terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Transformado pela Provação

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 25º dia!  
Tema de Hoje: Transformado pela Provação

Em cada adversidade que vivemos Deus tem um propósito, seja para nos ensinar, para nos manter mais perto ou para mostrar nosso real tamanho diante da sua Grandeza. Jesus disse: No mundo vocês terão aflições, mas tenham animo, eu venci o mundo (Jo 16.33). Isso quer dizer que com Jesus podemos ser vitoriosos em qualquer condição, ainda que tudo nos mostre o contrário. Não quer dizer que não passaríamos apuros, mas que nosso Deus está conosco em qualquer situação.

Repare agora em sua própria vida e veja que nos momentos em que não tem mais jeito, são os momentos em que mais você diz: Meus Deus, mesmo que numa oração desesperada, até porque, quando tudo vai bem continuamos fazendo do mesmo jeito, a nossa maneira. Nossa sinceridade aflora quando passamos por dores nesta vida, então muitas vezes dizemos ao Senhor: Eu não aguento mais e não sei nem o que pedir, falar ou fazer.

Problemas nos aproximam de Deus e nos fazem aprender com Ele. E Assim como diz Rick Warem, Você jamais saberá que Deus é tudo o que você precisa até que Ele seja tudo o que você tem. Muitos crentes pensam que quando Paulo afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, quer dizer que Deus impede que coisas ruins aconteçam com quem serve a Jesus, mas isto na realidade é uma infantilidade, porque Deus quer nos dizer exatamente o contrário.

Devemos crer que Deus permite tempos difíceis em nossas vidas para nos ensinar e aprimorar, assim como barro na mesa do oleiro (Jr 18.2). Quando passamos pelas situações difíceis, Deus nos molda como vasos, e se nos dispomos a deixar Deus agir, então nos torna como vasos úteis e belos para o seu serviço.

Nosso caráter somente é aprovado quando deixamos Deus nos moldar e continuamos ensináveis até o fim. Isso quer dizer que devemos continuar confiando nos planos de Deus até que termine o seu trabalho em nós. Creia, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12.1,2), não que seja bom perfeito e agradável passar por lutas, mas ao final conseguimos vislumbrar os planos de Deus e o motivo de nosso breve sofrimento.

Por fim, não desista no meio da prova nem no meio do caminho, porque por mais que esteja pesado, a mão do oleiro sempre está sobre você, Ele jamais te deixa. Deus é o melhor amigo, o melhor oleiro e faz tudo muito bem. Seja grato ao passar pela prova, pois Deus te escolheu para algo maior, e creia que esta breve tribulação produzirá eterno peso de Glória como vemos em 2 Coríntios 4.17. Isto quer dizer que nosso sofrimento, por pior que seja, é pequeno diante da eternidade, e no fim, valerá a pena, porque servir a Deus nos traz recompensa eterna.

Que Jesus te conduza numa vida de propósitos!

Um tema para reflexão: Existe um propósito por trás de cada necessidade
Um versículo para memorizar: Rm 8.28

Uma pergunta para meditar: Que problema em minha vida permitiu que eu experimentasse um crescimento maior?

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Transformado pela Verdade

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 24º dia!  

Se de fato você quer ser discípulo de Jesus, então a Bíblia não pode ser um livro comum para você, um enfeite de estante, um amuleto, ou estar aberta no salmo 91 ou 23 na cabeceira de sua cama, mas ela deve ocupar o seu coração, um lugar central na sua vida. A Palavra de Deus deve ser seu manual de regra, fé e prática.

Seu modo de pensar não pode ser conduzido pela tradição familiar, pela cultura, outras sabedorias populares humanas, ou porque todos fazem, então faz também. Quando sua vida é de Jesus, então todas as suas atitudes devem ser baseadas nos critérios da Palavra de Deus. Embora a ciência questione a Bíblia, muitas pessoas digam que foram homens que escreveram, devemos aceita-la pela fé. Você precisa crer que a Bíblia é a Palavra de Deus de capa a capa.

O Espírito Santo pode transformar o teu ser pela Palavra de Deus, mas para isto, como  sempre, você tem um papel fundamental. Como vimos ontem, você precisa se esforçar, agir pela fé, ler, ouvir e estudar a Palavra de Deus, pois nada é automático na fé cristã, exceto a salvação por fé e graça. Você precisa memorizar a Palavra de Deus. No começo, não precisa se preocupar com o endereço da passagem, mas o versículo que memoriza deve nortear o seu caminho. Medite, pois como vimos em outro dia de propósito, somente nos alimentamos da Palavra quando voltamos a lanchar ela durante o dia.

Vamos agora a algumas dicas práticas para você meditar e crescer através da Palavra de Deus:

1 – Leia com calma e sempre ore buscando entendimento, pois o verdadeiro interprete da Palavra de Deus é o Espírito Santo.

2 – Separe um tempo para ler, não faça de qualquer jeito, pois as distrações atrapalham a alimentação saldável.

3 – Se separar em torno de 15 minutos por dia, em 1 anos você conseguirá ler a Bíblia inteira.

4 – Aceite tudo o que lê pela fé, pois é para você e seu crescimento, nada nas Escrituras é descartável;

5 – Anote, sublinhe e se não entender, peça ajuda ao seu discipulador;

6 – Escolha uma versão acessível, com letras grandes, pois assim fica melhor de entender e não dá sono. Uma dica é a NVI (Nova Tradução Internacional) e NTLH (Nova tradução na Linguagem de Hoje) que são mais acessíveis ao entendimento em português.

7 – Para ler a Bíblia toda, comece por Mateus, vá até o Apocalipse e depois volte em Gênesis, assim fica mais fácil de entender, pois a Bíblia não está em ordem cronológica e não é um livro de história, mas de fé.

Que Jesus lhe dê crescimento através de sua Palavra neste dia de propósito!

Um tema para reflexão: A verdade me transforma
Um versículo para memorizar: Jo 8.31,32

Uma pergunta para meditar: O que Deus me disse em sua Palavra que não comecei a fazer?

domingo, 29 de janeiro de 2017

Como Crescemos

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 23º dia!  
Tema de Hoje: Como Crescemos

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de ensinamentos e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. ” (Ef 4.14)

A Palavra de Deus nos encoraja à maturidade espiritual em muitos momentos e isso, de fato, agrada ao Senhor, porque qualquer pai quer ver seus filhos se desenvolvendo de forma saudável.

Assim como a criança, que precisa de força de vontade para se desenvolver, somos nós no reino de Deus. Infelizmente muitos cristãos acabam morrendo sem jamais alcançar a maturidade espiritual. A chave é que a maturidade espiritual somente é alcançada de forma intencional, ou seja, não é automática, nem é consequência do novo nascimento, mas precisa do seu esforço para acontecer.

Existe a parte divina no processo de se tornar semelhante a Cristo, aliás, é somente pela atuação do Espírito Santo que isso acontece, mas você precisa buscar. O Apóstolo Paulo recomenda que para alcançarmos a semelhança de Cristo, precisamos colocar nossa fé em ação, não apenas crendo (Ef 2.12,13). Você já tem as ferramentas, agora basta usar, sejam a sabedoria, dons espirituais, a própria Palavra, ou outras que vêm das mãos de Deus.

Saia do piloto automático desta vida e ative o Piloto do Espírito Santo. Viva como naquela antiga canção: “Solta o cabo da nau, toma os remos nas mãos e navega com fé em Jesus”. É isto que você precisa para crescer espiritualmente, deixar o Espírito Santo tomar conta de sua vida, dirigir e governar, quanto a você, faça sua fé agir. Para isso, você não precisa ser perito na Bíblia, nem saber toda a teologia, mas basta ouvir a voz de Deus e pôr em prática.

Que Jesus lhe dê sabedoria neste dia de propósito!

Um tema para reflexão: Nunca é tarde demais para começar a crescer
Um versículo para memorizar: Rm 12.2

Uma pergunta para meditar: Em que área preciso parar de pensar do meu jeito e pensar do jeito de Deus?

Criado para me tornar semelhante a Cristo

Este é o 22º dia!   E começamos um novo tempo das nossas reflexões, o discipulado. Aproveite para se tornar semelhante a Jesus!

Bom tempo de Propósito pra você!

Tema de Hoje: Criado para me tornar semelhante a Cristo

De toda a criação, somente o ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, isso quer dizer que temos características naturais e morais semelhantes as dele, com reservas, é claro, não querendo dizer que somos iguais, mas parecidos. Ou seja, assim como o filho traz em si as características do pai, como dizem por aí, nós “puxamos” ao nosso Pai Celestial.

Temos em nós um espírito que foi soprado por Deus, mente e coração que nos dão sentimentos e inteligência, somos dependentes de relações com outros e temos condições de saber o que é certo e errado. São estas as características que temos herdadas de Deus e nos tornam diferentes de todos os seres criados, mas não somos inteiramente parecidos com Deus por causa do pecado, e somente um ser humano conseguiu ser igual a Deus, o Filho plenamente semelhante a Deus, Jesus de Nazaré (2Co 4.4; Cl 1.15; Hb 1.3).

Deus quer que copiemos o modo de Jesus viver, porque assim nos tornamos semelhantes a Ele e agradamos seu coração, é como um pai que se alegra por ver gestos seus nos seus filhos. Para seguirmos o estilo de vida de Jesus, precisamos olhar para a Palavra de Deus e seguir as suas, orientações, em especial as bem-aventuranças propostas por Jesus em Mateus capítulo 5, o Fruto do espírito em Gálatas 5.22,23 e no belo tratado de Paulo sobre o amor em 1Coríntios 13. Viver plenamente a vida de Jesus não é ganhar o mundo e todas as bênçãos materiais que possamos receber, mas viver plenamente a vida de Cristo em nós, independente do que recebemos (Jo 10.10).

Não há nada neste mundo que possamos fazer para gerar o caráter de Cristo em nós, porque esta é uma ação do Espírito Santo de Deus, por isso, você deve começar pela busca Dele para sua vida. Cristo em nós é uma expressão que resume a imitação do estilo de vida de Jesus, o Espírito Santo nos moldando e nos tronando semelhantes a Deus (Cl 1.27).

Ainda que é o Espírito Santo quem nos torna semelhantes a Cristo, temos nosso papel, o de buscar esta semelhança, e não podemos esperar sentir alguma coisa, mas precisamos agir com fé fazendo todo o esforço para seguir o que a Bíblia nos ensina (Lc 13.24; Rm 14.19; Ef 43; 2Tm 2.15; Hb 4.11; 2Pe 1.5).

Tudo o que acontece conosco é a forma de Deus nos moldar e nos tornar semelhantes a Cristo, seja a dor, as pessoas colocadas à nossa volta que muitas vezes nos desafiam, tudo é parte do plano de Deus de nos moldar o caráter. Crer que oração e leitura da palavra são suficientes para tornar nosso ser semelhante a Cristo é um erro, pois minimiza o Poder de Deus, Ele deseja usar tudo ao nosso redor para nos fazer crescer. Amar como Jesus amou, perdoar como Jesus perdoou, servir como jesus serviu, nada disso é possível apenas lendo e meditando, mas precisamos agir.
Pra encerrar, nem tudo são rosas, porque tornar-se semelhante a Jesus não é uma tarefa fácil, e também não é num passe de mágica, mas costumo dizer que é trabalho para uma vida inteira, ou seja, somente estaremos prontos na eternidade, enquanto vivermos, o trabalho do Espírito Santo em nós continua. Precisamos estar dispostos a nos desfazer de conceitos, valores e até pessoas que nos afastam dessa caminhada de fé, mas vale a pena, por isso, se esforce, a recompensa é preciosa e eterna!

Que Jesus te conduza no processo de se desenvolver na fé!

Um tema para reflexão: Fui criado para me tornar semelhante a Cristo
Um versículo para memorizar: 2Co 3.18

Uma pergunta para meditar: Em que área da minha vida preciso rogar para me tornar mais semelhante a Cristo?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Protegendo sua Igreja

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 9º dia e o último dia do segundo propósito de Deus paras nossas vidas, a comunhão. Aproveite!
Tema de Hoje: Protegendo sua Igreja

Espero que nesses que nesses dias você tenha entendido que faz parte de um corpo e como no último dia da Leitura sobre Adoração, quero terminar fazendo uma ilustração que o Senhor me deu enquanto eu meditava.

Romanos 14.19 nos diz que devemos batalhar para preservar a unidade do Corpo de Cristo e se somos um Corpo, como vemos em Romanos 12.5 e 1Coríntios 12.13, precisamos agir como tal, cada um no seu papel, sendo mãos, pés ou qualquer outra parte, nenhum de nós pode lutar contra o Corpo, caso contrário, a parte que luta, não faz parte dele, mas é como um tumor, que agride e deve ser removido.

Vamos pensar um pouco mais nisto, pois como parte do Corpo, preciso cuidar das demais partes e não deixar apenas para a Cabeça, ou as mãos, mas se alguma parte está com problema, todo o resto padece (1Co 12.26). Então a responsabilidade de manter a paz no Corpo de Cristo é sua, como também é minha. Por isso, dedique seu tempo e interesse nas coisas em comum que temos, em especial, o sangue de Jesus que nos une. Alimente expectativas verdadeiras, sabendo que o Corpo de Cristo somente será perfeito na Eternidade. Prefira colocar seus irmão para cima, não se esforce em criticar o que os outros estão fazendo, mas auxilie no que for necessário e se importe com o esforço do outro. Não escute fofocas, pois o fofoqueiro é um dos piores canceres que atingem o Corpo de Cristo, visto que as ovelhas ferem as próprias companheiras mais do que os lobos, então, se esforce para corrigir o fofoqueiro, repreendendo em amor (Pv 17.4; Gálatas 5.15; Jd 22,23; Mt 18.15,16).

Apoie seu pastor, nunca deixe ele sozinho, pois seu trabalho é abençoar a sua vida e dos teus irmãos, jamais prejudica-los, como muitos pensam. Muitas vezes os pastores não fazem o que a igreja quer, pois vê os planos de Deus por inteiro e querem cumprir a vontade de Deus e não do rebanho, por isso, fique o mais próximo possível do seu pastor e sua liderança, assim, certamente ficará por dentro do que Deus deseja para sua comunidade local. Olha o que a Bíblia nos diz em 1 Tessalonicenses 5.12,13: “Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros.”

Por fim, vamos ler o que o Apóstolo Paulo nos diz a respeito de viver no corpo, que acho que a Palavra de Deus fala por si:

Quero que entendam que tudo isso faz vocês terem mais importância. Um corpo não é apenas uma parte ampliada. O corpo é o conjunto de partes diferentes, mas semelhantes em combinação e que funcionam em conjunto. Faz algum sentido o pé dizer: “Não sou tão elegante quanto a mão, embelezada com anéis, por isso acho que não pertenço a este corpo”? Se o ouvido disser: “Não sou importante como o olho, que tudo vê, por isso não mereço estar na cabeça”, vocês iriam querer tirá-lo do corpo? Se o corpo fosse todo olho, como poderia ouvir? Se fosse todo ouvido, como poderia cheirar? Mas, sendo do jeito que é, podemos perceber que Deus pôs cada parte do corpo exatamente onde quis.

Quero também que entendam que a diversidade mantém a importância de cada parte, impedindo que cada um de valor apenas a si mesmo. Por melhores que sejam, vocês só têm importância por fazerem parte do corpo. Um olho enorme ou uma mão gigante não seria um corpo, e sim um monstro. O que temos é um corpo com muitas partes, cada uma do tamanho apropriado e em seu devido lugar. Nenhuma parte é importante por si mesma. Vocês podem imaginar o olho dizendo para a mão: “Fora! Não preciso de você”? Ou a mão dizendo para o pé: “Você está dispensando! Não preciso mais de você”? De fato, na prática acontece o contrário: muitas vezes o que é “menos proeminente”, é mais fundamental e também mais necessário. Por exemplo, vocês podem viver sem um olho, mas não sem o estômago.

Quando seu corpo sofre, não faz nenhuma diferença se é um membro externo ou interno, maior ou menor. Todas as partes sofrem junto. Pois cada parte tem a devida dignidade e importância. No entanto, vocês têm mais preocupação com as partes menos proeminentes. Se vocês tivessem de escolher, não iriam preferir uma boa digestão a um cabelo bonito?

O modo pelo qual Deus formou o corpo humano é um modelo que nos ajuda a entender nossa vida comunitária na igreja. Cada parte depende da outra: as partes que mencionamos e as que não mencionamos; as partes que vemos e as que não vemos. Se uma parte se fere, todas as outras partes estão envolvidas. Se uma parte vai bem, todas as outras desfrutam esse bem-estar. (1Coríntios 12.14-26 – Bíblia A Mensagem).

Ótimo dia de Propósito para você e que Jesus lhe dê a sua Graça e Paz!

Um tema para reflexão: Tenho a responsabilidade de proteger a unidade de minha Igreja
Um versículo para memorizar: Romanos 14.19

Uma pergunta para meditar: O que estou fazendo pessoalmente para proteger a unidade de minha família cristã neste momento?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cultivando a Comunidade

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 19º dia!  

Para se fazer parte de qualquer comunidade é necessário se comprometer com o corpo, com o todo. Neste sentido, você precisa entender que tem uma função a ser desempenhada para enriquecer a sua igreja local e seu pequeno grupo.

A Bíblia nos diz em Atos 2.42: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.” Isto quer dizer que quando aprenderam do amor de Deus, logo se juntaram em comunidade para seguir os ensinamentos de Jesus, ninguém partiu dali sem companhia, mas todos se juntaram. Algumas pessoas tem dificuldade hoje em dia para seguir isto por dificuldades relacionais, então, precisam serem ensinadas a viver a verdadeira salvação que Jesus promove em nosso ser, que de fato, é integral, sendo corpo, alma e espírito, ou se prefere, corpo e alma.

Seja sincero com sua igreja, pois isto promove crescimento, não apenas seu, mas de toda a comunidade, é claro que para isto você precisa estar atento e também falar em amor, como diz o Apóstolo Paulo em Efésios 4.15. Quando falamos palavras verdadeiras, mas brandas, desviamos a ira e raiva das pessoas (Pv 24.26), então, nunca deixe situações erradas passarem, seja de sua parte ou do seu irmão.

Seja humilde, pois quando nos julgamos superiores a alguém, seja por termos mais, por sabermos mais ou por pensarmos tais coisas, afastamos todos ao nosso redor. Precisamos de auto confiança, mas ao chegar a ponto de nos deturpar por orgulho, então provamos que nem ao menos filhos de Deus somos.

Seja Cortês, pois quando respeitamos as diferenças, quando cremos que os irmãos tem sua importância, aceitamos seus defeitos e podemos inclusive ajudar, como sermos ajudados por eles. Além disso, quando temos paciência com aquela pessoa que nos irrita, podemos ser formatados por Deus para celebrar as diferenças, que diga-se de passagem, foi o próprio Deus quem criou.

Guarde Sigilo, pois isto ajuda o grupo a crescer, se desenvolver e cria um ambiente seguro, onde cada um se sente à vontade para expor suas falhas e assim como a Igreja do primeiro século, poderemos nos ajustar como num corpo, nos identificarmos uns com os outros e obedecemos assim a Palavra de Deus que nos encoraja a confessar nossas falhas uns aos outros (Tg 5.16).

Seja constante e creia que tem apoio da família de Deus para chegar até o fim, pois a Bíblia diz: Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. (Hb 10.25). Tenho sempre uma frase que me acompanha desde a adolescência: “Não está com vontade, então faça até encontrá-la.” Devemos ser constantes para chegarmos aos céus, pois o céu não é lugar de gente fraca, mas de quem percorreu todo o caminho correndo, como diz o Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9.24-29:

“Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final.

Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.”

Um belo dia de Luta pelo propósito de Deus em sua vida e que Jesus te abençoe!


Um tema para reflexão: Comunidade exige comprometimento
Um versículo para memorizar: 1Jo 3.16

Uma pergunta para meditar: Como ajudar hoje a minha comunidade e minha célula a desenvolver características de uma comunidade verdadeira?

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Tendo uma vida em comum

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 18º dia!  

Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! (Sl 133.1), este é o texto áureo dos relacionamentos cristãos. Bem, para isto, é preciso manter alguns pré-requisitos, como a autenticidade (ser verdadeiro), a reciprocidade (dar e receber), compaixão (sentir e compartilhar da dor do outro) e a misericórdia (os erros são perdoados).

Para todos os pré-requisitos da comunhão genuína, que é ter todas as coisas em comum com um determinado grupo, se faz necessário que a proximidade seja grande, e como diz Rick Warren, “quando se trata de comunhão, o tamanho importa: quanto menor, melhor”.

Os primeiros cristãos viviam em pequenos grupos de comunhão, de casa em casa eram suas reuniões e hoje em dia muitas igrejas tem corrido para buscar modelos mais próximos do bíblico para se organizar, é o caso da Igreja Batista Semeai, a igreja que pastoreio. Estamos vivendo em células, nome que damos aos nossos pequenos grupos de comunhão e multiplicação.

É interessante ver que Jesus encoraja os grupos, mesmo pequenos, quando diz: “Porque, onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles.” (Mt 18.20).

É no pequeno grupo que reconhecemos nossas falhas e assumimos nossa pequenez, e é aí que conseguimos nos ajudar mutuamente para que cheguemos santos e lavados na presença de Deus. A isto, o apóstolo Paulo afirma: “...para que nos animemos uns aos outros por meio da fé que vocês e eu temos.” (Rm 1.12).

Todos estamos sujeitos a tropeçar em nossa caminhada de fé, e o pequeno grupo nos ajuda a caminhar, mesmo que cambaleantes até encontrar forças no Senhor e nos irmãos para seguir em frente. Para isso, precisamos aprender a andar em comunhão, carregando uns as cargas dos outros e nos edificando mutuamente.

Hoje quero te encorajar a participar de um pequeno grupo para crescer e viver a verdadeira comunhão!

Jesus te abençoe neste dia de propósito e te fortaleça!
 

Um tema para reflexão: Preciso de outras pessoas em minha vida
Um versículo para memorizar: Gl 6.2

Uma pergunta para meditar: O que fazer hoje para me unir a outro irmão de forma íntima e verdadeira?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Um lugar ao qual pertencer

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 17º dia!  

A Igreja, sendo um corpo, não é um edifício material morto, um organismo, não uma organização, por isso, deve viver em amor, com um propósito, o de viver cada membro ligado ao todo. Vamos ver o que a Bíblia nos diz a respeito de viver a fé em comunidade, que não é opcional, pois uma vez que você entregou a vida para Jesus, precisa fazer parte do corpo, pois Ele não criou nenhum ser humano para viver sozinho.

Perceba o prazer de fazer parte do corpo de Cristo!

Vejamos os textos bíblicos:

Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nós foi dado de beber do mesmo Espírito. Pois o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas. (1Co 12.12-14)

Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele. (Ef 2.19b; Além de Ef 2.22; Cl 2.19)

Viver no corpo de Cristo é admitir o termo bíblico “uns aos outros” comentado mais de 50 vezes no Novo Testamento

Não podemos nos distanciar do corpo, pois como sempre digo, nunca vi nenhuma mão andando por aí, senão no filme da família Adams. Biblicamente, nenhuma parte do corpo vive desconectada, mas cada membro deve permanecer conectado, caso contrário, perde a vida e também não pode exercer seus dons, como muitos crentes sem igreja por aí, que dizem ser do corpo, mas não vivem nele, são independentes e muitas vezes dizem que levam um ministério independente.

Olha o que a Bíblia diz:

“Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. (Rm 12.4-6).

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hb 10.25)

A Família da fé nos ajuda a não retroceder, mas permanecer firme para o Grande dia em que iremos morar com Cristo e toda a família no Céu (Hb 3.13; Tg 5.19,20). Quando vemos na Palavra de Deus o arrebatamento, quando enfim Jesus nos vier buscar, não vemos pessoas individualmente sendo levadas, mas a Igreja de Cristo, uma comunidade inteira, tudo no plural, coletivo, todos no mesmo instante, então, não viva isolado, pois para ser noiva de Cristo, precisamos fazer parte do Corpo (Mt 24.31; 1Ts 4.17; Ap 19.7,8)

Por fim, Deus nos adverte através de sua palavra para vivermos sob uma comunidade local de discípulos de Jesus, e os únicos crentes que viviam distantes nas paginas das Escrituras, eram aqueles que eram removidos por causa de pecado flagrante e sem arrependimento (1Co 5.1-13; Gl 6.1-5). Assim, não adianta viver João 3.16, crendo que Jesus amou o mundo, se não vivemos 1Jo 3.16 em que somos desafiados a viver o amor comunitário: “Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. ” Ao nascer pertencemos a humanidade e a uma família específica com identidade própria e com o novo nascimento é a mesma coisa, nascemos na família de Deus, mas temos uma pequena família chamada igreja local com sua identidade.

Deus tem uma função para você no corpo o qual você é membro, então não viva isolado, mas siga o propósito de Deus! Não seja frequentador da igreja, seja um membro conectado ao corpo com a vida de Cristo!


Um tema para reflexão: Sou chamado para pertencer, não apenas crer
Um versículo para memorizar: Romanos 12.5

Uma pergunta para meditar: Meu nível de comprometimento com a Igreja Local demonstra que amo e me comprometo com a Família de Deus?

domingo, 22 de janeiro de 2017

O que realmente importa

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 16 dia!  

Hoje poderíamos ficar apenas com um texto bíblico para nossa meditação, que seria suficiente em si, se não ficássemos num devaneio de amor superficial, platônico e romântico, mas vamos tentar nos concentrar no que realmente a Palavra de Deus nos diz nesta bela canção do Apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo:

Se eu falar com eloquência humana e com êxtase própria dos anjos e não tiver amor, não passarei do rangido de uma porta enferrujada.
Se eu pregar a Palavra de Deus com poder, revelando todos os mistérios e deixando tudo claro como o dia, ou se eu tiver fé para dizer a uma montanha: “Pule!” e ela pular e não tiver amor, não serei nada.

Se eu der tudo que tenho aos pobres e ainda for para a fogueira como mártir mas não tiver amor, não cheguei a lugar algum. Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça: sem amor, estou falido. O amor nunca desiste. O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe, Não tem a mente soberba, Não se impõe sobre os outros, Não age na base do “eu primeiro”, Não perde as estribeiras, Não contabiliza os pecados dos outros, Não festeja quando os outros rastejam, Tem prazer no desabrochar da verdade, Tolera qualquer coisa, Confia sempre em Deus, Sempre procura o melhor, Nunca olha para trás, Mas prossegue até o fim. O amor nunca morre. A palavra inspirada um dia será esquecida; a oração em línguas vai passar; o entendimento alcançará seu limite. Nós conhecemos apenas parte da verdade e o que dizemos a respeito de Deus é sempre incompleto. Mas, quando o que é Completo chegar, tudo que é incompleto em nós deixará de existir.

Quando eu era bebê, no colo da minha mãe, eu balbuciava como qualquer bebê. Depois que
cresci, deixei para sempre essas coisas de bebê.

Hoje, não vemos as coisas com clareza. Estamos como que num nevoeiro, enxergando com dificuldade por entre a neblina. Mas isso não vai durar muito. O tempo vai melhorar, e o Sol vai aparecer! Então veremos tudo tão claramente quanto Deus nos vê, conhecendo-o diretamente, assim como ele nos conhece! Mas, por enquanto, até chegar a perfeição, temos três coisas que nos guiam até a consumação de tudo: confiança firme em Deus, esperança inabalável e amor extravagante. E o melhor desses três é o amor. (1 Coríntios 13.1-13 – Versão A Mensagem)

Decida hoje mesmo amar as pessoas como a você mesmo, pois Jesus nos mandou isto, e se queremos viver segundo os propósitos de Deus para nossa vida, então devemos amar a Deus acima de qualquer coisa e nossos irmãos como a nós mesmos. (Mt 22.36-40)

Para amar a Jesus, você precisa amar a família dele incondicionalmente, pois Ele nos diz: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.” (Mt 25.40).

Dê tempo ás pessoas, demonstre amor de forma prática, e lembre-se: “Com tempo, você ganha dinheiro, mas com dinheiro você não compra tempo”, por isso, corre para fazer o bem, em especial aos da família da fé, conforme Gálatas 6.10.

Jesus te abençoe neste dia de propósito!

Um tema para reflexão: A vida consiste em amar
Um versículo para memorizar: Gálatas 5.14

Uma pergunta para meditar: Os relacionamentos são minha prioridade? Como fazer que sejam?

sábado, 21 de janeiro de 2017

Formado para fazer parte da família de Deus

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 15º dia, o primeiro do propósito da Comunhão!  
Tema de Hoje e para esta semana toda é: Formado para fazer parte da família de Deus

Deus é uma comunidade de três pessoas, sendo Pai, Filho e Espírito Santo, e a partir disto, quis que toda a criação vivesse em comunidade, em especial os seres humanos, que além de viver uma vida social entre si, também fariam parte da família que Deus.

Deus não precisava de pessoas, mas desejou em seu coração compor uma família e neste caso, formou o ser humano e desenvolveu intimidade com ele, até que em um momento, homem e mulher preferiram a distância de Deus querendo mais o pecado, e de repente, a família de Deus foi desestruturada por um tempo, até que Deus enviou seu único Filho para religar a sua família novamente e deu o nome a ela de Igreja (Jo 3.16; Tg 1.18; Mt 16.18).

Quando decidimos entregar nossa vida para Jesus a fim de sermos salvos do pecado e condenação eterna, entramos para a família de Deus, e diferente do que muitos tem dito por aí, ser igreja mostra que sou salvo por Jesus, pois se sou salvo, então pertenço a uma família, que inclui todos os discípulos de Jesus de todos os tempos e lugares.

Existem alguns benefícios por você pertencer à família de Deus que se chama IGREJA, um deles é a herança que você recebe, pois quando você nasce de novo na Família de Deus, seu Pai é o Senhor Deus, porque diferente do que muitos pensam, somente é filho de Deus quem entrega sua vida a Jesus (Jo 1.12).

É na família que recebemos nutrição emocional, então, independente se recebeu isto de sua família terrena, sua família eterna pode te amor, carinho, compaixão, graça e misericórdia, tudo isso e muito mais a família de Deus pode te dar, embora não sejamos todos perfeitos, assim como nossa família natural (Rm 2.4; 9.23; 11.33; Ef 1.7; 2.4; 3.16 e muitos outros).

Como toda a família, a família de Deus tem uma identidade e esta é conferida pelo batismo, um símbolo que mostra que, de fato, entramos para a família de Deus e passamos da morte para a vida. Não que o batismo em si possa te introduzir na família de Deus, mas a fé que te torna filho de Deus pela graça de Jesus é demonstrada pelo ato do Batismo.

A Bíblia nos diz: “Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos.” (Hb 2.11).

Não fique de fora da família de Deus, mas seja incluído na herança que nosso Pai nos dá!

Jesus te abençoe e te dê compreensão do teu propósito hoje!

Um tema para reflexão: Fui formado para pertencer à Família de Deus
Um versículo para memorizar: Efésios 1.15

Uma pergunta para meditar: Como começar a tratar os demais discípulos de Jesus como membros de minha família?

Quando Deus parece distante

Bom tempo de Propósito pra você!
Este é o 14º dia. E o último devocional a respeito do primeiro propósito, a Adoração.

Hoje, diferente dos outros dias, ao invés de comentar o capítulo 14 do livro Uma Vida Com Propósitos, vou contar para você uma ilustração que recebi de Deus enquanto meditava no capítulo de hoje e meditava.

Quando Deus nos diz algo, nos dá uma visão, ou simplesmente nos chama para uma conversa de amizade no caminho da adoração, é como se nos dissesse para irmos para o litoral. No caso de Curitiba, para chegar no litoral precisamos tomar a rodovia e dirigir cruzando os municípios de São José dos pinhais, Tijucas do Sul e Garuva para chegarmos em Guaratuba, por exemplo. Sabemos qual é o caminho, em qual rodovia dirigimos e se fazemos com frequência este trajeto, sabemos inclusive as curvas e todos os detalhes do caminho.

Mesmo sabendo onde chegar, como é o caminho e como é o destino, isto não quer dizer que estejamos longe dos imprevistos, e neste caso, vamos pensar em alguns:

Pegando a rota Curitiba/Guaratuba como exemplo, vamos pensar que da origem até o município de Tijucas do Sul é um caminho rápido e sem muitas complicações, com estrada sinalizada e nos alegramos por estar fazendo o percurso sem problemas, mas quando começa a serra, a neblina cobre a pista, e por alguns quilômetros não conseguimos dirigir direito, e se tivesse um retorno, faríamos a viajem em outro dia menos conturbado. Na nossa vida é assim, a vezes nos deparamos com o silencio de Deus e por momentos nos esquecemos que sabemos como é o caminho para adoração, como agradá-lo, porque Ele se silencia, não percebemos nem os indicativos no asfalto, como na rodovia, os ditos “olhos de gato” para nos guiarmos. Neste momento, precisamos diminuir a velocidade e nos concentrar no destino final, como disse Jeremias: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. “ (Lm 3.21).

Nos momentos em que não ouve a voz de Deus, se concentre no que você já recebeu de suas mãos, lembre no sacrifício de Jesus para te dar vida, nas promessas Dele e que Ele te mandou fazer o que você deve fazer. Olhe para os pequenos sinais na pista e não se desespere, pois a neblina logo acaba com o fim da serra.

Mas lembre-se, chegar ao fim da neblina não quer dizer que já chegou no destino, há caminho para seguir, e imprevistos ainda podem acontecer, como um pneu furado, por exemplo, mas não podemos nos concentrar no pneu, mas no caminho e destino. Olhe para as ferramentas que Deus lhe deu, assim como um macaco, triangulo, chaves e mais, um estepe. As vezes esquecemos que Deus nos dá condições de passar pela prova, mesmo em seu silêncio, mas Ele nos dotou de capacidade para isto, e sempre está ao nosso lado, mesmo que não pareça.

Quando todas as dificuldades chegam ao fim, é quando o destino está próximo ou já chegamos lá também, esta é a adoração verdadeira, quando você consegue vencer todas as provas e mesmo parecendo abandoado por Deus, mantém a confiança no seu amor e promessas.

Creia, Deus está presente, mesmo que você não note, e o deserto vai passar, a neblina vai passar e o silêncio de Deus vai acabar. Não desista da vida de Adoração!!!

Que Jesus abençoe o teu dia de propósito!

Um tema para reflexão: Deus é real e vê como você se sente
Um versículo para memorizar: Hebreus 13.5

Uma pergunta para meditar: Como fazer para me concentrar na presença de Deus?

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Adoração que agrada a Deus

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 13º dia!  

Quando eu era criança, cantávamos uma musiquinha na igreja:

Toc Toc Toc
Alguém me bate a porta
Toc Toc Toc
Alguém querendo entrar
É o mal querendo um espacinho
Não, Não, Não!

Toc Toc Toc
Alguém me bate a porta
Toc Toc Toc
Alguém querendo entrar
É Jesus, querendo a casa toda
Sim, Sim, Sim!

Sim, Jesus te quer por inteiro, não basta um quartinho, Ele quer a casa toda, desde seu corpo, suas emoções e seu Espírito, que aliás, pertence a Ele (Ec 12.7).

A verdadeira adoração, como vimos há dois dias é a rendição, então não tem nada a ver com o lugar em que você oferecer adoração, a circunstância, ou qualquer outra coisa senão o motivo, ou seja, como você oferece.

Sua adoração deve ser conforme a VERDADE, e neste ponto, somente a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17), então esta deve ser a pauta da verdadeira adoração, além disso, Jesus fala a uma samaritana que a verdadeira adoração é em espírito e em verdade (Jo 4.23, 24), isso quer dizer que é SINCERA e de TODO O CORAÇÃO. O princípio Bíblico da Adoração é que você adora a um Deus real e sua adoração deve ser com tudo o que você tem, assim como Jesus também nos diz: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ (Mt 22.37).

Somente sinceridade e inteireza (em verdade / com toda a sua emoção) não é o suficiente, pois Jesus disse que devemos adorar em espírito também, e isso quer dizer que você deve adorar a Deus em espírito ou seja, entendendo, sabendo quem realmente você está adorando, ou seja, um Deus único e Espiritual. Os seres humanos sempre relacionaram a presença de Deus ás manifestações emocionais, ou seja, quando choramos, nos arrepiamos, então Deus está presente e recebendo nossa adoração, mas isso não é verdade, Adoração é quando seu espírito responde a Deus, não as coisas a sua volta.

Você pode expressar seu louvor e adoração a Deus aproveitando a forma como Ele te criou, com a personalidade que Ele te deu, seja através da música, oração, dança ou qualquer outra demonstração, mas deve proceder do seu interior. Não existe um modelo, uma forma que deva ser copiada, mas quando você é você mesmo, Deus olha o seu coração e se agrada com a sinceridade e inteireza, ou seja, em espírito e em verdade (Jo 4.23).

Deus quer de você um louvor não metódico e superficial, mas com emoção, espontaneidade. Então, não siga formas, pois Ele quer ouvir o que você sente por Ele, Jesus disse para não ficarmos repetindo sempre as mesmas coisas quando oramos (Mt 6.7). Além disso, Deus se agrada de nossas adoração PRÁTICA, isso quer dizer que devemos oferecer nosso corpo, como disse o Apóstolo Paulo em Romanos 12.1,2. Oferecer o corpo é dar a si mesmo a Deus, e reflete nosso culto comunitário, assim como a doação do nosso tempo, dinheiro, dons e outras coisas que possamos fazer de forma prática, não apenas em oração e louvor oral. Davi não aceitou dar a Deus algo que não lhe custasse, ou seja, que não mexesse com o que possuía, neste caso, dinheiro, mas também tudo o que ele era (2Sm 24.24).

Por fim, entenda o que lemos em Hebreus 13.15 e saiba o que é adoração de verdade:

“Por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele. Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.”

Um dia de propósito maravilhoso para você e que Jesus lhe abençoe muito!

Um tema para reflexão: Deus me quer por inteiro
Um versículo para memorizar: Marcos 12.33

Uma pergunta para meditar: O que agrada mais a Deus hoje, minha adoração pública ou particular? O que fazer a respeito?