sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Protegendo sua Igreja

Bom tempo de Propósito pra você! Este é o 9º dia e o último dia do segundo propósito de Deus paras nossas vidas, a comunhão. Aproveite!
Tema de Hoje: Protegendo sua Igreja

Espero que nesses que nesses dias você tenha entendido que faz parte de um corpo e como no último dia da Leitura sobre Adoração, quero terminar fazendo uma ilustração que o Senhor me deu enquanto eu meditava.

Romanos 14.19 nos diz que devemos batalhar para preservar a unidade do Corpo de Cristo e se somos um Corpo, como vemos em Romanos 12.5 e 1Coríntios 12.13, precisamos agir como tal, cada um no seu papel, sendo mãos, pés ou qualquer outra parte, nenhum de nós pode lutar contra o Corpo, caso contrário, a parte que luta, não faz parte dele, mas é como um tumor, que agride e deve ser removido.

Vamos pensar um pouco mais nisto, pois como parte do Corpo, preciso cuidar das demais partes e não deixar apenas para a Cabeça, ou as mãos, mas se alguma parte está com problema, todo o resto padece (1Co 12.26). Então a responsabilidade de manter a paz no Corpo de Cristo é sua, como também é minha. Por isso, dedique seu tempo e interesse nas coisas em comum que temos, em especial, o sangue de Jesus que nos une. Alimente expectativas verdadeiras, sabendo que o Corpo de Cristo somente será perfeito na Eternidade. Prefira colocar seus irmão para cima, não se esforce em criticar o que os outros estão fazendo, mas auxilie no que for necessário e se importe com o esforço do outro. Não escute fofocas, pois o fofoqueiro é um dos piores canceres que atingem o Corpo de Cristo, visto que as ovelhas ferem as próprias companheiras mais do que os lobos, então, se esforce para corrigir o fofoqueiro, repreendendo em amor (Pv 17.4; Gálatas 5.15; Jd 22,23; Mt 18.15,16).

Apoie seu pastor, nunca deixe ele sozinho, pois seu trabalho é abençoar a sua vida e dos teus irmãos, jamais prejudica-los, como muitos pensam. Muitas vezes os pastores não fazem o que a igreja quer, pois vê os planos de Deus por inteiro e querem cumprir a vontade de Deus e não do rebanho, por isso, fique o mais próximo possível do seu pastor e sua liderança, assim, certamente ficará por dentro do que Deus deseja para sua comunidade local. Olha o que a Bíblia nos diz em 1 Tessalonicenses 5.12,13: “Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros.”

Por fim, vamos ler o que o Apóstolo Paulo nos diz a respeito de viver no corpo, que acho que a Palavra de Deus fala por si:

Quero que entendam que tudo isso faz vocês terem mais importância. Um corpo não é apenas uma parte ampliada. O corpo é o conjunto de partes diferentes, mas semelhantes em combinação e que funcionam em conjunto. Faz algum sentido o pé dizer: “Não sou tão elegante quanto a mão, embelezada com anéis, por isso acho que não pertenço a este corpo”? Se o ouvido disser: “Não sou importante como o olho, que tudo vê, por isso não mereço estar na cabeça”, vocês iriam querer tirá-lo do corpo? Se o corpo fosse todo olho, como poderia ouvir? Se fosse todo ouvido, como poderia cheirar? Mas, sendo do jeito que é, podemos perceber que Deus pôs cada parte do corpo exatamente onde quis.

Quero também que entendam que a diversidade mantém a importância de cada parte, impedindo que cada um de valor apenas a si mesmo. Por melhores que sejam, vocês só têm importância por fazerem parte do corpo. Um olho enorme ou uma mão gigante não seria um corpo, e sim um monstro. O que temos é um corpo com muitas partes, cada uma do tamanho apropriado e em seu devido lugar. Nenhuma parte é importante por si mesma. Vocês podem imaginar o olho dizendo para a mão: “Fora! Não preciso de você”? Ou a mão dizendo para o pé: “Você está dispensando! Não preciso mais de você”? De fato, na prática acontece o contrário: muitas vezes o que é “menos proeminente”, é mais fundamental e também mais necessário. Por exemplo, vocês podem viver sem um olho, mas não sem o estômago.

Quando seu corpo sofre, não faz nenhuma diferença se é um membro externo ou interno, maior ou menor. Todas as partes sofrem junto. Pois cada parte tem a devida dignidade e importância. No entanto, vocês têm mais preocupação com as partes menos proeminentes. Se vocês tivessem de escolher, não iriam preferir uma boa digestão a um cabelo bonito?

O modo pelo qual Deus formou o corpo humano é um modelo que nos ajuda a entender nossa vida comunitária na igreja. Cada parte depende da outra: as partes que mencionamos e as que não mencionamos; as partes que vemos e as que não vemos. Se uma parte se fere, todas as outras partes estão envolvidas. Se uma parte vai bem, todas as outras desfrutam esse bem-estar. (1Coríntios 12.14-26 – Bíblia A Mensagem).

Ótimo dia de Propósito para você e que Jesus lhe dê a sua Graça e Paz!

Um tema para reflexão: Tenho a responsabilidade de proteger a unidade de minha Igreja
Um versículo para memorizar: Romanos 14.19

Uma pergunta para meditar: O que estou fazendo pessoalmente para proteger a unidade de minha família cristã neste momento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário