quinta-feira, 23 de maio de 2013


E o papel dos filhos?

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12

Um vídeo para ilustrar:


Bom, esse é mais fácil, a palavra de ordem aos filhos é honra. Mas o que é honra? Tal palavra nas Escrituras, original hebraico é “HADAR”, e é traduzido literalmente como gloriar, glorificar. Então Honrar aos pais é o mesmo que glorifica-los.

Quem são os nossos heróis? Quem são os nossos ídolos? Bom, na verdade mesmo que muitos dessa geração idolatrem os cantores sertanejos ou músico que jamais deram exemplo, tal como uns que morreram de over dose ou em fase final de HIV, a ordem das Escrituras é glorificar aos pais!

Nossos pais investiram tempo em nossa educação, certa ou não, baseada nos preceitos bíblicos ou não, fizeram o melhor que conseguiram. Agora, precisamos sempre melhorar com nossos filhos, mas isso não os impede de honrarnos.

Após o casamento, não devemos mais obediência aos nossos pais. A propósito, tem aquelas esposas que sempre dão mais crédito às suas mães do que os próprios esposos, e vice e versa, a isso devemos olhar para a Bíblia novamente quando diz que a esposa é “propriedade” do esposo e o esposo é “propriedade” (1 Corintios 7.4).

“A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. 

Por fim, honrar tem o sentido de obedecer sim, mas vai além disso, chega a uma devoção da parte do filho, vai além da gratidão e amor. O filho que honra os seus pais continua se valendo dos princípios morais e éticos que os pais lhe ensinaram, mesmo quando eles não estão mais vendo. Ao fim da carreira de educação paterna, os conceitos ensinados serão perpetuados.


Pr Marlon Thiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário