sábado, 25 de maio de 2013

Mas e como dividir os papéis?

João 16:8

Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.

Como dividir os papéis é uma pergunta simples para uma resposta complicada, na maioria das vezes, pois, muitos vícios são comuns em ambos os cônjuges, além da resistência que normalmente acomete os casais. A nossa dica é muito simples, mas deve-se ter paciência e persistência, pois são 10 (dez) papéis ao todo e nem sempre será fácil dividir corretamente cinco para cada um. Lembrando somente que não pode ser negociado para troca.  

A primeira coisa que deve ser feita é abandonar de vez o papel que não é seu. Isso é difícil, em especial para as mulheres, que normalmente querem as coisas para ontem, mas também vai depender do temperamento de cada um. Muitas vezes se torna difícil esse passo por causa do medo de explodir, seja explodir a situação como, por exemplo, deixar de trocar uma lâmpada para as mulheres. Ou deixar de organizar as compras para os homens. Se o homem não guardar as compras e a mulher não trocar a lâmpada, certamente o outro fará, talvez não seja no tempo que se espera, mas fará.

A segunda dica é o diálogo. Certa vez estava pelos corredores da igreja e vi um casal brigando, quando a esposa percebeu que eu estava perto disse ao marido: “-Não foi isso que aprendemos com o pastor Marlon Thiago!” Pergunto: Mas porque esperar o pastor chegar para ter essa conversa? Não seria mais prudente ter a conversa os dois separados? Não que seja desnecessária a conversa com um conselheiro (pastor, psicólogo ou médico), mas tudo pode ser resolvido com diálogo entre as partes. Mas lembrem-se, é terminantemente proibido o legalismo, ou seja, tornar as nossas palavras e até as Escrituras como lei para ferir o outro. O diálogo pode resolver qualquer situação, mas tem que ser levado em conta o tempo certo de cada cônjuge e também a disponibilidade dele em dividir as cargas.

Tenha paciência e confie em Deus para fazer a mudança esperada, não tente por suas forças! O Espírito Santo é quem convence (Jo 8.15). Pr. Marlon Thiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário