domingo, 1 de janeiro de 2017

Minha Vida Tem Propósito



Efésios 1.11,12

“11Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, 12a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.”

INTRODUÇÃO

Porque estamos neste mundo? Esta é uma pergunta que certamente você já se fez uma ou algumas vezes ao longo de sua vida. Mas e sua resposta chegou a contento? Já tem uma explicação que lhe satisfaça?

A Bíblia é mais do que resposta para qualquer pergunta, na verdade, a Bíblia é a própria voz de Deus. Quando lemos o todo da Palavra de Deus, não apenas porções, mas entendemos a Bíblia em sua plenitude, temos resposta para qualquer pergunta, em especial o motivo de nossa existência. Não digo com isso, que deva ler a Bíblia toda para obter alguma resposta, não que ler a Bíblia toda, de capa a capa, também não seja uma boa ideia, mas o que quero dizer é que devemos levar em conta o contexto geral das Escrituras, não apenas aquela porção que nos inspira ou nos desafia para um da apenas.

Muitos se dedicaram a escrever e pregar sobre o propósito da existência humana, alguns até mesmo baseando suas ideias na Palavra de Deus, uma dessas foi justamente o Livro Uma Vida com Propósitos, escrito por Rick Warren. Este livro é recordista de vendas pelo mundo afora, pois o seu autor, um homem de Deus, com ministério bem consolidado nos Estados Unidos, tem desenvolvido a ideia de que nós fomos criados com cinco propósitos fundamentais, sendo um principal, que dele desencadeia todos os outros quatro.

Hoje, baseado na Palavra de Deus, vamos conhecer os cinco propósitos fundamentais pelos quais fomos criados por Deus para glória de Cristo (Fl 2.9-11).

Os cinco propósitos propostos pelo autor Rick Warren são: Adoração, Comunhão, Discipulado, Serviço e Evangelismo. Vamos passar por eles neste dia, mas por 42 dias, a partir do próximo domingo, vamos ler o livro “Uma Vida com Propósitos”.

Ao longo dos 42 dias de jornada, vamos ouvir a voz de Deus, seja através da leitura, dos devocionais diários enviados pelo pastor através das redes sociais, ou principalmente pela meditação pessoal e condução sobrenatural do Espírito Santo.

Nosso ano, que dividimos normalmente em estações da Semeadura da Palavra, baseado na agricultura e no texto de Mateus 13.3-9, também será baseado nos 5 propósitos par nossas vidas e vida de nossa comunidade, algo que maravilhosamente casa com nossos princípios, missão, visão e valores.

Não vamos hoje nos aprofundar em cada propósito, pois nos próximos 6 domingos vamos estuda-los profundamente.

Vamos ao que o texto que lemos para nossa reflexão e o que Deus quer nos falar neste dia com relação as propósito para nossas vidas:

1 – Fomos criados para Adorar a Deus
“...sejamos para o louvor da sua glória.” (Ef 1.12b)

Deus criou todo o universo para o louvor da sua glória, e o homem, sendo a coroa da criação, sendo feito um pouco menor do que o próprio Deus (Sl 8.5), não pode fazer outra coisa nesta vida, senão agradá-lo (1Co 10.31). Deste propósito, todos os outros são dependentes, pois se cumpro cada um deles, adoro a Deus, pois nas Escrituras, Adoração quer dizer servir a Deus. Então, quando faço qualquer coisa que Deus requer, isso é adoração. Por isso, adore a Deus e o obedeça!

2 – Fomo criados para Congregar com os irmãos (ter comunhão)
“11Nele FOMOS também ESCOLHIDOS, tendo sido PREDESTINADOS conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, 12a fim de que NÓS, OS que primeiro ESPERAMOS em Cristo, SEJAMOS para o louvor da sua glória.”

Quando olho para este texto de Efésios 1.11,12, reparo numa constante no Novo Testamento, tudo é no coletivo, que assim como no texto, Paulo escreve no plural.

Os primeiros cristãos tinham tudo em comum, isso quer dizer que tudo era de todos (At 2.42,47; 4.32-37; 5.42), e atualmente, infelizmente, a igreja é “cada um por si e Deus por todos”. Não foi assim que Jesus sonhou com a Igreja, muito pelo contrário, pois na sua oração sacerdotal Jesus pede ao pai: “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17.21).

Deus nos criou para que vivêssemos em comunidade, assim como a trindade é uma comunidade. Se não estamos agindo como uma comunidade, precisamos urgentemente nos unir para agradar a Deus. A propósito, comunidade vem da mesma raiz da palavra comunhão, que é ter coisas em comum, assim como vemos no texto, o que nos torna comum, é justamente o fato de sermos escolhidos de Deus para a Salvação.

Para a Glória de Deus, sejamos um, assim adoramos a Ele.

3 – Fomos criados para Seguir a Jesus e fazer seguidores Dele (Ef 1.12, Mt 28.19,20)
“a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.” (Ef 1.12)
“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mt 28.19,20)

De fato, não fomos nós que escolhemos a Deus, mas sim Ele quem nos amou primeiro (1Jo 4.19), e não é o bastante crer em Jesus, mas precisamos seguir a Ele. Seguir a Jesus é o mesmo que obedecer aquilo que Ele nos diz, e isso somente é possível quando entendemos a Palavra de Deus, assim como vimos anteriormente.

Tudo fica muito mais fácil, quando temos alguém para nos ajudar, ao que chamamos de discipuladores, pessoas que nos ajudam a seguir a Cristo, nos ensinando, nos encorajando e até mesmo a quem podemos prestar contas.

Não podemos parar no tempo, mas precisamos nos desenvolver, e quando alcançamos um patamar em que conseguimos ler a Bíblia sozinhos, orar sozinhos, e fazer as coisas de nossa fé de maneira que nos sintamos caminhando “para o alto e avante”, então chegou a hora de discipularmos outras pessoas, e o ciclo continua, nós sendo cuidados e os irmãos que vão chegando de igual forma, assim o crescimento não para.

Lembre-se sempre, se creio em Jesus, preciso viver como Ele, então é necessário o ser discipulado e fazer novos discípulos.

Se caminho numa vida de aprendizado e discipulado, enão adoro a eus, por tanto, caminhe com as pessoas, tanto as que te fazem crescer, quanto com aquelas que você fará crescer.


4 – Fomos criados para Servir a Deus e nossos irmãos
“Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: — Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.” (Mc 9.35)

Precisamos voltar às Escrituras e perceber que os primeiros discípulos viviam em comunidade, mas é impossível viver em grupo, cada um se preocupando unicamente com as suas necessidades. Precisamos perceber que a igreja do primeiro século vivia uma comunidade cheia de problemas, mas o incentivo dos apóstolos é que todos desempenhem os seu dons para servir a Igreja: “Para o bem de todos, Deus dá a cada um alguma prova da presença do Espírito Santo. (1Co 12.7).

Jesus nos dá o exemplo, e se afirmamos que seguimos a Jesus, então precisamos servir aos nossos irmãos, assim servimos também a Deus em Adoração. “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.” (Mc 10.45).


5 – Fomos criados para Evangelizar, esta é nossa Missão
“a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.” (Ef 1.12)

Se somos filhos de Deus, não nos contentamos em permanecer sozinhos, isto já vimos ainda a pouco, mas também não conseguimos permanecer calados enquanto outros dão passos largos para o inferno.

O texto de Efésios 1.12 nos diz que somos os primeiros, e se somos os primeiros, é porque virão mais, neste caso, precisamos trabalhar para que isso aconteça.

A Parábola do semeador nos ensina que o Semeador saiu a semear. Muitos cristãos ficam parados, esperando a oportunidade chegar, mas o semeador que realmente é filho de Deus sai com as suas sementes no bornal todos os dias, pronto para lançar as sementes, seja no solo preparado ou não, por isso, tenhamos coragem e adoremos ao Senhor com o serviço de evangelização!

CONCLUSÃO

São 5 os propósitos principais da nossa vida, que seguem crescendo a ponto de alcançar todas as coisas que fazemos durante a nossa vida, isso se o fazemos para a glória de Deus.

Estejamos hoje todos dispostos a começar este novo ano com propósitos em nossa vida!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário