domingo, 29 de janeiro de 2017

Criado para me tornar semelhante a Cristo

Este é o 22º dia!   E começamos um novo tempo das nossas reflexões, o discipulado. Aproveite para se tornar semelhante a Jesus!

Bom tempo de Propósito pra você!

Tema de Hoje: Criado para me tornar semelhante a Cristo

De toda a criação, somente o ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus, isso quer dizer que temos características naturais e morais semelhantes as dele, com reservas, é claro, não querendo dizer que somos iguais, mas parecidos. Ou seja, assim como o filho traz em si as características do pai, como dizem por aí, nós “puxamos” ao nosso Pai Celestial.

Temos em nós um espírito que foi soprado por Deus, mente e coração que nos dão sentimentos e inteligência, somos dependentes de relações com outros e temos condições de saber o que é certo e errado. São estas as características que temos herdadas de Deus e nos tornam diferentes de todos os seres criados, mas não somos inteiramente parecidos com Deus por causa do pecado, e somente um ser humano conseguiu ser igual a Deus, o Filho plenamente semelhante a Deus, Jesus de Nazaré (2Co 4.4; Cl 1.15; Hb 1.3).

Deus quer que copiemos o modo de Jesus viver, porque assim nos tornamos semelhantes a Ele e agradamos seu coração, é como um pai que se alegra por ver gestos seus nos seus filhos. Para seguirmos o estilo de vida de Jesus, precisamos olhar para a Palavra de Deus e seguir as suas, orientações, em especial as bem-aventuranças propostas por Jesus em Mateus capítulo 5, o Fruto do espírito em Gálatas 5.22,23 e no belo tratado de Paulo sobre o amor em 1Coríntios 13. Viver plenamente a vida de Jesus não é ganhar o mundo e todas as bênçãos materiais que possamos receber, mas viver plenamente a vida de Cristo em nós, independente do que recebemos (Jo 10.10).

Não há nada neste mundo que possamos fazer para gerar o caráter de Cristo em nós, porque esta é uma ação do Espírito Santo de Deus, por isso, você deve começar pela busca Dele para sua vida. Cristo em nós é uma expressão que resume a imitação do estilo de vida de Jesus, o Espírito Santo nos moldando e nos tronando semelhantes a Deus (Cl 1.27).

Ainda que é o Espírito Santo quem nos torna semelhantes a Cristo, temos nosso papel, o de buscar esta semelhança, e não podemos esperar sentir alguma coisa, mas precisamos agir com fé fazendo todo o esforço para seguir o que a Bíblia nos ensina (Lc 13.24; Rm 14.19; Ef 43; 2Tm 2.15; Hb 4.11; 2Pe 1.5).

Tudo o que acontece conosco é a forma de Deus nos moldar e nos tornar semelhantes a Cristo, seja a dor, as pessoas colocadas à nossa volta que muitas vezes nos desafiam, tudo é parte do plano de Deus de nos moldar o caráter. Crer que oração e leitura da palavra são suficientes para tornar nosso ser semelhante a Cristo é um erro, pois minimiza o Poder de Deus, Ele deseja usar tudo ao nosso redor para nos fazer crescer. Amar como Jesus amou, perdoar como Jesus perdoou, servir como jesus serviu, nada disso é possível apenas lendo e meditando, mas precisamos agir.
Pra encerrar, nem tudo são rosas, porque tornar-se semelhante a Jesus não é uma tarefa fácil, e também não é num passe de mágica, mas costumo dizer que é trabalho para uma vida inteira, ou seja, somente estaremos prontos na eternidade, enquanto vivermos, o trabalho do Espírito Santo em nós continua. Precisamos estar dispostos a nos desfazer de conceitos, valores e até pessoas que nos afastam dessa caminhada de fé, mas vale a pena, por isso, se esforce, a recompensa é preciosa e eterna!

Que Jesus te conduza no processo de se desenvolver na fé!

Um tema para reflexão: Fui criado para me tornar semelhante a Cristo
Um versículo para memorizar: 2Co 3.18

Uma pergunta para meditar: Em que área da minha vida preciso rogar para me tornar mais semelhante a Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário