amor o casal não teria se unido em família! Verdade, mas ao passar dos anos o amor se esfria e dá lugar aos olhares de reprovação, às palavras de desestímulo e assim por diante. Muitos casais trocam o diminutivo pelo seu antônimo, e também as coisas acabam crescendo, por exemplo, a gatinha vira uma anta, a pombinha vira uma galinha. O gatinho vira um cavalo, o leãozinho vira um burro e assim por diante. O casal deve continuar se amando como no tempo de namoro, e isso somente será possível se investirem tempo nisso. Nesse fim de semana, por exemplo, eu e a minha metade melhor estivermos retirados num excelente hotel fazenda, tudo isso para descansar? Sim, mas mais do que isso, investimos tempo em nossa família, pois deixamos as crianças, seus choros, seus gritos de “PAPAI!!!”... “MAMÃE!”. Quando tiramos tempo para o namoro, estamos na verdade investindo na família como um todo.
Não há nada melhor para as crianças e adolescentes do que verem seu papai e mamãe se amando. Sempre dizemos: Quando o papai ama a mamãe e a mamãe ama o papai, os filhos se sentem seguros.
A dica sempre é: Saiam para o cinema, para jantar, almoçar, separem dinheiro para pelo menos uma vez ao ano deixarem as crianças com alguém e posarem num hotel. O homem necessita continuar cortejando, e como sempre digo, “caçando”. Já a mulher precisa, necessita ser cortejada, amada e como sempre digo caçada. Certa vez ouvi uma história: A cumadi disse ao cumpadi: - O bem, ocê não me preocura mais!!!! Ao que o cumpadi respondeu prontamente: - Mais é que ocê num siscundeu!
Marido compre flores, agende uma viagem só para os dois, ou quem sabe, convide a esposa para um passeio.
Esposa arrume a casa de um jeito diferente, promova um jatar a dois, despache as crianças para a casa da vovó ou dos titios.
Se o casal investir tempo no namoro, a família certamente vai economizar dinheiro e tempo na terapia!!!!
Pr. Marlon Thiago
sábado, 25 de maio de 2013
Mas e como dividir os papéis?
João 16:8
Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.
Como dividir os papéis é uma pergunta simples para uma resposta complicada, na maioria das vezes, pois, muitos vícios são comuns em ambos os cônjuges, além da resistência que normalmente acomete os casais. A nossa dica é muito simples, mas deve-se ter paciência e persistência, pois são 10 (dez) papéis ao todo e nem sempre será fácil dividir corretamente cinco para cada um. Lembrando somente que não pode ser negociado para troca.
A primeira coisa que deve ser feita é abandonar de vez o papel que não é seu. Isso é difícil, em especial para as mulheres, que normalmente querem as coisas para ontem, mas também vai depender do temperamento de cada um. Muitas vezes se torna difícil esse passo por causa do medo de explodir, seja explodir a situação como, por exemplo, deixar de trocar uma lâmpada para as mulheres. Ou deixar de organizar as compras para os homens. Se o homem não guardar as compras e a mulher não trocar a lâmpada, certamente o outro fará, talvez não seja no tempo que se espera, mas fará.
A segunda dica é o diálogo. Certa vez estava pelos corredores da igreja e vi um casal brigando, quando a esposa percebeu que eu estava perto disse ao marido: “-Não foi isso que aprendemos com o pastor Marlon Thiago!” Pergunto: Mas porque esperar o pastor chegar para ter essa conversa? Não seria mais prudente ter a conversa os dois separados? Não que seja desnecessária a conversa com um conselheiro (pastor, psicólogo ou médico), mas tudo pode ser resolvido com diálogo entre as partes. Mas lembrem-se, é terminantemente proibido o legalismo, ou seja, tornar as nossas palavras e até as Escrituras como lei para ferir o outro. O diálogo pode resolver qualquer situação, mas tem que ser levado em conta o tempo certo de cada cônjuge e também a disponibilidade dele em dividir as cargas.
Tenha paciência e confie em Deus para fazer a mudança esperada, não tente por suas forças! O Espírito Santo é quem convence (Jo 8.15). Pr. Marlon Thiago
sexta-feira, 24 de maio de 2013
A mulher sempre esteve no mercado de trabalho, não é de hoje
e nem algo que herdamos do século passado. A mulher virtuosa da Bíblia já tinha
seu comércio, e isso se deu aproximadamente 1000 (mil) anos antes de Cristo.
Então vemos que as mulheres já cumpriam dupla, tripla, quádrupla... jornada
desde muito tempo antes de Cristo.quinta-feira, 23 de maio de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.”
Provérbios 31:10-11
terça-feira, 21 de maio de 2013
Hoje passamos a falar dos papéis do Homem e a sua importância para a saúde familiar. Esses papéis são fundamentais, não estamos falando ainda de tarefas, lembrem-se, há uma grande diferença entre papel e tarefa, depois de falarmos nos perfis masculinos e femininos, falaremos então das tarefas no casamento.segunda-feira, 20 de maio de 2013
24Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia
mandado e casou com Maria. 25Porém não teve relações com
ela até que a criança nasceu. E José pôs no menino o nome
de Jesus.
Introdução:
Muitas Família são geradas, crescem, mas jamais fizeram parte dos
sonhos de Deus. Muitas dessas famílias, jamais estarão perto da
vontade ou desejos do criador, mas certamente Deus tem um plano
para todas as famílias, não somente aquelas que Ele mesmo
planejou, mas todas quanto estão dispostas a obedecer ao seu
chamado.
A Bíblia conta a história de muitas famílias, mas nenhuma, mesmo a
de Jesus (Jo 7.5) era perfeita. Adão e Eva pecaram, culparam-se
mutuamente e foram castigados por Deus (Gn 3.12,13). Anos
depois, um de seus filhos matou o irmão (Gn 4.1-16).
Gerações depois, temos a história de Abraão. Abraão era mentiroso (Gn 12.13; 20.2) e sua esposa uma mulher rixosa, a ponto de fazer com que ele deitasse com outra mulher para ter um filho, que anos mais tarde manda embora pro deserto (Gn 16.5; 21.10). Isaque tinha predileção por um dos filhos e sua esposa Rebeca pelo outro (Gn 25.28). Davi... bom, esse é um caso à parte, pois foi uma das famílias mais desastrosas das Escrituras. Foi adultero, não corrigia seus filhos, cuidava bem do seu reino, mas em detrimento da sua casa.
Mas afinal, qual é o sonho de Deus para a Família? Qual é o
modelo a ser seguido? Para onde a Família deve caminhar ou
olhar?
A família deve estar no centro da vontade de Deus, buscando
sempre as suas orientações e a sua face de Graça e Misericórdia.
1.0 Filhos, sujeitem-se em tudo aos seus pais (1 Sm 2.22-25).
22Eli já estava muito velho. Ele ouvia falar de tudo o
que os seus filhos faziam aos israelitas e também que
eles estavam tendo relações com as mulheres que
trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada. 23Então Eli
disse: — Por que é que vocês estão fazendo essas
coisas? Todos me falam do mal que vocês estão
praticando.24Parem com isso, meus filhos! Eu estou
ouvindo o povo do Senhor Deus dizer coisas terríveis a
respeito de vocês! 25Se uma pessoa peca contra outra,
o Senhor pode defendê-la. Mas quem pode defender
aquele que peca contra Deus?
Mas eles não ouviram o pai, pois o Senhor havia
resolvido matá-los.
Efesios 6.1-3
1Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai
e à sua mãe, pois isso é certo. 2Como dizem as
Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o
primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual
é: 3“Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e
você viva muito tempo na terra.”
Obedeça
Honre
Ouça
Ame
2.0. Pais, liderem a sua Família (Ef 5.25-28)
25Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou
a Igreja e deu a sua vida por ela. 26Ele fez isso para
dedicar a Igreja a Deus, lavando-a com água e
purificando-a com a sua palavra.27E fez isso para
também poder trazer para perto de si a Igreja em toda a
sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou
qualquer outro defeito. 28O homem deve amar a sua
esposa assim como ama o seu próprio corpo. O homem
que ama a sua esposa ama a si mesmo.
Davi foi o homem segundo o coação de Deus, foi o melhor e maior
Rei de Israel, tanto que vemos a comparação dele com Jesus (o Rei
de Israel por excelência). Mas Davi pecou muito em não liderar a
sua Casa. Davi certamente tinha muitos compromissos como rei, e
provavelmente não tinha nem ao menos tempo para dormir direito.
Qualquer semelhança com os nossos dias, em que os pais saem de
manhã, voltam a tarde (quase noite), têm que se manter no
mercado de trabalho, por isso jamais param de fazer cursos,
faculdades, pós e etc. e tal.
O sucesso de Davi como rei não comprou o sucesso dele em sua
família, muito pelo contrário, fez com que sua família ruísse. A filha
de Davi fora estuprada por um dos irmãos. O filho estuprador de
Davi, quis roubar o trono. Anos mais tarde, quando Israel já tinha
um sucessor para Davi, nesse caso Salomão, Adonias, filho do Rei
Davi subiu ao trono sem a aprovação de seu pai, e em 1 Reis 1.6
vemos o porquê: “Seu pai nunca o havia contrariado...”.
Davi fracassou como marido (adultério 2 Sm 11), como pai e como
líder de seu lar. O erro de Davi foi crucial para a queda de Israel.
Pastores, patrões, líderes em geral que deixam a sua família,
deixam na verdade todos os seus subordinados. Israel foi
severamente atingida na terceira geração de Davi. Salomão seguiu
o exemplo de seu pai, seu filho Roboão destruiu o trono ouvindo
mais os seus amigos, os jovens de Jerusalém, do que os conselheiros de seu pai (2 Cr 10).
"A família em primeiro Lugar, pois cuidando bem da família,
todo o resto vai bem."
"Nenhum sucesso na vida justifica o fracasso no Lar!!!"
Ame
Proteja
Provê
Seja o Sacerdote
3.0. Mãe, Auxilie a sua Família (PROVÉRBIOS 31.10-12)
10Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais
do que pedras preciosas!
11O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.
12Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e
nunca o mal.
A mãe que se concentra em fazer o seu primeiro e principal papel, o
de auxiliadora, fará com que a sua família se desenvolva como
deve ser. O termo bíblico para “auxiliadora”, que surge no livro de
Gênesis 2.18, sugere que o homem seja “circundado” pela esposa.
Bom, verdade é que muitas mulheres querem é “circuncidar” o
marido.
Durante muito tempo se pensou em submissão como servidão ou
escravidão, subordinação, mas não é o caso da interpretação
bíblica correta. Na verdade, submissão é o mesmo que estar
debaixo da mesma missão, repartir as cargas do marido que foi
comissionado. Muitas mulheres saem para auxiliar o marido no
mercado de trabalho, muitas outras auxiliam o marido cuidando dos
filhos, outras ainda, fazem tudo isso e as vezes ao mesmo tempo.
Apoie
Administre
Dê exemplo do amor de Deus
Encoraje
Conclusão
Nossas família tem que estar afinadas com o que Deus deseja
delas, ou seja, a interdependência e isso somente é alcançado
através da dedicação do nosso lar a Deus e se entendermos todos
os nossos papeis.
Deus desenhou a família para ser interdependente, nesse caso a
Família que está no centro da Vontade de Deus é aquela que
desempenha bem o seu papel individualmente e como um todo.
Amanhã falaremos mais de cada papel, acompanhe!!!
Pr Marlon Thiago
domingo, 19 de maio de 2013
Gênesis 1:27
Deus fez homens e mulheres
diferentes e Ele quis que fosse assim, não foi um acidente, pois em sua
sabedoria pensou em cada detalhe. O HOMEM, por exemplo, foi feito com músculos mais
desenvolvidos e fortes, pois Deus queria que ele fosse forte o bastante para
cuidar, proteger e alimentar a sua família. A mulher foi feita com uma camada
mais avantajada de tecido adiposo, ou seja, aquela camada da pele que é mais
macia e elástica, nada por acaso, pois Deus desenvolveu o corpo da mulher para
gerar filhos. sábado, 18 de maio de 2013
Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.
1 Coríntios 11:11-12
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Quantos bens uma família precisa ter?
quinta-feira, 16 de maio de 2013
A comunicação e a Família

"Cada um ajuda o outro e diz a seu irmão: "Seja forte!" Isaias 41.6
Um dos maiores problemas que temos encontrado nas famílias modernas é a comunicação e até parece um contrassenso, pois na era da comunicação, a falta dela no ambiente familiar é assustador.
Não temos nada contra os ambientes online e as tecnologias da comunicação, aliás, temos nos utilizado muito delas, mas o que percebemos é que as pessoas das famílias estão cada vez mais longes por causa desses meios. Uma ilustração bem interessante é aquela em que a mãe termina o almoço, manda uma mensagem SMS para o papai dizendo que está pronto, um recado no Face do filho e um “DM” para a filha no Twitter, pena que o papai está na sala, o filho está no quarto e a filha está na sacada, todos na mesma casa...
Ilustrações como essa não estão somente nas letras, elas passam para o ambiente familiar e a gente nem percebe. Falta-nos sentar à mesa para as refeições, desligar o telefone, o computador e principalmente a TV e CONVERSAR. Diálogo é o melhor remédio para a depressão, para a desconfiança e principalmente, para a falta de interdependência familiar.
Se os seus filhos passam mais tempo conversando e se confidenciando com amigos, atenção, pode estar faltando diálogo na sua casa. Se um dos cônjuges passa mais tempo com a internet do que atendo um papo contigo, veja se não tem deixado aquele tempo bom de namoro e diálogo. Agora, se você permanece mais tempo nas comunicações tecnológicas do que com a sua família, acorde! Pois se demorar vai perceber as mudanças tarde demais.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Aprendi muito mais sobre fé quando passei por problemas e hoje acho que não há exercício maior e melhor do que esse. Hoje faz nove meses completos que descobrimos que a Sarah estava com Leucemia e desde o começo vi que seria uma prova, das maiores, de teste da fé! A minha fé, na verdade a nossa fé como família aumentou consideravelmente, a cada novo dia. Mas nem sempre vemos a nossa vida com olhos de um avaliador, normalmente utilizamos olhos de dor. Sofremos por tudo e a maioria das vezes em tudo, deixando de aproveitar para exercitar a fé!
Precisamos acreditar mais naquilo que cremos, como já falamos aqui, no poder de Deus, acreditar que Jesus já pagou o nosso preço e através Dele temos livre acesso a sermos chamados filhos de Deus (Gl 3:26). E que Pai que não dá ouvidos ao seu filho quando ele necessita de ajuda? Assim, creiam nas promessas de Deus, creiam que Deus sempre vai fazer o melhor por sua família, quando aparecerem as lutas orem e confiem que Deus não os desamparará. O povo de Israel levou mais de quarenta anos esperando para que se cumprissem as promessas de Deus sobre essa nação e vemos em Josué 21:45 que:
"O Senhor cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel". Sendo assim:
"Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem." 1 Pedro 4:19
Por Evelyn A. dos Santos






