"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. "
1 Coríntios 13:1
Dizer te amo parece ser fácil, mas muitos não conseguem, além disso, existem formas distintas de amar e ser amado (a).Existe um livro muito bom a esse respeito chamado "as cinco linguagens do amor". Nesse livro o autor menciona cinco linguagens do amor e seus muitos dialetos, sejam eles:
- Palavras de encorajamento - Normalmente pessoas que tem essa como a principal linguagem gostam de receber palavras de afirmação de suas qualidades e feitos. Para usar essa linguagem sempre elogie, reafirme seu amor através de palavras.
- Tempo de qualidade - quem gosta de ser amado dessa forma prefere uma bom tempo de papo aberto, interessado e interessante. Para agradar quem tem essa linguagem, basta ser oferecer para simplesmente escutar, mas lembre-se, jamais com equipamentos eletrônicos ligados. Ah, e um detalhe bem importante, crianças, em especial até os quarto anos, terão essa linguagem, mas o que elas vão querer? Simples, tempo só pra elas, brincadeira, correria e palhaçadas.
- Receber presentes - Quem não gosta de receber presentes? Pois é, mas tem gente que é muito tocada por isso. Para agradar, dê mais do que nas datas especiais. Pode ser uma flor do jardim, um bombom da padaria ou uma lembrancinha de uma viagem. Mas vale lembrar, em datas especiais é obrigatório, além disso, essas pessoas gostam muito dê presença, nesse caso, esteja sempre por perto.
- Toque físico - Para quem gosta dessa linguagem, um abraço vale mais que mil palavras. Para agradar, faça muito carinho e fique um bom tempo encostado (a), sem falar nada, somente abraço e toque. Mas lembre-se, não tem a ver com toque sensual, embora seja essencial no ato conjugal para quem tem essa como a principal linguagem. E pais, toquem seus filhos da forma que eles precisam, pois tem muita gente que está disposta a fazer da forma que não gostaríamos.
- Ações de Serviço - Para essa linguagem o importante é receber serviços, não que tenha-se o prazer em escravizar, muito pelo contrário, quem gosta de ser servido sempre espera atitudes inesperadas e voluntárias. Para agradar, sempre faça sem ser pedido, seja lavar a louça do almoço, abastecer o carro ou mandar lavá-lo e ajudar em algo que realmente faça a diferença.
O importante é amar da forma que seja percebido e mais do que isso, do jeito que o cônjuge ou os filhos gostem. Aprenda a falar em todas as linguagens para que o tanque de amor da sua família sempre esteja cheio!!!
Pr. Marlon Thiago
Nenhum comentário:
Postar um comentário