Papéis do Homem
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." Efésios 5.23
Hoje passamos a falar dos papéis do Homem e a sua importância para a saúde familiar. Esses papéis são fundamentais, não estamos falando ainda de tarefas, lembrem-se, há uma grande diferença entre papel e tarefa, depois de falarmos nos perfis masculinos e femininos, falaremos então das tarefas no casamento.
Quando as Escrituras falam de liderança masculina, não está falando na verdade de "Domínio x Escravidão". A Bíblia fala sim da questão de ordem e organização da família. Deus fez a mulher e o homem com a mesma importância, tanto que retirou a costela de Adão, não a unha do pé, nem o fio de cabelo, nesse caso, tirou a mulher do lado do homem.
Durante muito tempo os homens sub-julgaram as mulheres, mas a intensão de Deus é fazer com que as famílias sejam organizadas e cada um se encaixe no seu papel. Muitas pessoas me procuram para dizer que na verdade essas palavras foram escritas para pessoas dos séculos passados. A isso eu digo: A Bíblia é a mesma ontem e será para sempre, pois Jesus disse que as palavras Dele jamais passariam (Mateus 24.35).
a) Liderança
O sentido bíblico de liderança, é o de apontamento para o alvo e
coordenação. O exercício da liderança deve ser feito com amor e cuidado. Homem,
não negligencie essa ordenança de Jesus. (1 Co 11.3)
Homem, fique atento a liderança, pois ela será cobrada única e
exclusivamente de você, sua esposa não responderá a Deus por essa missão!
EXEMPLO: Quando uma família está numa estrada e essa acaba numa bifurcação em "T", quem deve escolher para qual lado ir? A mulher vai dar a sua opinião, os filhos as vezes também, mas a decisão é do homem, se ele acertar, independente de quem foi a idéia,toda a família estará feliz e contente, mas se chegarem no lugar errado a decisão foi do HOMEM, nõ adiante jogar na cara da esposa ou dos filhos!
b) Proteção
O objetivo do homem em proteger sua família, está ligado a missão de
Cristo em salvaguardar a Igreja. A proteção envolve o físico, emocional e
espiritual, ou seja, guardando a família dos males que assolam o corpo, a alma
e o espírito. (Ef 5.25, Rt 3.9, Lc 11.21).
EXEMPLO: Homem, você tem olhado os materiais escolares do seu filho? Tem conversado com a sua esposa sobre as dificuldades dela no trabalho, em casa ou nas outras atividades que ela desempenha? Devemos nos preocupar com o que acontece com nossa família, pois devemos protegê-la não somente das pessoas mal intencionadas, mas se estão passando por dificuldades corriqueiras do dia a dia.
c) Provisão
Ao homem foi dada a missão de prover o amor e sustento,
seja ele físico, emocional ou espiritual e isso para toda a família. Quando o
homem cumpre essa missão, certamente faz sua família viver em abundância
Preste atenção no que está faltando e providencie sempre o
melhor, com excelência. (1Tm 5.8; Gn
3.19).
EXEMPLO: Seus filhos estão com as roupas justas e curtas? sua esposa está precisando de um corte de cabelo, depilação, fazer as unhas? A casa está mal pintada ou com avarias? Você é o responsável, não somente para prover isso tudo, mas por arrumar ou achar alguém que arrume!
d) Sacerdócio
O primeiro ministério do homem deve ser o de pastorear sua família. Não
negligencie o ensino doméstico da Palavra de Deus e a observação constante do
comportamento e atitudes da sua família, dentro e fora do seu lar (Dt 6.6-9).
EXEMPLO: Quem acorda a família para ir à Igreja? Qum chama a família para o culto familiar? Quem ora pelas crianças ou pela esposa (chama para oração) quando esses estão doentes? Quem ensina a bíblia para a família? Essa é a tarefa do homem!
e) Amabilidade
O serviço e o sacrifício de Jesus pela Igreja, devem nortear as
atitudes e sentimentos do marido segundo o coração de Deus. Dedique-se a amar
incondicionalmente. Sacrifique-se, seja cortês e amável, pois não é desonroso
ao homem demonstrar amor e carinho exagerado a sua esposa (Ef 5. 25-28 Ct 1.2;
Mc 10.43b,44).
EXEMPLO: Quando a família está com dificuldades, o papai chega em casa e abraça a todos, á um beijinho ou aproveita para falar dos erros e corrige a todos com aspereza? O homem tem que encher a família com amor, descobrindo qual a linguagem de amor de cada integrante da família, se gostam, por exemplo, de palavras (elogios, encorajamentos e etc); Tempo de qualidade (tempo em que somente se ouve e presta atenção); Receber presentes (presentes de todos os tipos, seja uma florzinha do jardim ou algo mais planejado); Ações de serviço (lavar a louça sem ser pedido); e Toque físico (abraço, beijo, carinho). Lembrando que todos gostam de todas as linguagens, mas existe algumas que são muito mais intensas.
Por fim, Homem, escolha liderar e desfrute da benção que Deus lhe concedeu!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário