quinta-feira, 16 de maio de 2013


A comunicação e a Família















"Cada um ajuda o outro e diz a seu irmão: "Seja forte!"  Isaias 41.6

Um dos maiores problemas que temos encontrado nas famílias modernas é a comunicação e até parece um contrassenso, pois na era da comunicação, a falta dela no ambiente familiar é assustador.

Não temos nada contra os ambientes online e as tecnologias da comunicação, aliás, temos nos utilizado muito delas, mas o que percebemos é que as pessoas das famílias estão cada vez mais longes por causa desses meios. Uma ilustração bem interessante é aquela em que a mãe termina o almoço, manda uma mensagem SMS para o papai dizendo que está pronto, um recado no Face do filho e um “DM” para a filha no Twitter, pena que o papai está na sala, o filho está no quarto e a filha está na sacada, todos na mesma casa...

Ilustrações como essa não estão somente nas letras, elas passam para o ambiente familiar e a gente nem percebe. Falta-nos sentar à mesa para as refeições, desligar o telefone, o computador e principalmente a TV e CONVERSAR. Diálogo é o melhor remédio para a depressão, para a desconfiança e principalmente, para a falta de interdependência familiar.

Se os seus filhos passam mais tempo conversando e se confidenciando com amigos, atenção, pode estar faltando diálogo na sua casa. Se um dos cônjuges passa mais tempo com a internet do que atendo um papo contigo,  veja se não tem deixado aquele tempo bom de namoro e diálogo. Agora, se você permanece mais tempo nas comunicações tecnológicas do que com a sua família, acorde! Pois se demorar vai perceber as mudanças tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário